O Marketing Contábil e os Profissionais de Contabilidade

Defendo a idéia de que marketing deveria ser matéria obrigatória em todos os cursos de graduação contábil. É incrível como faz falta aos profissionais a aplicação de conceitos que poderiam contribuir para o sucesso profissional deles e de suas empresas.
Quase todos acreditam que conhecem o suficiente sobre marketing, mesmo sem nunca terem estudado profundamente a respeito, quando na verdade não sabem quase nada. Isso ocorre, provavelmente, porque a disciplina soa algo fácil e simples para muitos, ou talvez, parte dos profissionais de profissão regulamentada, pensam que de tão complexo que são os estudos sobre engenharia, medicina, contabilidade e outras, qualquer outra disciplina humana parece muito mais fácil. Mas não se engane, pois profissionais de marketing estudam tanto quanto os demais de outras disciplinas para manter-se atualizados numa área que muda a todo momento.  Além disso, o marketing se relaciona com diferentes outras atividades organizacionais, exigindo um amplo conhecimento desses profissionais.
Outro fator chave que prejudica os contabilistas de buscarem conhecimentos em outras áreas é o ônus da profissão contábil, manterem-se atualizados com as constantes mudanças na legislação, que consome grande parte do tempo do trabalho deles, prejudicando-os, e muitas vezes impedindo-os,  de dedicarem a aprender sobre outros assuntos importantes.
Por fim, destaco o desinteresse por assuntos fora da área contábil como último grande motivo que impede os contabilistas de aprenderem sobre os fundamentos de marketing. A este respeito, posso garantir que o sucesso profissional está diretamente relacionado com a aplicação de princípios de marketing, especialmente focado em serviços profissionais contábeis.
Quando falo sobre marketing de serviços profissionais tem uma definição bem clara de que não se trata simplesmente do marketing tradicional e sim de marketing com foco em serviços profissionais, o que torna o assunto ainda mais específico e direcionado.
A esse respeito, cabe citar que a bibliografia sobre o assunto é extremamente escassa. Encontramos centenas de livros sobre marketing e quase nada sobre marketing de serviços profissionais, especialmente aplicadas às realidade brasileira. Sobre marketing contábil a bibliografia é quase nula, e de todos os livros que li, considero todos superficiais no assunto.
No site WWW.andersonhernandes.com.br você encontrará diversos artigos relacionados com Marketing Contábil que ajudarão a você ou sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.