Abrir Escritório de Contabilidade em Bairro

Hoje vou falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens que você tem ao montar o seu escritório de contabilidade em uma região da periferia. Quando você abre o seu escritório de contabilidade numa região de periferia não tem os custos altos de instalação que tem no centro da cidade e para quem está começando isso faz uma grande diferença.

Há 20 anos quando eu comecei meu primeiro escritório de contabilidade foi em uma região periférica. Ele ficava na minha casa mesmo, e a minha casa ficava numa rua em que não era nem asfaltada. Estou expondo isso para que veja que eu comecei num lugar com a infraestrutura bem baixa onde eu nem pensava em internet ou outros recursos facilitadores.

Nós ficamos por muito tempo atendendo a essa região e ainda temos alguns clientes lá, não são muitos, mas atendemos desde aquela época ate hoje. Só que a nossa maneira de atendê-los mudou, hoje em dia eu não faço mais visita a esses clientes como fazia, tudo é resolvido e monitorado de maneira on-line.

Escritório contábil em bairro

Quando me refiro a escritório em periferia eu quero deixar claro a você é que vou destacar características de mercado, por haver diferenças. Em nenhum momento tenho a intenção de desmerecer o fato de alguém ter um escritório em um bairro ao invés do centro da cidade. Minha intenção é deixar a minha visão em relação a isso, para que use a minha experiência quando for avaliar os fatores para montar seu escritório.

Vamos falar um pouco então sobre as principais características e particularidades de um escritório de periferia.

Quando você tem seu escritório na região do centro, toda a operação com os seus clientes é mais impessoal, você não tem acesso fácil a esse cliente, e geralmente tudo é resolvido de modo on-line hoje em dia. Já na periferia você tem mais acesso a esse cliente porque ele esta do seu lado, o seu público será basicamente a vila onde trabalha e as empresas próximas dali.

Assista:

Um fato comum é que tenha um escritório numa sobreloja ou em prédios comerciais pequenos, esses lugares são mais acessíveis aos seus clientes, o seu escritório de contabilidade deve ser próximo de onde as pessoas têm comércio, porque é esse público que vai atender. Quando um cliente precisar ele vai vir te procurar diretamente.

Diferenças de Mercado Contábil

Outra característica presente nesse tipo de mercado é que você acaba agregando serviços que fogem dos serviços contábeis. Atualmente essa quantidade é bem menor, mas existem ainda escritórios que prestam serviços adicionais como a parte de informática ou ate com uma máquina copiadora por exemplo. Às vezes clientes avulsos te procuram para que faça um contrato de locação à parte.

As empresas que você vai atender serão geralmente de porte menor, mas tem uma demanda significativa de trabalho, como por exemplo, um depósito de material de construção. Um depósito desses tem de cinco a dez funcionários no mínimo e você muitos serviços para cuidar. Mas ao mesmo tempo, você não consegue alcançar uma margem de lucro que alcançaria na parte central.

Um cliente um dia me disse que preferia ir ate o centro para ser atendido, pois sentia que o atendimento era diferenciado. Ele tinha em mente que por nosso serviço ser na região periférica ele tinha menor valor agregado, mas isso não é verdade. O que é preciso é que tenha um escritório adaptado para a região que está localizado.

Todo esse papo tem haver também com a questão da estrutura, quando você pensa em uma para a região periférica você precisa de uma estrutura condizente com o seu cliente, ou seja, você tem que ter a sua estrutura com a “cara” do seu cliente. Não adianta fazer um prédio muito elaborado para atender empresas numa região de periferia, pois ele pode ter a impressão de estar pagando mais caro no seu serviço por conta da sua estrutura, mesmo que isso não seja real. Já tivemos vários clientes que fizeram uma grande estrutura e o resultado não foi bom justamente por isso.

Contratando equipes de profissionais

Outro cuidado que você tem que ter é a com a sua equipe. Geralmente na periferia as empresas dão preferencia por contratar quem mora perto, para o desgaste ate o trabalho ser menor e também o gasto com condução, mas às vezes não encontra profissionais capacitados o suficiente tão perto. Na Tactus, por exemplo, nós temos colaboradores que tomam duas ou mais conduções para chegar ao trabalho isso porque meu escritório é no centro. E uma região periférica que é um pouco mais contramão seria realmente inviável, pois seriam várias conduções e o funcionário acaba chegando desmotivado e cansado ao trabalho.

Fotos_0035

Outro ponto positivo de um escritório na periferia é que a margem salarial tende a ser um pouco mais baixa, então seu custo trabalhista será inferior ao do centro. Porque como a maioria dos seus colaboradores tende a trabalhar perto de você, não utilizam vale transporte, por exemplo, e outros fatores que podem influenciar.

Mas não se engane ao contratar as pessoas por um valor muito baixo, pois no mercado contábil o que conta é a qualidade da sua equipe, só assim vai conseguir desempenhar um serviço satisfatório ao seu cliente. Então vale a pena pagar um pouco mais quando a mão de obra da sua equipe tiver uma maior qualidade.

Oportunidades para empreendedores contábeis

Eu trabalhei e morei muito tempo na periferia. Então eu posso garantir que ha um campo muito grande de atuação nela, hoje em dia existem muitas empresas e muitos tipos de negócio, mesmo diante de um cenário de crise do país eu observo que muitas empresas que existiam na periferia na região onde eu atuava ainda estão lá funcionando.

Esses empreendedores geralmente começam seus negócios em imóveis próprios devido a isso eles têm um custo inferior de atendimento. Assim eles não têm gastos com aluguel ou outros insumos que encarecem a prestação de serviços.

O que você deve considerar quando analisa onde vai abrir o seu escritório é se vale a pena pra você esse custo menor. Você tem que se encaixar no padrão de clientes que você vai atender na região.

abri-meu-escritório-contabil

De certa forma você cria uma restrição de empresas que podem ser atendidas, pois são perfis de atendimento distintos. Só que deve pensar se vai compensar também financeiramente pra você abrir esse escritório de contabilidade no centro, pois como disse há muitos gastos adicionais envolvidos.

Deve pensar também qual será a forma que vai lidar com esses clientes, será de uma forma on-line ou mais pessoal?

Não tem como escapar, você tem que analisar todas essas vertentes para ver se realmente um escritório na região periférica é mais adequado para você.

O que eu quero deixar claro é que você pode chegar muito longe!

Não importa se vai começar com um escritório no centro ou na periferia.  A única coisa que tem que entender é como vai conseguir conquistar os clientes que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.