Workshop de Contabilidade Online

No dia 05 de Maio de 2017 tivemos nosso primeiro Workshop de contabilidade on-line e foi um evento fantástico. Eu recebi empresários contábeis de vários estados, todos eles são meus alunos do curso de Contabilidade On-line 2.0 e vieram participar desse evento para poder agregar informações ao conteúdo que eles têm disponível no curso online. É muito diferente, e é também muito interessante que você tenha a oportunidade de participar do evento presencial, e posso afirmar que nós conseguimos nesse evento chegar ao nosso objetivo.

E algumas coisas ficaram evidentes nesse curso.  Uma das coisas que nós falamos dentro desse evento foi o porquê muitas empresas hoje tradicionais, tem certa aversão da contabilidade online. A realidade é que quando você olha muitas vezes para algumas empresas, você vê que a estrutura dessas empresas foi moldada pelo mercado tradicional. A partir daí começa a prestar mais atenção nos modos operatórios de uma empresa “moderna” e consequentemente chega à conclusão que essas empresas estão realizando muito mais com pequenos espaços, com estruturas bem simplificadas e com espaços otimizados.

Espaços Otimizados na Contabilidade Online

Eu inclusive gravei um vídeo falando sobre a otimização de espaço que nós fizemos na Tactus recentemente, quando você começa a olhar pra esse tipo de empresa que tem já uma visão startup (uma empresa com custos de manutenção bem baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros) elas não são necessariamente empresas startup, mas elas tem uma visão startup, uma pegada mais jovial, obviamente essas empresas do modelo tradicional acabam vendo tudo isso como uma ameaça.

É claro que quando você pega uma empresa que você percebe que consegue fazer mais com menos espaço físico e com menor custo e ela também utiliza à otimização de sistemas e tudo aquilo que a contabilidade on-line proporciona, mostra que operacionalmente falando ela pode ser uma ameaça para o mercado concorrente, que são então as empresas tradicionais. Essas empresas tradicionais têm estruturas gigantescas, tem muitos espaços subutilizados.

O espaço para abrir uma empresa dentro das capitais é muito caro, eu com a minha empresa estou localizado em São Paulo, mais precisamente no ABC Paulista mas no Rio de Janeiro e em outras cidades são igualmente caras, nas capitais de um modo geral, e até no interior os espaços tem ficado mais caros.

Quando de repente você vê essa mudança toda de paradigma, gera um processo de ameaça para as empresas do modelo tradicional, então o que eu quero dizer pra você é: Se você é de uma empresa tradicional e você de fato não quer trabalhar de uma forma online, digital, virtual ou chame da maneira que preferir chamar, não precisa entrar em pânico, a minha intenção não é e nunca será dizer aqui que trabalhar online seria a única alternativa que você tem pra obter sucesso no mercado, existem outros segmentos diferentes de negócio que não se enquadrariam nessa modalidade.

O que eu quero te explicar, e preciso que entenda é que a tecnologia tem a cada dia que passa tornado as coisas mais fáceis sobre o ponto de vista de execução, e você não pode negar isso. Quero dizer que você tem que tornar a sua empresa mais tecnológica, hoje você não tem mais a necessidade de ter espaços ociosos, que antes utilizávamos pra arquivar os documentos da empresa, para guardar os documentos de clientes, áreas que com o tempo se tornaram completamente desnecessárias.

Mudanças no Mercado

Eu conheci grandes escritórios com espaços extremamente ociosos, esses espaços poderiam ser utilizados ate de repente para acomodar outros profissionais, outras empresas, para qualquer outro negócio. Esse espaço ocioso poderia ser cedido, locado para outra empresa, enfim poderia ser feita alguma coisa nesse tipo.

Se hoje você conseguir trabalhar de uma forma mais otimizada terá uma maior eficiência operacional, quando você consegue agrupar mais seus departamentos, consegue deixar as pessoas mais próximas, isso faz uma diferença muito grande pros seus resultados, então vou te dar uma dica, dê uma olhada no seu negócio como um todo, na estrutura dele, você não vai pro mercado online? Perfeito! Só que não pode fechar seus olhos para o movimento que o mercado on-line tem trazido dentro desse mercado as empresas estão operacionalmente melhor estruturadas e tecnologicamente melhor estruturadas, isso serve como um tipo de parâmetro pra você que ainda esta numa visão mais tradicional, uma visão talvez um pouco mais retrógada do mercado, ou seja, achando que as coisas são como eram antigamente na época que nós tínhamos o papel como verdade absoluta e a única maneira de ferramenta de trabalho.

As coisas hoje não são mais assim né? Paradas no tempo em que usávamos só o papel. Mesmo por que também em grande parte dessas empresas o papel nem é um método ainda utilizado, como é o que acontece aqui na nossa empresa onde os negócios são online. Sugiro a você que avalie isso tudo e veja o que você pode aprender com isso, e analise a partir daí o que é que você pode então transformar na sua empresa contábil, mesmo trabalhando de forma tradicional.

Quero só explicar para você que quando eu falo tradicionalmente, me refiro a empresas que atendem o cliente no “tête-à-tête”, que tem, por exemplo, uma sala de reuniões para atender os seus clientes, e que às vezes faz uma visita ate esse cliente. As empresas que tem esse modelo de negócio que são diferentes do mercado online, mas podem também ganhar com isso, analisar como esse novo mercado trabalha e trazer algumas mudanças para sua empresa que não afetem o modelo dela, mas que facilitem a sua vida e seu trabalho. Assim a tendência é que você obtenha melhores resultados, permitindo uma transformação no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.