Conheça a introdução do Livro de Marketing Contábil

capa-de-livro-visualizacao1

Para conhecer um pouco mais sobre o meu livro de Marketing Contábil, publiquei a introdução do livro a seguir:

Introdução do Livro Marketing Contábil

Adquira o seu CLICANDO AQUI

A idéia de escrever um livro sobre Marketing Contábil surgiu alguns anos atrás quando iniciei minhas pesquisas nessa área. Como já tinha formação como contabilista, era empresário contábil por mais de dez anos, sentia na pele a dificuldade de divulgar nossos serviços, avaliar serviços concorrentes, entender o ambiente e criar relacionamentos duradouros com nossos clientes, além de outros aspectos relacionados com marketing.

Assim, passei a estudar marketing profundamente, e durante anos pesquisei mais de duas mil empresas de contabilidade na internet, visitei dezenas delas e li todos os artigos e livros que encontrei sobre o assunto. Logo notei que a bibliografia sobre o tema marketing contábil era muito escassa e que a maior parte dos profissionais de contabilidade sabia muito pouco sobre o assunto.

Assim, decidi reunir em um livro orientações práticas, aplicáveis e de fácil compreensão para empresas de contabilidade de todos os portes.

Todas as estratégias apresentadas neste livro estão direcionadas exclusivamente a empresas de contabilidade e foram aplicadas pela minha empresa ou empresas que acompanhei durante as dezenas de consultorias que prestei.

Em marketing tudo muda a cada momento, e ao ler este livro o leitor poderá notar que já surgiram novas tendências que não foram contempladas neste trabalho. Desta forma, o meu objetivo é capacitar o empresário contábil a desenvolver uma mentalidade semelhante à de um profissional de marketing bem-sucedido. Cada profissional estabelecerá suas próprias estratégias com base nos princípios aqui delineados, pois não existe uma receita única e aplicável a todas as empresas de contabilidade.

De qualquer modo, espero de alguma forma, contribuir para a evolução da sua empresa ou escritório de contabilidade e colaborar para a valorização da classe de contabilistas em todo o Brasil.

O PROFISSIONAL CONTÁBIL COMO EMPRESÁRIO

Semanalmente recebo por e-mail em torno de vinte perguntas de profissionais e empresários de contabilidade. Cerca de 1/3 dessas perguntas é de estudantes ou profissionais que almejam tornar-se empresários contábeis. A mais comum é representada na seguinte pergunta: quais as perspectivas do mercado contábil para profissionais e empresas de contabilidade?

Bem, se você não sabe a resposta e espera uma resposta positiva, tenho de lhe dizer que a resposta é positiva para alguns e negativa para outros.

O mercado contábil está atravessando uma das maiores oportunidades nunca vistas até então, impulsionado por diversas mudanças introduzidas pelos órgãos governamentais e pelas novas tecnologias, que passaram a ser parte do dia a dia das empresas de contabilidade. No entanto, se por um lado temos grandes oportunidades, por outro lado o mercado atravessa uma das maiores ameaças para as empresas e profissionais de contabilidade pelos mesmos motivos que expliquei ao tratar das oportunidades. Como isso é possível?

É possível porque todas essas mudanças exigem um profissional de contabilidade altamente qualificado e com diferentes habilidades. Apesar de tudo isso ser óbvio, como estou diretamente ligado ao profissional de contabilidade por meio do conselho de classe da nossa profissão e a diversas empresas de contabilidade, posso garantir que a maioria dos profissionais e empresas ainda não se preparou para essas mudanças e, portanto, está ameaçada.

Aproveito este livro para arriscar algumas previsões para os próximos anos no mercado contábil, e só o tempo responderá se elas estarão certas ou não.

Uma delas refere-se ao porte das empresas de contabilidade. A maior parte das empresas de contabilidade no Brasil é formada por pequenos escritórios contábeis, compostos de até cinco profissionais. Em face de toda a complexidade exigida pelo mercado profissional contábil, essas empresas perecerão se não se fortalecerem por meio de alianças, sociedades ou crescerem a ponto de poder contar com uma estrutura adequada para atender suas empresas clientes.

Com o passar dos anos, as empresas buscarão organizações contábeis estruturadas e qualificadas para atender plenamente as suas necessidades de mercado, e por esse motivo tenho indicado neste livro que as empresas de pequeno porte se devem se fortalecer e se estruturar para atender essa demanda crescente.

Outra previsão que faço diz respeito à qualificação dos profissionais membros das empresas contábeis, incluindo sócios-proprietários e seus colaboradores. A qualificação técnica será fundamental para a sobrevivência da empresa contábil. Não é mais permitido que uma empresa contábil abra mão de ter pessoas altamente qualificadas para atender a todas as exigências contábeis e fiscais.

Em pouco tempo os serviços contábeis e fiscais de todas as empresas, inclusive das de pequeno porte ou microempresas, serão monitorados em tempo real pelo Fisco. Os profissionais e empresas contábeis precisarão estar plena e tecnicamente preparados para atender a uma nova demanda de serviços, que terá foco principal na consultoria prestada pelo profissional contabilista.

A sobrevivência das empresas de contabilidade dependerá de seu ajuste à nova realidade do mercado contábil. Assim, este é o momento para ajustar-se e garantir a sobrevivência e a longevidade da sua empresa contábil.

ADQUIRA O SEU LIVRO – CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.