Como manter-se atualizado em áreas com constante mudança

Muito se fala sobre sucesso profissional, carreira profissional e visibilidade profissional. Isso gera um ônus constante ao profissional na busca de qualificação para as novas exigências no mercado de trabalho, que por estar em constante mudança, torna a tarefa um círculo vicioso. A pressão para manter-se atualizado é constante, portanto, a primeira regra que o profissional deve aprender é que não importa o quanto ele se mantenha atualizado, em algum aspecto da sua carreira ele ficará desatualizado.


Carreiras em áreas de constante mutação como contabilidade, tecnologia, medicina, jurídica e outras, implicam numa atualização mais periódica para manter-se atualizado. Já carreiras em áreas de mutação menor como marketing, administração, finanças e outras possibilitam uma atualização menos constante. Mas como pode o profissional acompanhar tudo isso?

Segue algumas dicas:

1. Faça uma grande atualização de conhecimento a cada dois a três anos

Em carreiras profissionais de grande mutação, recomendo que o profissional busque participar de cursos de educação continuada para aprimorar seu conhecimento. O ideal é que tais cursos tenham uma carga horária justificável, que permita um aprofundamento mínimo nesta atualização. Tais cursos poderão compreender tanto aprimoramentos em suas especializações, como novos conhecimentos de áreas ligadas a sua especialização.

2. Participe de palestras, convenções e workshops regularmente

Tais eventos ajudam o profissional a manter-se em dia com atualizações do seu conhecimento especialmente em áreas de grande mutação. Mesmo em áreas de mutação menor, essas participações poderão trazer-lhe insights que auxiliarão o seu desenvolvimento profissional.

3. Todos os anos estudem algo diferente

Escolha atividades pessoais que não tenha qualquer influencia com o conhecimento profissional para ampliação de conhecimento pessoal. A exemplo disso destaco: vinhos, instrumentos musicais, artes e outros assuntos. Até mesmo as empresas têm incentivado seus profissionais a buscar essa diversidade de conhecimento.

4. Leia, leia e leia

A leitura deve fazer parte do dia a dia do profissional, por isso, falar sobre isso é mais do que redundante. Se estiver lendo esse artigo, provavelmente é um profissional que reconhece essa necessidade.

O conhecimento é perecível, portanto não se engane em achar que por ter aprendido algo novo ele continuará novo por muito tempo, pois quando ele se dissimila quase sempre já tem algo de ultrapassado. Diante disso, o segredo é ser seletivo no conhecimento, pois quando se trata desse assunto é muito fácil gastarmos o tempo indevidamente.

O conhecimento nos dá muitas lições, e dentre elas posso citar:
Não importa o quanto estudemos, sempre haverá muito a estudar.

Não importa o quanto nos achemos sábios, sempre agiremos como tolos em alguma faceta da nossa vida.

Não importa se não conhecemos nada sobre determinado assunto, porque ninguém sabe tudo mesmo.

Não importa qual idade temos, porque o conhecimento adquirido não é experiência e está apartado do tempo de vida.

Por fim, não importa o quanto estudemos, sempre haverá muito a estudar.

Cadastre-se e receba informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.