Contabilidade Digital uma Nova Categoria de Serviços Contábeis?

Hoje vamos pontuar as diferenças entre contabilidade online e contabilidade digital. Qual é de fato a diferença desses dois termos?

Vamos começar com a definição dada pelo Wikipédia sobre a contabilidade digital:

A contabilidade digital é uma nova categoria de serviços contábeis que surgiu no Brasil em 2015. Essa nova categoria foi criada pelas empresas de serviços contábeis e seus fornecedores de tecnologia como uma resposta ao surgimento, na mesma época, da chamada Contabilidade on-line”. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.).

Até ai tudo bem, criou-se um termo, para que pudesse ter um termo paralelo à contabilidade online, agora acompanhe comigo:

A contabilidade on-line concorre na oferta de serviços contábeis para pequenas empresas brasileiras oferecendo preços muito baixos, sendo este uma fração do preço normalmente cobrado pelos escritórios de contabilidade tradicionalmente estabelecidos.” (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.).

Só um momento, quem foi que disse que contabilidade online é sinônimo de preço baixo? Onde que existe isso? Porque empresas tais como a Contabilizei®, lançaram um serviço de contabilidade on-line econômica? Nesse caso é uma outra coisa, pois são empresas com serviços de contabilidade online cujo o trabalho visa mostrar o lado econômico, ou seja, um serviço de TI onde você não tem ali a interação direta do profissional contábil, e sim a interação e mão de obra do seu cliente para poder prestar um serviço de tão baixo preço.

Agora dizer que contabilidade online é sinônimo de preço baixo? Isso não é verdade. Falar uma coisa dessas na verdade é uma afronta aos serviços de contabilidade online hoje que estão se posicionando de uma forma diferente da contabilidade online econômica.

A Contabilidade Digital é uma nova categoria?

O que acontece na realidade é o seguinte, quando se fala da contabilidade digital querendo mostrar para o mercado como uma nova modalidade, mas na pratica isso não é verdade! Não é nada mais nada menos que os serviços de contabilidade online que temos no mercado só com um sinônimo.

Não existe uma diferença prática entre a contabilidade online e contabilidade digital, tal qual existe entre a contabilidade online econômica.  

Se você olhar para o mercado, o que ele procura hoje? Você conseguiria explicar para o seu cliente, a diferença entre online e digital? Na cabeça do consumidor e do seu cliente, daquele que compra o serviço ele não vai identificar isso. A maioria dos clientes já tem dificuldade para identificar o que é o serviço contábil, quem dirá pra identificar a diferença entre online e digital. Então para o mercado é a mesma coisa, isso não tem diferença.

capa

Além disso o termo está mais ligado ao ECD (Escrituração Contábil Digital) do que propriamente ao serviço prestado por uma empresa contábil. A realidade é que esse termo foi lançado com o objetivo de criar um termo novo do mercado, podendo assim dizer: “Nós temos ali um termo que é diferente, nós atendemos e somos uma nova categoria de serviços”.

Essa estratégia não é nada nova no mercado, Al Ries já há muito tempo disse que se é impossível ser o primeiro numa categoria, deve-se inventar uma nova e assim conseguir ser o pioneiro no mercado.

The Law of the Category: a leading brand should promote the category not the brand. The most important branding decision you will ever make is what to name your product or service. The most efficient, most productive, most useful aspect of branding is creating a new category. That’s the way to become the first in a new category and ultimately the leading brand in a rapidly growing new segment of the market.

Al Ries  – The 22 Immutable Laws of Branding

Portanto, na verdade o que existe é o que conhecemos como contabilidade online, sendo muitas vezes também chamada de contabilidade virtual.

O que o cliente procura no Google?

Existem termos que se você buscar hoje, por exemplo, no Google ou usar a ferramenta Planejador de Palavras Chaves vão indicar termos correspondentes como sugestão. Se você digitar “contabilidade online“ será sugerido a você “contabilidade virtual”. Qual a diferença de Virtual e Online? Não existe diferença! O mesmo se aplica ao termo contabilidade digital, também não tem diferença!

Você pode também fazer suas pesquisas no Google com os termos:

contabilidade onlinecontabilidade virtualcontabilidade digital

Alem disso, o termo “Contabilidade Digital” é remetido a termos que envolvem Sped, EFD e livros contábeis digitais, estando muito relacionado com o envio dos livros contábeis no formato digital:

contabilidade-digital-pesquisa-relacionada

O que nós temos aqui é simplesmente uma estratégia de marketing, com o foco em posicionamento, e o que você precisa entender é qual é o real significado de um serviço de contabilidade online, o que existe por trás disso. Ao usar o termo online significa que você tem ali um escritório onde você projeta os serviços de atendimento ao cliente pela internet, que não necessariamente você vai ter uma plataforma própria para executar esses serviços.

Você não precisa ter a sua própria plataforma, existem plataformas disponíveis para tudo o que você precisa.  Onde está escrito que para você ser uma contabilidade online você precisa ter a sua própria plataforma? Não existe isso, não existe uma regra com relação a isso. No meu curso Como Montar um Serviço de Contabilidade Online eu apresento uma série de serviços disponíveis para você utilizar nos seus atendimentos, desde integração financeira até os atendimentos.

Mais recentemente tivemos o 1º Workshop de Contabilidade Online do Brasil e nele foram tratados diferentes estratégias de conquistar resultados nesse mercado, fugindo da estratégia de preço baixo e agregando mais valor aos serviços apresentados.

workshop-contabilidade-online

Também não existe nenhuma regra que diz que você vai precisar que o seu cliente faça o seu serviço de contabilidade, assim como acontece com a contabilidade econômica onde o cliente faz o serviço contábil, ai nesse caso nós temos uma plataforma de tecnologia, o que é completamente diferente, nós temos um serviço de tecnologia e não um serviço de contabilidade, isso já foi amplamente explanado em outros vídeos meus aqui no canal você pode se informar.

Vamos falar a verdade sobre marketing contábil

O que eu quero falar hoje é especialmente sobre a questão da distinção entre contabilidade online e contabilidade digital ou contabilidade virtual, onde eu reafirmo a você que na prática é tudo a mesma coisa. Não passa de uma estratégia de marketing, e o que interessa pra você é aquilo que você vai fazer relação ao seu cliente, se você vai chamar de digital, de virtual de online, não importa.

Quer criar outro termo? Crie outro termo! Coloque por exemplo contabilidade espacial! O termo que vai usar não importa. O que importa é como é de fato o seu modelo de negócio, se você atende o seu cliente pela internet, se você utiliza ferramentas web para isso, se não precisa que o seu cliente vá até você.

Uma empresa de Contabilidade Online precisa ter um Modelo de Negócios bem desenhado para ter sucesso no Mercado!

No momento que produzimos esse texto e vídeo, nós estamos aqui na Tactus no penúltimo dia de imposto de renda. Nós não temos nenhum cliente que veio aqui para que fosse resolvida qualquer coisa sobre imposto até o momento, todos eles foram atendidos virtualmente. Então isso é on-line isso, é um serviço virtual.

Assista o vídeo:

Entenda que eu não precisei usar uma plataforma própria para atender o meu cliente, eu simplesmente utilizei as ferramentas contratadas que temos. Posso utilizar o e-mail ou outras ferramentas que eu tenho disponíveis para trocar os arquivos, não importa se o cliente mandou os documentos pelo Skype ou por qualquer outro meio virtual. Você está atendendo virtualmente? Então você tem um serviço online, e ponto final. Chame do termo que preferir chamar, não importa, no final é a mesma coisa.

Quer aprender como lançar seu serviço de contabilidade online?

CONHEÇA O CURSO CONTABILIDADE ONLINE 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.