A contabilidade online de baixo preço e o mercado contábil

Eu diria que é impossível dissociar a contabilidade online do mercado de baixo preço. Quando o profissional da contabilidade simplesmente digita no Google o termo “contabilidade online” o que aparece? “Contabilidade a partir de 49,00” ou “Contabilidade Econômica” ou “Economize com Contabilidade” e por aí vai.

Mas a pergunta que surge é: É possível montar um serviço de contabilidade online e competir com o mercado de 49,00? Sim, não só é possível, como é já acontece atualmente. Nesse artigo você vai entender tudo isso.

O mercado do 1,99

O preço baixo existe em todos os mercados. Isso é inevitável! Em todos os produtos que você conhece sempre se deparará com empresas com estratégias de preço baixo, preço de mercado e preço premium. Por exemplo, você acha possível alguém cobrar 1,99 num motel? Eu me deparei certa vez com essa realidade. O motel virou depois até virou um case de marketing:

motel-1,99

Mas, como se pode cobrar 1,99 num motel? A explicação: O valor vale para cada 3 minutos. Ou seja, uma diversão de 10 minutos custaria 19,90. (O que daria para fazer em 10 minutos dependerá de cada pessoa)

O fato de existir o preço baixo não significa que todos buscam pelo preço baixo. Existe mercado para todos os preços!

A cultura do Faça você Mesmo

Foram os americanos que difundiram a cultura do “do yourself stores” ou as lojas do faça você mesmo. O conceito é que você pode fazer ao invés de pagar para alguém fazer.

faça você mesmo

 

A cultura do faça você mesmo não acabou com os serviços profissionais, ela é apenas uma alternativa. No mercado contábil, quem compra o serviço de baixíssimo custo faz a maior parte do serviço para a empresa contábil e essa por sua vez utiliza a tecnologia para diminuir drasticamente o custo de execução e atendimento.

Há quem queira fazer tudo e economizar assim como há quem tem aversão por esse modelo de prestação de serviços e prefere pagar, até porque os modelos mistos não representam grandes custos para os empresários.

Na minha empresa contábil atendemos todo tipo de clientes: os altamente ocupados, focados somente em vendas, os que viajam o tempo inteiro e nem tem local fixo, os que não querem nem saber de lançar um documento em qualquer plataforma que seja e muitos outros perfis. Não são clientes do “faça você mesmo”.

E o Conselho Federal de Contabilidade?

Imaginar que o Conselho Federal de Contabilidade pode parar uma startup contábil munida de investimentos dos maiores grupos de investidores anjos do Brasil é um vão engano. Primeiramente, o CFC não pode tabelar preço contábil. Isso foi definido pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que multou o Conselho por infração contra a concorrência.

Mas e o código de ética profissional do contabilista? Bem, vamos aos fatos: O código diz que é proibido o aviltamento de honorários e que em tese significa rebaixar o valor dos honorários a valores que tornariam a concorrência desleal. Ocorre que tudo isso é muito, mas muito subjetivo. Quando o assunto é preço contábil, não existe uma referência. Você sempre vai encontrar uma variação significativa entre os preços contábeis e comprovar o aviltamento de honorários não é simples assim. Tenha certeza que essas empresas são capazes de comprovar que não operam abaixo do custo.

De qualquer modo, não cabe a mim pronunciar-se sobre as ações do conselho e o que é certo ou errado. Por isso vamos voltar a falar de modelo de negócios.

Qual será o seu modelo de negócios contábeis?

O seu modelo de negócios contábeis é o que vai determinar a sua estratégia de contabilidade online, o que inclui o preço dos serviços. No meu novo curso faremos uma imersão nesse mundo de modelos de negócios contábeis. O mercado de contabilidade online está apenas despontando e você poderá aproveitar esse momento, quebrando as barreiras da prospecção de restrição demográfica de clientes.

Por exemplo, a Tactus (minha empresa contábil) atende hoje nesse modelo online empresas nas mais variadas localidades, mas especialmente no RS, RJ, SP, MG. São clientes que não conhecem a nossa empresa, nossa estrutura e nossa equipe. Mas conhecem a nossa marca, a mim como representante dessa marca e ao suporte que damos ao cliente.

Não praticamos, não temos condições de praticar e nem interesse de cobrar 49,00 pelos nossos serviços. Esse não é o nosso modelo de negócios. Nunca perdi um cliente online por motivos de preço. A questão é: Simplesmente não vendemos preço, mas vendemos… Isso eu só conto para meus alunos.

O escalonamento do seu negócio online

Existem empresas nesse mercado que já possuem mais de 10 mil clientes. Vou ser sincero, atender essa quantidade é para poucos. Eu conheço empresas de contabilidade virtual que estão abrindo 150 empresas por mês. Novamente, vamos ser realistas, isso é para poucos.

Escalonar o negócio é para poucos, mas isso é possível no mercado de contabilidade online, mas tudo depende do seu modelo de negócios. A minha empresa não tem interesse nesse ritmo de crescimento, mas tem um crescimento expressivo para a maioria das empresas contábeis, algo próximo de 10% ao mês, ou seja, vamos dobrar de tamanho no final desse ano em comparação com 2014. Poderíamos crescer mais? Sim, poderíamos, mas como estamos hoje, para o nosso modelo atual é o que consideramos sustentável.

127 novos potenciais empreendedores online

No dia 27/07 tenho 127 alunos no meu novo curso Como Montar um Escritório de Contabilidade Online. Um sucesso tremendo que colocou meu curso no top 1 do Hotmart (plataforma de produtos digitais) em seis diferentes ocasiões:

Successful business online banking concept with hand touching mobile tablet vector illustration

Primeiramente quero agradecer meu público e em segundo lugar parabenizar em quem está buscando alternativas para ampliar o seu negócio contábil. Temos já 127 novos potenciais empreendedores de contabilidade online. O curso será determinante para os novos projetos que vão surgir nesse mercado. Eu estarei pessoalmente envolvido com eles, pois eles terão além do meu curso online o meu assessoramento pessoal.

Você também pode fazer parte desse time!

Successful business online banking concept with hand touching mobile tablet vector illustration

 

Todo o curso terá pelo menos 12 diferentes módulos de conteúdo. É muito conteúdo e valor entregue aos meus clientes.

Faça a sua escolha

Já me perguntaram muitas vezes porque compartilho meu conhecimento e experiência. Bem, a resposta é simples: Porque gosto do que faço, gosto de ensinar, gosto do feedback que recebo e ainda ganho por isso. Como disse não tenho interesse em ser megaempresário contábil, prefiro manter minha empresa em um tamanho sustentável e continuar ajudando as pessoas a terem excelentes negócios contábeis com as suas empresas contábeis.

Nesse novo curso, você tem uma nova escolha: Continuar nesse mercado apenas offline ou de ingressar no mercado online. Como isso se dará, será definido pelo seu modelo de negócios. No meu curso eu estou abrindo um leque de possibilidades e modelos diferentes para te ajudar. O que temos nesse momento é um ruptura de mercado e a contabilidade online veio para ficar. Você precisa decidir em que lado vai ficar.

Resultados

Somente nos últimos 90 dias recebemos 544 solicitações de propostas contábeis:

solicitações-de-propostas-contabeis

Nossa taxa de conversão é excelente e nos proporciona a taxa de crescimento mencionada no artigo.

Recebemos também muito feedback dos serviços e ações que realizamos, segue alguns depoimentos do mercado online:

depoimento

ijumperlabs

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Bem, espero que o artigo o ajude a compreender melhor essa relação entre preço e contabilidade online, abrindo a sua mente para novas possibilidades de negócios contábeis. Como disse o mercado está aberto e apenas começando. Existe espaço para as empresas se posicionarem no mercado e conquistar excelentes resultados.

Se desejar participar do curso você pode fazer a sua inscrição [AQUI]

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4 Comentários

  1. Acedir masiero

    Gostaria de obter maiores informações sobre contabilidade online

  2. Gostaria de aumentar minha clientela, obter curso online sem minha presença física, qual seria o custo

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