Conceitos de marketing aplicado ao mercado contábil

Hoje vou explanar alguns conceitos de marketing aplicados ao Marketing Contábil. Defino o marketing contábil como o conjunto de estratégias, planejamento e atividades visando à promoção, venda e o atendimento de necessidades e desejos de consumidores dos serviços prestados por empresas e profissionais da contabilidade.

Adequei alguns conceitos de marketing para o mercado contábil para ajudar meus leitores a compreender a aplica-los no dia a dia da prestação de serviços contábeis.

Mercado ou Público-Alvo

É o mercado principal na qual seus serviços, estrutura e estratégia de negócios estão direcionados. Não ter um público-alvo definido trará alguns problemas para a empresa contábil, tais como a perda de investimentos em comunicação, atração de clientes pouco rentáveis, dentre outros problemas.

 

Produtos

Erroneamente muitos profissionais da contabilidade não acreditam que serviços podem torna-se produtos. Mas é perfeitamente possível transformar os principais serviços contábeis em produtos e assim estabelecer estratégias específicas ao público alvo.

 

Propect

São empresas ou pessoas potenciais para a sua empresa contábil. Os prospects possuem condições e interesse real na contratação dos seus serviços contábeis.

 

Core Business

É o negócio principal do seu cliente. Atualmente está em alta o conceito de core business, onde as empresas estão focadas no seu negócio principal e terceirizam as demais atividades não principais, incluindo os serviços contábeis, fiscais, trabalhistas, dentre outros.

 

Mix Marketing

Conjunto de estratégias de marketing contábil composto dos 4 Ps do marketing que incluem :

Produto oferecido ao mercado, Preço praticado, Praça ou local de atuação e Promoção ou comunicação visando a venda dos serviços contábeis. As estratégias de marketing envolvem um o mais componentes do mix marketing

 

Diferenciação

Conjunto de vantagens competitivas que permite a empresa diferenciar seus serviços contábeis dos serviços prestados pelo mercado concorrente. Existem diversas estratégias para diferenciar-se no mercado, sendo que algumas podem ser facilmente copiadas, enquanto outras não.

 

Comportamento do consumidor

Características comportamentais das empresas ou pessoas adquirentes dos serviços contábeis. Compreender como pensa o cliente contábil é fundamental para elaboração de estratégias de marketing contábil.

 

Segmentação de mercado

A segmentação é a divisão do mercado contábil em grupos com o objetivo de estabelecer ações específicas de marketing.

 

Esses são apenas alguns dos conceitos de marketing contábil. Para saber mais sobre como estabelecer estratégias de marketing contábil leia dicas no meu livro: Marketing Contábil – Estratégias de Marketing para Empresas de Contabilidade.

 

* Anderson Hernandes é diretor comercial da Tactus Outsourcing e Consultoria, escritor, palestrante e especialista em marketing contábil. www.andersonhernandes.com.br

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