Resenha de Marketing Contábil – Patricia

Nesse artigo estou publicando a resenha do livro de marketing contábil recebida pela Patrícia


* por Patricia Pereira



O livro Marketing Contábil – Estratégias de Marketing para Empresas de Contabilidade, de Anderson Hernandes retrata, de forma direta, a importância das estratégias de Marketing para serviços profissionais escritórios contábeis, e como esta proporciona a valorização dos serviços prestados.

Por muitos anos, o contador “vestiu” o rótulo de guarda-livros e seu trabalho foi resumido à simples geração de uma guia de pagamento de tributos ao término de cada mês. Hoje, com diversas mudanças na legislação, o trabalho dos profissionais contábeis vai ganhando nova forma. Porém, cabe a cada profissional qualificar-se para aumentar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados. E esta valorização deve ser formada por cada profissional, ao fazer com que seu cliente não o veja como um simples formulador de darf´s. O problema citado no livro é que a maioria dos profissionais, mesmo qualificados não tem interesse ou tempo para se dedicar as estratégias de marketing a serem adotadas por sua empresa. Por isso, grandes profissionais acabam perdendo a chance de vender serviços de qualidade.

Para se obter o sucesso no ramo contábil, o autor cita a importância da valorização dos serviços contábeis prestados, ao criar formas de diferenciá-lo em relação aos serviços prestados pela concorrência, tangibilizando-os. O autor também ressalta como o Feedback é importante para garantir a satisfação e a fidelidade do cliente. Outro ponto que faz a diferença é a estrutura do escritório, que por muitas vezes não recebe a atenção devida de seus empreendedores, que não observam a regra de que a estrutura vende os serviços contábeis. Ao contrário do que se pensa a obra nos mostra que criação de estratégias eficientes de Marketing exige grande dedicação e diversas pesquisas, tanto para estimar o público alvo da empresa (visto o ideal seja cada escritório focar em determinados tipos de clientes), e acima de tudo, visto a alta competitividade do mercado, diferenciar os serviços e a assessoria prestada, pois para que os serviços possam ser valorizados, estes precisam ter diferenciais, o cliente deve perceber que o serviço prestado pelo escritório é de uma qualidade que este não encontrará em outra empresa. Isto significa que além de conquistar, é preciso acima de tudo fidelizar a carteira de clientes, prestando serviços de qualidade, que podem variar de acordo com as necessidades e vontades dos clientes. O autor destaca que atualmente os clientes de escritórios contábeis estão muito bem informados e exigem atendimento de qualidade atenção e principalmente Feedback.

Um dos fatores principais para ascensão do escritório contábil é as pessoas que fazem parte dele. Estas precisam estar motivadas, serem dedicadas e dispostas a dar o melhor de si para o desenvolvimento dos trabalhos, além de gostar do que fazem. Por fim, o autor retrata com detalhes um roteiro para a criação do planejamento de marketing do escritório contábil, que se inicia com a definição de público-alvo e das estratégias a serem adotadas de acordo os planos e necessidades do escritório, seguida pela criação das táticas de publicidade e propaganda de empresa, e enfim a mensuração dos resultados.

Em resumo, Marketing Contábil se torna uma referência para os empresários contábeis e futuros empreendedores que buscam compreender como as estratégias de marketing quando bem adotadas podem garantir o sucesso da empresa.

 

* Patricia Pereira, estudante de Ciências Contábeis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.