A Evolução do Mercado de Empreendedorismo Contábil

A Evolução do Mercado Contábil é a nova regra do jogo do empreendedorismo no mercado contábil.

Isso leva ao profissional da contabilidade que exerce a função de empreendedor a se perguntar: Estou realmente preparado para a evolução que o mercado está vivendo? Vivemos em um momento em que a tecnologia influencia diretamente os negócios contábeis, a forma que atendemos o mercado e como conquistamos os clientes.

Qual é a sua empresa contábil?

Com base em todos esse contexto temos duas diferentes empresas dentro do mercado contábil: A primeira empresa é aquela que está usando a tecnologia para alavancar o seu negócio, para melhorar a forma de atender o mercado, para ter melhores resultados. A segunda empresa é aquela que está perdendo espaço por conta dessa mesma tecnologia.

Qual é a sua empresa de contabilidade diante desse cenário?

Olhar para a própria empresa e enxergar como ela realmente é não é uma tarefa das mais simples e possivelmente exigirá a ajuda de conselheiros experientes. No entanto, é imperativo fazer isso e se conhecer adequadamente para equacionar as ações necessárias nesse novo jogo.

O processo de Comoditização Contábil

Vivemos um processo de comoditização de grande parte do serviço que as empresas de contabilidade realizam no mercado. Com base em tudo isso os profissionais contábeis que atuam como empreendedores tem se perguntado como podem gerar mais valor para o seus clientes?

A boa notícia é que que você pode gerar muito mais valor para seus clientes desde que entenda o fluxo de todas essas mudanças, como os consumidores de serviços contábeis desejam ser atendidos, o que eles buscam, o que desejam e como apresentamos isso para esse novo mercado consumidor.

As regras do jogo de empreendedorismo contábil

As mudanças e avanços na tecnologia mudaram as regras do jogo. Por exemplo, como o cliente vai comprar e negociar seus serviços? Como ele quer e vai ser atendido? Termos novos, tais como contabilidade online e virtual, cloud computing, transferência e importação de arquivos, reuniões virtuais e uma nova forma de se comunicar e relacionar.

O cliente não quer esperar para receber a informação e o documento. Ele quer ser atendido do modo dele, com rapidez e precisão, com multicanais e não simplesmente como era atendido antes. E todo esse processo exige que você conheça as novas regras do jogo. Mas, quais são essas regras?

Primeira Regra

Primeiro, esse novo empreendedor contábil precisa ter visão de mercado. Não se pode apenas olhar para o cenário atual, é preciso olhar para sua empresa e o que ela será daqui a cinco, dez ou mais anos. Os seus resultados futuros estarão diretamente relacionado com o seu posicionamento de mercado atual. A análise de cenários faz parte de uma visão estratégica de negócio contábil.

Você precisa olhar sua empresa daqui 5 ou mais anos

Segunda Regra

Segundo, você precisa ter uma empresa altamente adaptável. Vivemos uma nova realidade de mercado, portanto precisamos nos adequar a essa nova realidade que muda e que exigem profissionais e empresas contábeis prontas para esse constante processo de mudança. Se você simplesmente ignorar tudo isso o seu negócio vai acabar em pouco tempo.

Terceira Regra

A terceira regra do jogo é a agilidade. Não basta simplesmente mudar e se adaptar, mas é preciso mudar na velocidade certa, no ritmo que o mercado exige. Diante de situações desafiadoras, não temos tempo para esperar e ficar olhando o que está acontecendo, temos de assimilar ajustar e seguir em frente adequado a nova realidade.

Você é rápido na tomada de decisões estratégicas da sua empresa contábil?

Ainda existem empresas contábeis que vivem no século anterior e não assimilaram toda essa nova realidade e consequentemente tem os dias contados. Até que ponto você é ágil o suficiente para acompanhar todo esse processo de mudança com a essa nova tecnologia e a forma que lidamos com o mercado atual?

O que você vai fazer então?

Diante de todo esse cenário, nessas novas regras do jogo, a pergunta que eu faço para você é: Você se sente realmente preparado para ser o novo profissional desse novo mercado? Você realmente está transformando o seu negócio para acompanhar todo esse novo processo de mudança existente no mercado contábil?

Você é o responsável por todo esse processo, é sua atitude que vai fazer total diferença se a sua empresa de contabilidade vai continuar daqui a 5, 10 ou mais anos, ou se simplesmente a sua empresa vai deixar de existir.

E diante de tudo isso que eu falei para você até aqui, o que é que você vai fazer para transformar o seu negócio contábil a partir de agora?

#EvoluçãoContábil

Anderson Hernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.