Separe os clientes da sua empresa contábil

Hoje vou explicar a vocês o porquê não deve misturar clientes do Lucro Real com clientes do Simples Nacional na sua carteira de clientes numa empresa contábil. A forma que você vai interagir e atender essas classes de clientes é completamente diferente, e se torna um processo muito arriscado quando você decide trabalhar com mistura de clientes, porque na verdade é você que acaba saindo perdendo com isso.

O primeiro problema que vai enfrentar é com relação a sua equipe, a sua equipe não vai conseguir distinguir a diferença entre um e outro, então por conta disso acontece muito de um cliente do Lucro Real ser atendido da mesma maneira que um cliente do Simples Nacional.

O tempo que você precisa se dedicar ao Simples Nacional, acaba sendo o tempo que dedica ao Lucro Real ou vice e versa. O seu funcionário facilmente acaba menosprezando uma atividade importante do Lucro Real por não entender essa diferença.

Assista:

Outro problema é que fica difícil colocar um preço na prestação de serviços, como você trabalha com mercados completamente diferentes. Uma empresa do Lucro Real vai te custar dez vezes o que te custaria por exemplo uma empresa do lucro presumido, pode até ser que tenha outras variáveis de valor, isso você que vai ter que precificar, mas torna-se mais fácil de colocar um valor nos serviços quando você trabalha somente com o Lucro Real por exemplo. E porque fica mais fácil? Fica muito mais fácil, porque você já tem uma expertise para dar esses preços, para avaliar, o risco e qual é a atividade que está dentro desse trabalho que vai ser prestado dentro dessa empresa.

Faça a segregação da sua carteira de clientes

A dica que dou hoje a vocês então é pra que você faça a segregação da sua carteira, você trabalhe de forma segmentada para que você possa então ter uma carteira de forma melhor adequada para o seu negócio. Eu no passado já trabalhei com carteira misturada e realmente não é legal em relação a isso.

Uma terceira coisa que você precisa entender, clientes do lucro real consomem muito mais tempo do seu trabalho e da sua equipe, então o seu tempo para conseguir escalar o seu negócio no lucro real, ele é muito menor, muito menor mesmo. Porque é muito menor? Porque você vai ter que dedicar muito mais tempo, vai ter que estar de forma presencial no seu cliente, vai ter que se reunir com ele e no simples nacional você não precisa fazer isso.

APRENDA ESTRATÉGIAS DE MARKETING CONTÁBIL

No lucro presumido você vai fazer algumas vezes, isso não significa que não vai se reunir com a empresa do simples nacional em hipótese alguma, você pode até se propor a se reunir caso isso faça parte da sua estratégia de negócio, mas não tem como negar que a diferença de trabalho é significativa.

Portanto quando você trabalha com essa separação, fica muito mais fácil. Hoje nós temos vários exemplos de empresas que fizeram esse processo, empresas que estavam misturadas e conseguiram se separar, inclusive empresas foram separadas em duas formas de negócio diferentes.

 Não atendemos Lucro Real

Encontramos também empresas que simplesmente deixaram de lado as empresas relacionadas ao lucro real, nesse tipo de caso se inclui a minha própria empresa contábil, a Tactus, onde nós paramos de atender empresas do Lucro Real. Inclusive agora na virada do ano, nós perdemos um cliente simplesmente porque ele era Lucro Presumido e queria passar a ser Lucro Real e nós dissemos pra ele que não, e nós não o atendemos.

Em casos assim preferimos perder o cliente, que era um cliente até significativo no lucro presumido para nós, mas eu realmente prefiro assim. Esse tipo de cliente foge do meu modelo de negócios, eu vou me apegar ao meu modelo de negócios, que é o que vai me alavancar realmente no mercado.

Hoje nós atendemos aqui empresas do Simples Nacional e algumas empresas do Lucro Presumido, a nossa carteira do Lucro Presumido é significativamente bem pequena quando comparada a nossa carteira geral composta por empresas do Simples Nacional, porém nós temos toda uma estratégia para atender de forma mais rápida e satisfatória possível esses clientes, e eu não conseguiria aplicar essa estratégia se eu estivesse atendendo as empresas do Lucro Real ainda.

Então pense nisso, a dica desse conteúdo de hoje é para que você faça essa separação da sua carteira.

Muito sucesso,

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.