Quanto é que vale um escritório de contabilidade no mercado?

Eu venho acompanhando a muito tempo, no processo que nós temos de monitoramento na internet, essa discussão de quanto vale um escritório de contabilidade é tema frequente.

Algumas pessoas estão querendo comprar um escritório e outras pessoas querem vender, no passado era mais raro que você encontrasse esse tipo de situação, hoje em dia acontece com uma frequência muito maior.

Essas pessoas que querem vender então muitas vezes até colocam isso, anunciam da sua maneira, utilizam uma estratégia para poder vender, mas elas tem uma dificuldade de entender quanto elas podem cobrar pelo escritório.

Anderson, como eu faço para calcular isso? Qual base devo utilizar pra esse cálculo? Eu já vi de tudo! Já vi gente falando em 12 vezes o valor do faturamento, 10x o valor do faturamento e até 3x o valor do faturamento, mas qual é de fato o mais adequado? O mais condizente com a realidade aplicável?

 O preço de um escritório de contabilidade

Primeira coisa, para quem falou sobre 12x o valor do faturamento, vamos ser sinceros, pensando na situação em que você vai comprar um escritório que hoje fatura R$ 20.000,00, doze vezes esse valor são R$ 240.000,00, se você pagar esse valor num escritório que fatura R$ 20.000,00 quanto é que esse escritório vai deixar pra você? Imaginando que ele seja muito bem administrado, poderá te deixar cerca de 40%, então ele está te deixando R$ 8.000,00.

Agora faça a conta R$ 240.000,00, que foi o que você pagou dividido por R$ 8.000,00, se você não perder nenhum cliente, o que é muito improvável, para que tenha o retorno do investimento vai levar 30 meses. Será que realmente vale a pena você pagar 12x o valor do faturamento pra você comprar um escritório? Com R$ 240.000,00 hoje, você contrata uma agência , tem condições de contratar um serviço de internet muito bem feito com um site bem elaborado, uma agencia pra fazer a sua estratégia, você pode contratar também um consultor de marketing .

Você contrata uma estrutura muito eficiente, e se você for “ruim” no que faz consegue um faturamento de no mínimo R$ 20.000,00 reais por mês. Perdoe a minha sinceridade, você pode ir muito além disso. Então não tem cabimento você pagar 12x o valor do faturamento no seu escritório se decidiu que vai comprar um.

Se você está pensando em vender e pedindo esse valor, está MUITO fora da realidade, vamos ser condizentes com a nossa realidade.

Qual é a realidade mais aplicável? Hoje é em torno de 6x o valor do faturamento, esse mesmo escritório que fatura R$ 20.000,00 vai custar R$ 120.000,00 que é a metade do valor citado, e esses R$ 120.000,00 de investimento inicial vão retornar para você em mais ou menos 15 meses.

Analisando esse processo de compra você tem que considerar que vai perder parte da carteira, mas 15 meses para recupera o investimento, soa mais condizente, não? É mas não é o que eu faria. Mas eu não sou parâmetro pra você, porque eu tenho aqui a estratégia de marketing na minha mão, entendeu? E hoje com R$ 8.000,00 de investimento mensal você consegue fazer um estrago no mercado com as estratégias de marketing disponíveis, dá pra você ter um bom resultado.

Investindo em Marketing na Contabilidade

Vou dizer uma coisa pra você, diferente do que nós fazemos aqui na Tactus porque aqui nós conseguimos maximizar melhor nosso resultado. Hoje com R$ 8.000,00 reais por mês fazendo um trabalho razoável de marketing você consegue trazer uma carteira de pelo menos uns R$ 3.000,00 reais por mês, então multiplicando isso por 12 você vai fazer uma carteira de R$ 36.000,00 em 12 meses certo?

Só que essa carteira é cumulativa entendeu? Então não é que você só vai ter o resultado daqui a 12 meses, se você colocou R$ 3.000,00 esse mês, mês que vem você já vai ter R$ 6.000,00, no mês seguinte você já tem R$ 9.000,00 .Você vai trazendo R$ 3.000,00 todo mês, sem contar que você tem um retorno indireto, dessas pessoas que você coloca e presta serviço, se você faz um bom trabalho automaticamente vai conseguir trazer indicações, eu falo de um investimento de marketing direto para a prospecção ativa usando uma boa estratégia.

Então o que eu quero deixar claro pra você, e o que eu quero dizer é que você pode ter um investimento muito melhor do seu dinheiro, desde que você vire a chave do marketing contábil, você precisa saber como fazer isso, e precisa aprender como se faz isso.

Ao invés de pegar o seu dinheiro e comprar uma carteira que não tem ideia da qualidade, não sabe como está a situação dessa carteira , e também não sabe se vai comprar um escritório que as vezes vai estar cheio de problemas também.

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Então, pode ser o início? Pode, mas de repente pra você comprar uma carteira não muito significativa ou se você for uma empresa muito grande e você pode ir absorvendo outras empresas menores para alavancar a sua. Isso tem se tornado muito comum, aqui próximo de nos tivemos algumas empresas que fizeram processo de fusão e se tornaram uma megaempresa de contabilidade.

marketing-contabilÉ diferente a situação porque eles fundiram escritórios diferentes, fizeram uma gestão melhor e dividiram as tarefas, diminuindo assim seus custos. Eles criaram uma marca forte e tem um escritório muito mais estabelecido é diferente de você que vai apenas comprar uma carteira.

Eu já comprei carteira no passado, e eu te garanto o que estou te dizendo, sei como é que é. Além disso tenho os meus alunos, eu acompanho muitos deles que já compraram carteira, eles perdem parte dessas certeiras, tem problemas, trazem inúmeras situações, onde nem tudo é aquilo que você está pensando.

Reflita muito bem sobre nisso, mas pelo menos dá pra ter uma ideia do que é uma realidade aceitável para compra de carteira.

Tem alguma dúvida? manda dúvida pra mim! Se eu puder te responder vai ser um prazer gravar um vídeo pra você.

Sucesso!

4 Comentários


  1. Boa tarde Anderson.
    Existem N fatores que levam ao Valuation de uma empresa.
    Geralmente há perdas, pois uma empresa estruturada que adquire outra, impoe uma metodologia de trabalho mais complexa e exigente, neste caso alguns clientes realmente vão deixar.
    Dizer que o valor de aquisição/venda é X vezes o faturamento é muito vago… no minimo temos de pegar o EBITDA. A análise do mercado e da empresa também seriam necessários. E também o fluxo de caixa descontado.
    Lógico que, as vezes investir na aquisição da empresa não é a melhor jogada como você mesmo deixou claro, o investimento no marketing, pode trazer novos bons clientes, sem o incomodo que é uma incorporação.
    Sucesso !!


  2. Infeliente sua materia e muito mal colocada e tenho certexa que vc nao conhece a relacao clientexcontador que demanda tpp e confianca..ontar uma carteira solida nao passa por bom marketing….mas por uma relacao vonstruida por anos de confiança..


  3. Olá boa tarde Anderson

    Sou formado a 3 anos tenho CRC ativo porém trabalho como gerente de licitações em uma empresa moveleira. Porém hoje tenho 40 anos e tenho capital reestrutura para montar o meu escritório. Mais não tenho ideia de como começar e nem de como captar os primeiros clientes. Hoje gostaria muito de empreender mais não tenho a mínima ideia de como começar.


  4. Terminei a faculdade ano passado e sonho em ter meu escritório. Só que eu não tenho experiência na área apenas uma base do pouco que vi no meu estágio.
    Gostaria de me orientar mais o que vocês me aconselha? Por onde eu começo?

    Grata

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