Você tem inteligência empreendedora?

Inteligênca EmpreendoraVocê tem alguma dúvida que o Brasil é um país de pequenos empreendedores? Acredito que não. Com mais de 17 milhões de empresas em nosso país pelo menos 70% delas são micro e pequenas empresas e esse número continua a crescer. Assim, todos os dias novos empresários despejam seus sonhos ao abrir um negócio e não raro se decepcionam com as dificuldades enfrentadas.

Por que é tão desafiador para um empreendedor ser bem sucedido hoje? Os motivos são muitos e incluem a dificuldade de acesso a crédito, burocracia, sistema tributário, mas especialmente pelo despreparo dos empresários para o negócio.

Se você decidisse ser um médico, dentista ou engenheiro, qual seria o primeiro passo? Com plena certeza estudar muito. Sem formação você não poderia exercer essas e muitas outras profissões que exigem comprovação de qualificação prévia. Mas, o mesmo não acontece com o empresário. Ele pode acordar de manhã, decidir abrir uma empresa e em pouco tempo se torna empresário.

Para ser empresário de direito você só precisa registrar a sua empresa e pronto, mas para tornar-se um empresário de fato é necessário muito mais. Toda a qualificação prévia que não é exigida quando você cria o seu negócio passa a ser exigida pelo mercado e isso explica porque grande parte dos negócios que não passam sequer do primeiro ano.

Nos meus mais de vinte anos ligados a pequenas empresas que deram certo ou errado, eu cheguei à conclusão que quatro fatores, na qual chamo de quatro inteligências empreendedoras, são fundamentais para o sucesso de um negócio:

  1. Inteligência Financeira – Quando você domina os números da sua empresa, administra o seu caixa adequadamente, utiliza ferramentas de gestão e tem conhecimento prático de investimentos, contabilidade e tributos aplicáveis ao seu negócio você desenvolveu a inteligência financeira;
  2. Inteligência em Gestão de Pessoas – Como dificilmente seu negócio prosperará sem uma equipe, aprender a lidar com pessoas tornou-se essencial. O seu conhecimento e habilidade em motivar, liderar e resolver conflitos é outra característica fundamental para o seu negócio.
  3. Inteligência em Marketing e Vendas – Quem não vende simplesmente não sobrevive. Saber vender, criar estratégias de marketing e lidar com as ferramentas de apoio disponíveis no mercado é essencial para o negócio prosperar.
  4.  Inteligência Estratégica – Uma empresa não se administra somente no dia a dia, por isso projetar o futuro é imprescindível para o sucesso do negócio. Costumo dizer que um gestor é como um excelente meio-campista de futebol que passa a bola onde o atacante estará. Em negócios não é diferente, você precisa projetar onde a sua empresa estará e “lançar a bola para marcar o gol”. Portanto, a inteligência estratégica é tão fundamental quanto as demais inteligências.

Não acredito que existam segredos para um negócio prosperar, mas que dispomos de sacadas, metodologias, estratégias, técnicas, ferramentas e habilidades que geram resultados diferenciados. Portanto, cabe a cada um de nós empreendedores nos prepararmos para administrar a nossa empresa com inteligência e assim conquistarmos o tão sonhado sucesso e rentabilidade no nosso próprio negócio.

Anderson Hernandes

NOTA: Agora você pode contar com um treinamento que vai te ensinar como Construir um Negócio Rentável usando as 4 inteligências empreendedoras. CLIQUE NA IMAGEM:

negocio rentável

Cadastre-se e receba informações