Você sabe o que é marketing contábil digital?

marketing contabil digital

Você sabe o que é marketing contábil digital? Se você nunca ouviu essa expressão, não se preocupe, ela acaba de ser criada no mercado contábil.

Não é nenhuma novidade que os empresários contábeis tornaram-se digitais para atender as demandas do fisco. Paralelamente, as empresas clientes também se beneficiam dos atendimentos prestados pelos escritórios de contabilidade pela internet e não nos resta dúvida de que as empresas contábeis tornaram-se empresas digitais. Toda essa tecnologia derrubou as fronteiras do atendimento entre empresas e seus clientes, permitindo relacionar-se com qualidade mesmo com distancias estaduais e até continentais. Por exemplo, é comum que empresas estrangeiras com unidades no Brasil sejam atendidas via internet por escritórios contábeis que sequer foram visitados fisicamente pelos seus clientes dirigentes.

O marketing na contabilidade vem caminhando lado a lado com o crescimento da demanda de serviços contábeis e as empresas que adotam as suas práticas estão colhendo os frutos da aplicação de estratégias direcionadas a esse mercado. Apesar da grande maioria das empresas contábeis ainda não terem compreendido como aplicar e beneficiar-se do marketing, temos uma “nova onda” em formação que eu auto-intitulo nesse artigo como a Segunda Onda do Marketing na Contabilidade e que chamo de “Marketing Contábil Digital”.

Mas afinal o que significa esse termo? Antes de respondê-lo quero informa-lo que esse é a primeira menção desse termo na internet, por isso é totalmente novo e vai evoluir muito nos próximos anos. Bem, o marketing contábil digital é o conjunto de ações que as empresas contábeis podem realizar pela internet com objetivo de divulgar seus serviços, prospectar clientes e ampliar sua rede de relacionamento com o mercado. Essa estratégia permite que as empresas alcancem prospects onde quer que eles se encontrem, de modo rápido, prático, segmentado e personalizado. Ele utiliza sites, e-mail e mídias sociais como principais estratégias.

O potencial dessa nova onda é tão grande e tão embrionário que uma empresa contábil recém-constituída pode alcançar o tamanho de escritórios há mais de uma década no mercado em pouquíssimo tempo, desde que estabeleçam uma estratégia de marketing adequada. Porém, as ações das empresas contábeis no marketing digital são ainda tímidas, sendo que dispomos de pouquíssimos cases de sucesso. Mas, talvez você pergunte: E quanto às milhares de empresas que possuem seus sites na internet e ações em redes sociais? Bem, eu sinto em dizer-lhe que de cada dez empresas contábeis presentes na rede nove possuem uma estratégia de internet equivocada. Ter um site não é sinônimo de marketing contábil digital, especialmente quando o site contábil não atende aos requisitos básicos para a venda de serviços.

O potencial da internet para o mercado contábil é reconhecido por grande parte dos empreendedores, porém saber como criar e implantar uma estratégia de marketing digital ainda é um mistério para a maior parte desses, refletindo diretamente os poucos resultados de prospecção. Diante de tudo isso, as empresas que hoje aprenderem como usar de fato uma estratégia de marketing contábil digital terão diante de si uma porta de oportunidade para o crescimento, rentabilidade e sucesso no mercado contábil.  

Cadastre-se e receba informações