Os serviços profissionais contábeis e o marketing

Começo este conteúdo com uma breve explanação sobre a definição de serviços profissionais. Bem, os serviços estão presentes em quase todos os segmentos empresariais e com isso, a cada dia, tem aumentado a bibliografia sobre o tema. Por isso, já temos muito mais livros de marketing aplicados a serviços do que tínhamos alguns anos atrás. No entanto, os serviços profissionais têm particularidades próprias que distinguem em muitos aspectos a aplicação dos conceitos de marketing na contabilidade. Mesmo assim, pouco foi difundido a respeito de como o marketing é aplicado aos serviços profissionais. Se no varejo e na indústria, onde mais se sabe sobre marketing, ainda existe uma carência de informações para que as empresas venham a ser plenamente bem-sucedidas na prospecção e fidelização de clientes, nos serviços existe um caminho ainda maior a ser seguido.

Ao tratar do marketing de serviços profissionais, posso afirmar que o que se tem feito por grande parte das empresas foi desenvolvido mais com base na experiência adquirida do que com técnicas estudadas. Mas por que afirmo isso? Primeiro, porque ao observarmos a literatura disponível sobre o tema, vamos notar que carecemos de livros específicos, e o que temos normalmente não são aplicáveis ao marketing de serviços profissionais do mercado brasileiro.

Exemplificando isso: quando escrevi o livro marketing contábil em 2010 (acesse a versão nova) eu realizei uma pesquisa sobre livros com o tema “marketing de serviços profissionais” e só encontrei dois livros de autores estrangeiros. Esses livros, apesar de bons, não abrangem as particularidades do mercado brasileiro de serviços profissionais.

O segundo motivo é que a maioria dos cursos sobre marketing abrange conceitos generalistas ou, no máximo, trata do marketing de serviços, deixando de aprofundar especificamente no marketing de serviços profissionais. (conheça o curso de marketing contábil)

Aqueles que hoje prestam serviços profissionais sabem o quão penoso é adquirir todos os conhecimentos necessários para tornar-se um profissional altamente qualificado. Isso pode significar, em algumas profissões, anos de dedicação para conseguir uma boa formação profissional. Ao qualificar-se para exercer tais funções profissionais quer por meio de cursos de graduação, pós-graduação ou outros, o profissional obtém uma formação voltada a prepará-lo para sua formação principal, até porque esses profissionais nem sempre gostam de disciplinas como marketing.

Porém, eu digo com toda a certeza que o tema de marketing contábil nunca esteve tão destacado como nos dias atuais, face a necessidade dos escritórios de contabilidade se qualificarem para atender o mercado, mas não se trata somente de qualificação técnica, mas de qualificação em marketing contábil.

Nos últimos anos tenho notado um aumento de interesse por parte dos estudantes de contabilidade para a atividade de empresário contábil. Uma empresa contábil é uma oportunidade ímpar e para aqueles que almejam isso após se formarem existe um longo caminho a percorrer. Muitas faculdades e universidades ainda estão focadas somente nas habilidades técnicas do profissional contábil e deixam de lado as habilidades empresariais, fundamentais para aqueles que constituirão suas empresas contábeis.

Defendo a idéia de que marketing deveria ser matéria obrigatória em todos os cursos de graduação contábil. É incrível como fazem falta aos profissionais o conhecimento e a aplicação de conceitos que poderiam contribuir para o sucesso profissional deles e de suas empresas.

O preparo em marketing contábil hoje compete diretamente com a busca de conhecimento em técnicas que cobram o ônus de manterem-se atualizados em face das constantes mudanças na legislação, uma necessidade que consome grande parte do tempo deles, prejudicando-os, e muitas vezes impedindo-os de a aprender sobre outros assuntos importantes para o sucesso de uma empresa contábil.

Porém, eu posso garantir que o sucesso profissional está diretamente relacionado com a aplicação de princípios de marketing, especialmente focado em serviços profissionais contábeis. Por isso pergunte-se:

Você está preparado para os novos desafios do marketing contábil? Seria bom pensar nisso.

Anderson Hernandes

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