Tempo para pensarmos sobre nós mesmos

Em algum momento da nossa vida é preciso parar tudo e pensar, pensar sobre a vida, valores, erros e acertos. Mas como é difícil fazer isso, pois todos esperam muito de nós, exigindo que tomemos decisões rápidas a todo o tempo, fazendo com que as tomemos sem pensar o que as significarão para nós mesmos.

Pensar sobre nós mesmos é um grande desafio, pois por mais que tentemos, nunca conseguiremos compreender tudo o que queremos sobre nós mesmos. Talvez seja por isso que as pessoas procuram ajuda para entenderem a si mesma, pois quem está de fora consegue enxergar aquilo que muitas vezes nós mesmos não vemos. Isso é verdade, mas como seria bom se pudéssemos sair de dentro de nós mesmos e compreender tudo que não podemos entender.

Para entender a si próprio é necessário desmaterializar-se de si mesmo, sendo ao mesmo tempo frio e auto-empático, mas acima de tudo sincero, tendo coragem de dizer a mesmo, aquilo que realmente precisamos ouvir, mesmo sabendo que não daremos a atenção ao que dissemos.

Problemas? Ah, a vida é cheia deles, mas o mais difícil de resolver é aquele que está dentro de nós. E são nesses momentos que percebemos que é muito mais fácil resolver os problemas alheios e quão incapazes somos de resolver nossos próprios.

Para pensar é preciso estar longe, longe de tudo e de todos e não ter ninguém para conversar além de nós mesmos, não ouvir opiniões, nem conselhos, não esperar respostas e nem fazer perguntas, mas poder olhar para o nada, como que procurando um horizonte perdido de nós.

Não se engane em concluir que seremos fáceis nos entender, porque não somos. Nem pense que existem receitas prontas e que acharemos todas as respostas, pois nem tudo sobre nós é explicável, e, portanto nem tudo pode ser entendido, mas a certeza que podemos ter é: Pensar mais sobre nós mesmos só nos fará sentirmos melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.