O que 2012 me ensinou sobre o poder da simplicidade?

 

Podemos levar de 2012 muitas lições para os negócios e para a vida, porém destaco uma delas: O poder da simplicidade. Os principais sucessos revelados em 2012 na música, na literatura e na internet são modelos de simplicidade, independentemente das suas preferencias pessoais. Por exemplo, estima-se que o cantor Gusttavo Lima fature 8 milhões de reais por mês depois de embalado pelo sucesso “Balada Boa – Tchê Tchê Rere”, uma musica cujo refrão repete a palavra “Tchê” por 14 vezes e não segue o “padrão” defendido pela maioria dos críticos musicais. Até o nome do cantor está no refrão emplacando a sua marca pessoal. Qual foram os segredos desse sucesso? Uma letra simples, um ritmo contagiante, uma coreografia envolvente e sucesso no Youtube, dentre outros.

Por falar em Youtube, o sucesso do ano e maior da história foi do sul-coreano Psy com o clipe da musica “Gangnam Style” emplacando mais de 1 bilhão de visualizações somente na versão oficial, com lucros de direitos autorais pela reprodução online e venda de singles digitais estimados em mais de 12 milhões de reais. Some tudo isso aos shows em todo o mundo e participações ao lado de celebridades e novamente pense em qual foi o segredo desse sucesso. Uma letra simples, um ritmo contagiante, uma coreografia envolvente e claro o poder do Youtube.

Por fim o maior fenômeno editorial de 2012 “Cinquenta Tons de Cinza”, conhecido como o “pornô das mamães” também foge a “regra” de um best-seller. Apontado por especialistas como um livro “acinzentado’ sobre a ótica literária, teria tudo para ser apenas mais um livro como outro qualquer se não fosse o fato da autora E.L. James explorar a curiosidade das mulheres, pela busca de novas alternativas para apimentar as relações, incluindo o sadismo sexual. Hoje até os homens, especialmente os parceiros dessas leitoras se interessaram em descobrir o que tanto fascina as mulheres no livro.

O que temos de ingrediente comum nesses exemplos é a simplicidade. No mundo tão complexo, as pessoas são atraídas por coisas simples e geralmente não querem fazer aulas de dança para aprender coreografia principal dos hits do momento, nem tampouco ouvir complexas explicações de comportamento sexual de especialistas para suas curiosidades íntimas.  Aplicando para nosso dia a dia, não é difícil encontrar pessoas que são hábeis em complicar o que pode ser simples e buscar soluções mirabolantes para problemas que igualmente seriam solucionáveis pela criatividade descomplicada. Pare e pense até que ponto você está sendo simples e nos benefícios que poderá ter em 2013 para ser bem sucedido. E por falar em sucesso não poderia deixar de desejar muito sucesso para você nesse novo ano!

Cadastre-se e receba informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.