Como agregar valor no serviço de contabilidade

Você sabe o que é mercado contábil sensível ao preço? Hoje eu vou explicar a você um pouco mais sobre isso, acompanhe.

O que significa mercado sensível ao preço? É o mercado onde os consumidores dos serviços de contabilidade consideram o preço uma grande atração e usam como fator determinante para a sua escolha, principalmente porque eles não se dão conta do que representa realmente pra sua empresa o serviço de contabilidade.

De uma certa forma a contabilidade é algo que eles precisam e eles sabem disso, eles encaram que aquilo realmente faz parte do que é necessário para manter a sua empresa em funcionamento. Mas eles não conseguem enxergar a diferença quando falamos em serviços contábeis e consequentemente usam o preço como processo de escolha.

Assista:

Então se você por exemplo trabalha em mercados que são sensíveis a preço, é muito difícil que faça um trabalho de agregar valor pra esse mercado, eu já falei isso num outro vídeo e esse é um assunto bem polemico ok?

Eu vejo constantemente colegas contábeis que batem na tecla de que você tem que vender valor! Realmente você precisa vender valor, mas você tem uma limitação quando se trata de quanto é que o seu cliente está disposto a pagar pelo valor em relação ao seu serviço, quando comparado com outros serviços.

Muitas vezes você atribui um valor maior pela qualidade de serviço que você presta “cobro mais porque eu ofereço um serviço de qualidade” e acha que isso serve como justificativa para um valor maior, mas meu amigo você conhece alguém que fala pro mercado que não oferece um serviço de qualidade? Quer dizer que se oferecer um serviço barato é porque não tem qualidade?

Você na verdade você precisa tomar muito cuidado com esse tipo de discurso, porque as vezes o que imagina que é um diferencial para agregar valor, não é percebido pelo mercado como um diferencial mas sim como uma exigência mínima para prestação de serviços, como no caso da tal qualidade.

Dicas para agregar valor ao serviço contábil

É muito complexo hoje criar uma estratégia para agregar valor. Eu gostaria que não fosse assim, porque eu também sou empresário contábil, mas eu tenho que te falar a realidade, e você precisa encarar o fato de que hoje vender valor para o mercado contábil não é fácil ok? A partir do momento em que olha para mercados que são mais sensíveis a preço, é mais difícil você fazer uma estratégia de venda de valor.

Anderson, mas então onde eu posso encontrar mercados que são menos sensíveis a preço? Você vai encontrar justamente esses mercados onde o preço da contabilidade é mais alto.

Essas pessoas que contratam o serviço onde o valor da contabilidade é mais alto, eles precisam de mais valor agregado, eles utilizam por exemplo os relatórios que nós entregamos, os relatórios contábeis que nós proporcionamos para tomadas de decisão.

Entenda que uma coisa é você oferecer para o seu cliente um relatório que é disponibilizado uma vez por ano, onde você vai mostrar dados do fechamento da contabilidade, outra coisa completamente diferente é você agregar valor oferecendo um relatório mensal, por exemplo, para o seu cliente.

Outra coisa que se torna um diferencial ainda maior é agregar valor oferecendo o relatório mensal e oferecer ali por exemplo uma análise especifica do negócio dele. Como aquele relatório contábil apresenta dados específicos para o negócio dele com gráficos, tabelas demonstrativas e tudo mais que possa auxilia-lo.

Uma outra coisa que você consegue usar como diferencial para agregar valor ao serviço é oferecer esse relatório mensal, oferecer também essa análise, e por sua vez também uma apresentação visual para o seu cliente, uma reunião de discussão dos negócios do seu cliente, então nesse caso você vai agregar muito mais valor.

Quando você olha para o mercado que é sensível a preço, e que está acostumado a pagar por uma contabilidade muito mais baixa, esses tipos de “benefícios” não agregam muito valor pra ele, porque ele não está muito preocupado com o relatório contábil.

Vamos ser sinceros, ele não sabe ler um relatório contábil e muitas vezes a operação dele é muito bagunçada, então ele vai dar muito mais valor a uma análise financeira que não é uma análise contábil, nessa análise seria  considerado o caixa dele atual , a movimentação que ele tem no caixa, toda aquela situação especifica que uma gestão financeira oferece, você pode utilizar um serviço de sistema hoje pra isso, é mais fácil do que propriamente um relatório contábil.

O que você precisa entender exatamente, é o que vai agregar valor real para o seu cliente, porque no discurso é muito fácil.

Mas na prática é muito diferente, quando pensa na frase “você precisa vender valor” tem que pensa que para atingir esse objetivo você precisa aprender com quem está te ensinando as coisas na pratica.

Quer agregar valor ao preço dos seus serviços? Quer ter melhores resultados na contabilidade? Então comece a fugir desse tipo de mercado que é muito sensível a preço e vá para mercados onde o valor agregado vai ter muito mais poder no processo de negociação com o seu cliente, é a dica que deixo pra você aqui

Tem alguma dúvida sobre marketing contábil?

Manda a sua dúvida pra mim eu estou a sua disposição, será um prazer atende-lo e esclarecer qualquer questionamento.

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