A revolução no mercado de contabilidade online

Até que ponto o mercado online tem revolucionado o mercado contábil? Saiba nesse vídeo:

O mercado de contabilidade online no Brasil está apenas começando. Para muitos isso parece fora da realidade e atender empresas 100% pela internet parece ir de encontro com os fundamentos da prestação de serviços contábeis, mas será?

A Mudança do fisco

Vamos aos fatos: O fisco não quer que os contribuintes vão aos respectivos postos de atendimento, aliás ele nem quer mais receber documentos físicos. Em 2016 começarão a testar o uso do processo digital para regularizações de pendências, ou seja, a cada dia o atendimento se torna mais virtual.

Tenho mais de 20 anos como empresário contábil e faz tempo que minha equipe não atende um fiscal presencialmente por ter visitado um cliente e olha que temos clientes que faturam muito alto. No máximo recebemos um telefonema e a solicitação de diferentes documentos que são enviados virtualmente.

A mudança do CRC

O Conselho Regional de Contabilidade não é diferente e a tecnologia está em pleno uso para facilitar a vida de todas as partes. Os processos e procedimentos a cada dia estão se tornando cada vez mais virtuais, você recebe uma notificação e a responde virtualmente. Hoje se produz mais com menos pessoas e as instalações foram reduzidas em muitos locais para uma nova realidade.

Ainda há muito a avançar nesse aspectos, mas a virtualização de documentos e atendimento também será uma realidade em todo o Brasil nos Conselhos.

A mudança na empresa contábil

Há 10 anos eu tinha um arquivo morto com mais de 2 mil caixas e algumas salas de documentos. Hoje não temos nada mais. Nossos dois maiores clientes nunca foram em nossa empresa. E não estou falando de pequena empresa não. Um deles chegou a ter 600 colaboradores e o outro fatura algo em torno de 60 milhões por ano. Sim, eles não estão preocupados com a minha sala de reunião.banner-contabilidade-online-2

Você que me acompanha talvez diga, mas não é você que disse já muitas vezes que a sala de reunião é um elemento chave para uma empresa contábil. Sim, e continua sendo. Acontece que a sua sala de reunião nesse novo mundo online tem outras funcionalidades. No mundo virtual ela pode ser usada para conference em vídeo, por exemplo. Pode ser usada para gravar conteúdo para seu cliente e disponibilizar em vídeo. Pode também ser usada para a sua equipe e eventualmente para uma reunião presencial com clientes.

A nossa mesa de reunião que já foi para 8 pessoas a cerca de 10 anos hoje não cabe na nossa sala atual. Trocamos para uma mesa para apenas 4 pessoas e está ótimo, obrigado!

O espaço antes dedicando a nossa sala de reunião deu lugar ao local que gravei mais já centenas de vídeos nos últimos 2 anos.

 

A mudança nas negociações

Faço dezenas de negociações de novos clientes todos os meses 100% pela internet. Quando precisamos alinhar algum aspecto especifico usamos o Skype. Essa semana fiz 4 conferences com prospects. A tendência é só aumentar. Não vou mais em clientes para negociar novos contratos, pela nossa atual formatação de mercado. Meu novo mercado não quer receber minha visita e em SP onde se gasta meio dia para fazer uma reunião de 1 hora simplesmente não quero fazer reuniões externas.

Hoje é domingo e nessa semana tenho 3 viagens. Amanhã vou a Brasilia, de lá vou a Unaí para um workshop de marketing contábil. Volto a SP e depois viajo no dia seguinte para Londrina onde vou palestrar na quinta no Teatro Marista. Volto na sexta e do aeroporto vou para outra viagem e só volto para casa na outra segunda. Vou ficar ausente do escritório nesse período? Só fisicamente, mas virtualmente faço tudo a distancia. Meu escritório me acompanha!

CRC-go2

Atenderei diversas negociações a distancia, darei suporte para a equipe e clientes, controlarei meu financeiro que é 100% online até pelo celular e continuarei no mundo virtual.

E você já é virtual?

Não sei de você, mas falo de mim, da minha empresa, do meu cliente e do nosso atendimento. Somos virtuais. Se você ainda não é, bem sugiro que avalie melhor tudo isso. Talvez esteja perdendo oportunidades para o seu mercado. Assista esse outro vídeo:

É assim que penso e vejo nosso mercado contábil. Espero que essa visão de mercado ajude a você na sua estratégia para o conquistar clientes no mercado.

Aprenda agora  Como Montar um Serviço de Contabilidade Online [AQUI]

Cadastre-se e receba informações

1 Comentário

  1. Daniele

    olá. Boa Tarde Anderson. Sou do Rio de Janeiro. Gostaria de informações sobre os seus cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.