Como conquistar seus objetivos no mercado contábil

Como conquistar seus objetivos no mercado contábil e ter a motivação para chegar longe e ter resultados pessoais. O mercado é desafiador, mas com preparo e organização pessoal você pode avançar.

Definindo seus objetivos

Ao definir o seu objetivo, você deve definir uma série de pequenas metas que serão alcançadas antes de atingir o objetivo final. Seria como se fossem degraus que precisam ser subidos um a um. Para exemplificar, digamos que seu objetivo seja tornar-se um empresário contábil, com um negócio organizado e rentável. Bem, para tornar-se um empresário da contabilidade é fácil, basta constituir seu escritório e pronto você será um empresário.

Mas o que você precisará fazer para tornar-se um empresário contábil bem sucedido é muito mais complexo do que isso. E é justamente aí que surgem os pequenos degraus. Você precisará, por exemplo, conhecer bem o seu negócio contábil que vai abrir, procurando obter informações sobre ele, analisando a viabilidade, o montante de capital a ser investido, definir uma estratégia e outros detalhes importantes.

Normalmente, os negócios contábeis bem sucedidos são feitos a partir de um planejamento previamente elaborado, que contém todas as características do negócio de forma organizada. E isso é só o inicio. Ainda existem outras etapas como a de colocar em ação esse plano de negócio.

Como alcançar seus objetivos pessoais

De maneira similar, para alcançar seus objetivos pessoais, você também terá de preparar um planejamento detalhado estabelecendo metas coerentes e alcançáveis. Por exemplo se você quer tornar-se empresário contábil bem sucedido, você teria também de procurar seguir empresários competentes que farão parte do seu quadro de empregados além de procurar um local apropriado para instalar sua empresa.

Deverá pensar também nas instalações para que sejam apropriadas para que o trabalho seja bem realizado e deverá, por fim, pensar em marketing contábil e outras coisas. Isso mostra que não dá para subir a escada correndo ou pulando degraus, pois você poderá tropeçar e cair. O grande problema é que tem profissionais que querem pular esses degraus, e aí o caos está formado.

escritório-de-contabilidade

Você deve encarar cada meta alcançada como sendo um pequeno desafio que foi vencido. Pense no que você já conseguiu conquistar e não em tudo que falta ainda para alcançar. Comemore quando vencer uma meta desafiadora e não desista, pois se você desistir provavelmente alguém irá fazer isso no seu lugar.

A partir do momento que você tiver um objetivo traçado e estiver convencido que é capaz de atingir esse objetivo você precisará trabalhar em cima do seu objetivo. Aí meu caro leitor, esse é outro problema que ocorre com as pessoas. As pessoas tendem a parar no meio do caminho e desistir dos seus objetivos. Os motivos dados por tais pessoas são os mais variados, normalmente relacionados com fatores de fora para dentro, mas tenha certeza que os motivos principais na realidade vem de dentro para fora, ou seja, a sua automotivação, sua persistência e flexibilidade diante das adversidades que surgirem.

Tenha disciplina e foco nos seus objetivos

Não importa ao certo, qual sejam os seus objetivos, se esse forem alcançáveis você terá condições de atingi-los desde que você se discipline para isso. Tenho visto a minha volta inúmeras pessoas que traçam suas metas, dizem a todos que farão isso ou aquilo, mas no meio do caminho elas simplesmente desistem. Aí traçam outras metas e o processo se repete. Até alcançam alguns dos seus objetivos, normalmente os mais fáceis, mas quando envolve metas maiores eles começam e param no meio do caminho.

Esse artigo não tem um objetivo de auto-ajuda, que fará afirmações do tipo “alcance o que quiser desde que você se convença que é capaz”, porque na realidade isso tem um efeito limitado. O que queremos detalhar é que para alcançar os objetivos é fundamental esforço, muito esforço.

Não importa qual sejam os seus objetivos, o que importa é que eles sejam razoáveis, ou seja, alcançáveis e que você esteja empenhado a alcança-los. Mas cabe uma palavra de cautela com relação a isso. Muitas vezes lutamos muito por algo e ao alcançarmos chegamos a conclusão que eles não dão real felicidade. Bem, isso é algo comum, até porque as pessoas nem sempre sabem qual é o resultado a ser obtido quando alcançarmos nossos objetivos.

Tenha objetivos profissionais alinhados com seus princípios pessoais

Bem, não me cabe dizer a você, meu caro leitor, como você deve conduzir a sua vida na busca dos seus objetivos, mas não quero através desse capítulo deixar a impressão que a busca dos objetivos deve vir a frente dos próprios princípios que está dentro de cada um de nós. Portanto, cabe a você descobrir o seu “norte verdadeiro” e assim definir seus principais objetivos para serem planejados e alcançados.

Cadastre-se e receba informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.