Comecei como Jovem Empreendedor

Quando um jovem pode começar a empreender? Qual é a idade para se tornar um empreendedor? Essas são perguntas comuns para aqueles que apenas estão começando a vida profissional e desejam empreender.

Assista o vídeo:

Quando comecei a estudar empreendedorismo

Comecei a trabalhar como office-boy numa malharia em SP por indicação do meu pai. Na malharia eu tinha acesso a comprar roupas com preço muito baixo e as revendia na escola. Isso me permitia ganhar duas ou três vezes mais o meu salário mensal.

A picture of a scared woman covering her eyes over white background

Empreender sempre fez parte dos meus objetivos, mesmo quando trabalhava como empregado, no meu único registro na Carteira de Trabalho.

Assim que entrei na empresa eu me interessei pela leitura de livros de negócios e comecei a comprar muitos no sebo no Centro de São Paulo. Aos 15 anos eu lia livros de psicologia para administradores e vendas, tal qual o livro de Michael Beer:

livro-de-vendas

Nunca é cedo demais para começar

Se você é jovem demais obviamente não vai começar abrindo uma loja de shopping ou uma indústria, mas pode exercer atividades empreendedoras mais simples, tais como a venda direta de produtos, serviços pela internet, além de muitos outros.

Isso proporcionará um excelente aprendizado para dar experiência que será muito útil no futuro. O estudo e a leitura também é fundamental e nesse sentido percebo um total despreparo de tornar os jovens empreendedores precoces.

Empreendedorismo deveria ser muito mais difundido nas escolas, permitindo que os jovens pudessem desenvolver suas habilidades empreendedoras desde cedo. Mas, o que vemos na verdade é bem diferente. Por exemplo, mensalmente recebo dezenas de estudantes que sonham em abrir o seu escritório de contabilidade que não tiveram nenhum preparo na faculdade para o empreendedorismo contábil.

Como ser um jovem empreendedor

Diferentemente do meu tempo, o jovem empreendedor hoje tem acesso a muito mais informações, orientações, livros e vídeos que ensinam o empreendedorismo. As possibilidades empreendedoras também são maiores, pois temos muito mais negócios disponíveis.

Na minha época nem se falava de internet e hoje temos milhares de negócios na internet. A área de serviços e vendas evoluíram significativamente gerando oportunidades para empreendedores jovens. Era muito raro ver um case de mercado envolvendo jovens, mas hoje não faltam exemplos tais como Larry Page que aos 25 anos fundou o Google e Mark Zuckerberg que fundou o Facebook aos 27 anos.

Esses são grandes exemplos, mas no Brasil não faltam exemplos brilhantes.

Um exemplo disso é o Davi Braga, filho do meu amigo João Kepler, palestrante respeitado e investidor anjo de StartUps. O menino é prodígio e foi idealizador da StartUp LIST-IT  que é um e-commerce que vende material escolar online, tudo isso com apenas 13 anos de idade.

jovem-empreendedor-de-sucesso

Não resta dúvidas que o Brasil terá grandes nomes empreendedores de uma série de notáveis Jovens Empreendedores.

Formando jovens empreendedores

Eu invisto grande parte do meu tempo ajudando a formar empreendedores jovens e tenho uma grande quantidade de potenciais empreendedores que me seguem. Meu foco é o empreendedorismo contábil e para isso não me canso de gerar conteúdo, cursos e treinamentos que estão mudando a vida de novos empreendedores.

Mas o meu trabalho não se restringe ao realizado profissionalmente. Em casa eu tenho dois futuros empreendedores que estou treinando, os meus filhos de 11 e 12 anos. Por exemplo, como eu uso a história deles para motivar plateias em minhas palestras para cada uma realizada eles recebem Royalties complementares na mesada mensal.

formando-jovens-empreendedores

Agora esses Royalties estão sendo pagos em Dólar e ficam guardados para a viagem que faremos juntos nas próximas férias. Alem disso, para cada Real que eles economizam da mesada eles podem investir trocando por um Dólar. Eu sei que pode parecer coisa de maluco ou apenas um bônus de pai para filho, mas para mim é um aprendizado que estou dando a eles para pouparem terem um ganho financeiro futuro que poderão usar para compras pessoais na viagem.

Assim e de outras formas eu ensino sobre mentalidade empreendedora e investimentos aos meus filhos!

E você onde quer chegar?

Não sei quais são os seus objetivos pessoais em relação ao empreendedorismo, mas tenho a certeza que você pode chegar muito longe. Para isso precisa começar a empreender, nas pequenas coisas, mas empreender. Ter uma mente voltada ao empreendedorismo o que significa estudar muito, fazer cursos e investir seu tempo no seu aprendizado.

Com esforço, erros e acertos e muita determinação você chegará longe. Torço por você!

Anderson Hernandes

Cadastre-se e receba informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.