Entrevista Marketing Pessoal

marketing pessoal anderson hernandes

Em entrevista para o Jornal A União – João Pessoa – PB (08.08.2013) concedida a Nádya Araujo, o escritor e palestrante Anderson Hernandes fala sobre marketing pessoal e os cuidados que os profissionais devem tomar nas redes sociais. Acompanhe os principais pontos da entrevista ou veja na integra aqui:

O valor de um profissional é determinado por diferentes fatores incluindo o conhecimento, as habilidades profissionais, grau de especialização adquirido e especialmente a força da sua marca pessoal no mercado que atua. Quando pensamos em marcas empresariais, vemos como grandes empresas há décadas evoluem na adoção de estratégias de marketing bem sucedidas. Em relação às marcas pessoais e profissionais ainda existe um longo caminho a ser percorrido, justificado tanto pelo desconhecimento de estratégias de personal branding quanto pela falta de profissionais especializados no tema.

 

Qual a importância dele numa entrevista de emprego, por exemplo?

Muito importante, pois em todos os momentos o entrevistado interagem com o entrevistador e outros avaliadores. Como as formações técnicas são muito semelhantes, serão vários detalhes que irão auxiliar o entrevistado a se diferenciar. Nesse caso o marketing pessoal é fundamental pois permitirá tornar-se mais atraente para seu público alvo, nesse contexto a empresa contratante.

A marca pessoal é um trabalho continuo, para toda a empresa. Seria como um processo de pós venda. Se você compra um produto que te atraiu, mas que ao usar não está a altura da atração o que ocorre? A decepção com ele. O mesmo se aplica a pessoas.

 

O profissional precisa ter cuidado com a imagem que apresenta nas redes sociais?

Antigamente as redes sociais não tinham importancia que tem hoje. Precisam se preocupar sim, porque o que se posta lá pode ter repercussão negativa na imagem do profissional

Hoje mais do que em qualquer momento anterior, as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas e são a maior vitrine profissional já existente. Por meio dela, podemos fixar uma marca profissional forte, desde que saibamos aproveitar todo o potencial da rede.

Indicar artigos, assuntos profissionais, familiares que passem uma boa imagem vai ajudar. Acompanhar, comentar e compartilhar pessoas de boa referencia.

A construção de uma marca pessoal é feita passo a passo, com a soma de pequenas conquistas e a ajuda de pessoas, com o investimento de muito tempo e com a orientação de profissionais especializados em personal branding.

Apesar de não ser uma tarefa fácil com plena certeza, uma marca pessoal forte proporcionará uma valorização profissional que justificará todo o investimento que você fez, portanto invista na sua marca pessoal e alcance  algo que é amplamente valorizado por empresas em todo o mundo: a recomendação da marca

 

Você tem um livro intitulado O poder da atitude no sucesso profissional, quais são as atitudes comuns de um profissional de sucesso?

Sempre vendem a sua imagem com descrição e bom senso. Tem ótimo networking e um publico alvo definido. Aprender a falar em publico e fazer apresentações  e não esquecer a importância do comportamento.

Pessoas e as empresas estão sedentas por encontrar referencias no mundo profissional e você tem a possibilidade de ser mais um ou ser único. O que determinará aquilo que será profissionalmente está diretamente relacionado com o poder que a sua marca pessoal exerce. Uma marca pessoal forte gera algo que é amplamente valorizado por empresas em todo o mundo: a recomendação da marca. Pare e pense: o que faz uma pessoa que não recebe qualquer remuneração e sequer o conhece pessoalmente fazer uma recomendação profissional sua? Nunca subestime o poder de uma recomendação profissional e é sobre esse e diferentes outros fatores que abordo com maior detalhamento no meu novo livro.

 

Para entrar no mercado, o profissional distribui currículos em diversas empresas, mas, o que o profissional deve fazer para começar a ser procurado pelo mercado?

O curriculo deve ser uma proposta personalizada e não uma panfletagem sem critério, por isso pense em cada empresa antes de mandar o curriculo. Invista em redes profissionais onde RH estão buscando profissionais. Tenha diferenciais atraentes ao mercado.

O jovem profissional sonha em ter uma carreira de sucesso e por isso busca por uma boa formação e experiência no mercado. Com a facilidade no acesso para formação profissional, cada vez mais os diferenciais de cada um são  determinantes para uma contratação ou promoção. Assim como um produto necessita de uma estratégia de marketing para ter sucesso, um profissional também precisa de uma estratégia de marketing pessoal.

A construção de uma marca pessoal é feita passo a passo, com a soma de pequenas conquistas e a ajuda de pessoas, com o investimento de muito tempo e com a orientação de profissionais especializados em personal branding.  Apesar de não ser uma tarefa fácil com plena certeza, uma marca pessoal forte proporcionará uma valorização profissional que justificará todo o investimento que você fez, portanto invista na sua marca pessoal.

 

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