Redes Sociais e WhatsApp em Escritório de Contabilidade

Hoje vou falar um pouco sobre uma dúvida que chegou até a mim, como lidar com o uso de redes sociais e de celulares durante o expediente.

A pergunta que chegou pra mim foi a seguinte: “Anderson você é a favor ou contra a utilização das redes sociais ou do celular durante o expediente?”.

Como resposta a essa pergunta eu entendo que na verdade não se trata de uma posição negativa ou positiva sobre isso. E sim do uso do bom senso. E estou me referindo ao bom senso da empresa e do colaborador.

Porque o bom senso da empresa? Hoje muitos empresários tem uma visão muito “passada”, retrógada em relação a como lidar com os seus colaboradores.

Pode usar o Facebook no Escritório Contábil?

Muitos acreditam na visão antiga que impedindo um funcionário de entrar no Facebook esse funcionário terá uma produtividade maior, mas não é bem assim.

Essa proibição não significa que você terá funcionários mais comprometidos e que eles ficarão 100% focados, eles podem não estar “logados” no Facebook, mas enquanto estão trabalhando no escritório de contabilidade a cabeça deles pode estar em um lugar muito distante. Ou simplesmente eles ficarão insatisfeitos com relação às condições de trabalho.

Principalmente quando você trabalha com essas gerações mais jovens, como no nosso caso aqui na Tactus que temos funcionários que tem 19 anos, são pessoas jovens que estão ligadas a essa questão de redes sociais. Mas veja bem, não limito somente aos jovens isso. Eu tenho 42 anos e utilizo e outras pessoas que trabalham aqui utilizam a rede social também.

A nossa própria empresa a Tactus utiliza as redes pra fazer a venda dos seus serviços e poder trabalhar com seu público alvo.

Então não teria sentido impedir um dos meus funcionários que acesse as redes sociais ou o Youtube, por exemplo, que é o maior canal de comunicação da nossa empresa hoje.

Agora aqui na Tactus o que é levado em consideração? Levamos em consideração a produtividade e o foco que o colaborador tem. Todos os nossos colaboradores trabalham com duas telas, então caso ele coloque um pequeno vídeo num canto da tela, consideramos que desse ponto de vista não vai atrapalhar o seu desempenho.

Netflix liberada para os funcionários

Nós temos colaboradores que assistem a séries completas da Netflix e não temos nenhum tipo de problema com isso.

Inclusive nós temos uma internet direcionada somente a esse tipo de uso aqui dentro, temos a internet que nosso servidor utiliza e essa outra que é usada especificamente pra isso.

netflix

Então eu quero te dizer que eu sou a favor sim de que se permita que os colaboradores utilizem as redes sociais e celulares, mas que tenham bom senso ao fazê-lo.

APRENDA A GERIR SUA EMPRESA CONTÁBIL

Se nesse uso você começar a perceber que as coisas não estão “rendendo” ou saindo do seu controle, também sou a favor da interferência, de que você faça alguma coisa, estabeleça algumas regras.

Essas regras não podem ser engessadas ou que fazer que seu funcionário se sinta proibido ou podado. Acho que é uma saída interessante para que você possa ter profissionais satisfeitos, executando um bom trabalho dentro do seu escritório de contabilidade.

O que você tem que entender é que nos tempos de hoje não há mais como dissociar as pessoas das redes sociais. É claro que algumas pessoas não ligam pra isso, mas grande parte das pessoas está sim ligada ao que está acontecendo no Facebook, aos vídeos que estão rolando na internet e etc.

Não crie um clima de proibição dentro do seu escritório de contabilidade, você vai sair perdendo se for uma pessoa muito restritiva com essas questões.

Essa é a minha opinião como gestor de uma empresa contábil e é claro que você pode ter a sua diferente.

Sucesso sempre!

Anderson Hernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.