Como se preparar para uma transição de carreira?

Como se preparar para uma transição de carreira?

 

Hoje em dia, as carreiras profissionais passam por constantes mudanças, quer por impulsionamento do mercado ou por vontade dos próprios profissionais. Muitas profissões deixaram de existir nos últimos anos e muitas outras surgiram, permitindo que os profissionais migrem de carreira diversas vezes em sua trajetória profissional. Não raro eles decidem atuar em um novo mercado ou profissão, em busca de maiores oportunidades, qualidade de vida, satisfação pessoal ou por outros motivos. Mas como podem os profissionais se adequarem a essas transições? De várias formas, assim algumas dicas nesse respeito:

Nem tudo é eterno – Encarar aquilo que fazemos hoje como sendo a única opção na carreira é um erro comum de profissionais que pararam no tempo. Todos devem estar preparados para evoluir a cada dia, olhando anos à frente em relação a sua formação e profissão. Não existem garantias que aquilo que fazemos hoje será o que faremos num futuro próximo, podendo mudar o modo, motivo ou objetivo do que fazemos, ou até mesmo simplesmente deixarmos de fazer. Portanto, não percam de vista as tendências de mercado em relação a sua profissão.

Seja rápido nas mudanças – Por mais obvio que possa parecer isso, a experiência mostra que as pessoas têm uma enorme dificuldade de mudar. Costumo dizer que a maior dificuldade não é aprender algo novo, mas “desaprender” o que aprendemos. Isso exige um esforço ainda maior do profissional, pois todos nós carregamos vícios profissionais que podem tornar a mudança um grande desafio. Deste modo, não basta dizer que está aberto a novas experiências é preciso estar de verdade.

Aceite começar de baixo – Nem sempre conseguiremos mudar de área e manter o mesmo padrão de cargo, salário e benefícios que tínhamos na área anterior, por isso o profissional deve estar em condições e disposto de assumir uma redução de salário e de cargo. Dificilmente um profissional migrará de carreira e terá melhorias imediatas em relação à carreira anterior e por esse motivo terá de investir pela transição.

Use a diversidade a seu favor – Anteriormente as empresas valorizam profissionais que tivessem uma formação específica para a área de atuação, mas hoje é diferente. A cada dia o mercado busca profissionais formados em áreas distintas para atuarem em segmentos específicos, portanto valorize a sua formação e tenha capacidade de demonstrar numa entrevista como ela pode ser útil na carreira ou cargo almejado.

Invista em redes de relacionamentos – Cada vez mais são valorizados os contatos profissionais vindos de redes de relacionamentos profissionais. Sites como Linked in podem ajudar a iniciar contatos com a área pretendida e conhecer empresas que você almeja trabalhar. Além disso, as empresas buscam informações das páginas que os profissionais mantem nesses sites, deste modo invista nelas.

O momento de transição de carreira não é um processo simples, mas os profissionais que investirem tempo nele na maioria das vezes alcançarão bons resultados a longo prazo, por isso não deixe de pensar na sua transição de carreira como uma grande oportunidade de sucesso profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.