Cinco dicas para abrir um escritório contábil de sucesso

 

O mercado contábil sofreu significativas mudanças nos últimos anos impulsionando grandes oportunidades para os profissionais qualificados no mercado. O cenário atual é desafiador, afinal não faltam oportunidades profissionais, mas faltam profissionais qualificados para atendê-las. Nesse momento as oportunidades passam também a migrar para as empresas de contabilidade que terão nos próximos anos amplo campo de crescimento, desde que estejam qualificadas para os novos desafios.

O interesse dos profissionais contábeis em abrir um escritório de contabilidade aumenta a cada dia, mas esses profissionais se deparam com um desafio complementar: Quais são os requisitos para quem deseja abrir uma empresa de contabilidade? Atendendo empresas de contabilidade em todo o Brasil reuni em um treinamento voltado a profissionais interessados em abrir um escritório de contabilidade e pequenos empresários contábeis que buscam melhorar os seus resultados mais de quarenta dicas de gestão. Nesse artigo vou explanar brevemente cinco dicas para empresários contábeis:

Busque alta qualificação técnica

Um empresário contábil precisa, acima de tudo qualificar-se tecnicamente para atender as necessidades de mercado. A amplitude do conhecimento técnico necessário aos empresários da contabilidade é maior do que os profissionais que trabalham diretamente nas empresas, onde se pode apostar num conhecimento técnico especializado. Para entender qual é esse conhecimento fundamental, o empresário contábil deve compreender claramente quais são as necessidades do público-alvo que irá atender.

Aposte numa sociedade profissional

Independentemente dos desafios envolvidos numa sociedade profissional, o empresário contábil corre muitos riscos inerentes a profissão quando atua como único responsável técnico dos seus serviços prestados. Além disso, uma sociedade de profissionais vai ampliar as possibilidades de conhecimento global do escritório, permitindo que os sócios atuem em áreas diferentes e se qualifiquem melhor nelas. Isso vai melhorar a qualidade dos serviços prestados.

O contrato de serviços é o início

Tenho acompanhado uma enxurrada de processos contra escritórios de contabilidade, sendo que a maior parte deles não tem motivos validos. Um contrato de serviço profissional bem elaborado vai minimizar os riscos processuais e de responsabilidade nos casos em que o cliente deliberadamente desconsidera as recomendações apresentadas.

Aprenda a vender e negociar seus serviços

Sem bons clientes e rentabilidade nos serviços prestados uma empresa de contabilidade não sobreviverá. Por isso invista na qualificação daqueles que negociarão a execução e preços dos serviços com os clientes. Não haverá espaço para empresas que não negociarem bem seus serviços com o mercado.

Combata a inadimplência

Não permita que seus clientes deixem de pagar pelos seus serviços prestados. Pode parecer óbvia essa recomendação, mas é um dos maiores problemas que comprometem a sobrevivência de uma empresa contábil. Para alcançar inadimplência zero vale de tudo, desde bloqueio dos serviços prestados a cancelamento do contrato. Não se esqueça de que isso deve ser previsto no contrato de serviços profissionais.

O sucesso da sua empresa contábil futura ou atual dependerá em muito da experiência em lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades de mercado, por isso invista na sua qualificação como empresário contábil e seja bem sucedido!

ASSISTA TRECHOS DOS MÓDULOS DO DVD:

 

Módulo 1: http://www.youtube.com/watch?v=Hr82cZbtOyY

Módulo 2: http://www.youtube.com/watch?v=YniPNMLmDtE

Módulo 3: http://www.youtube.com/watch?v=Bh0oTiegRvs

Cadastre-se e receba informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.