Fatores Motivacionais para Funcionários

Nesse artigo vamos falar sobre como motivar funcionários. Hoje você que é um empreendedor tem na sua empresa alguns fatores importantes, falarei um pouco deles.

Os fatores ambientais são os que unem tudo aquilo que temos a nossa volta. Eles têm uma influencia direta sob o seu colaborador e sob cada pessoa que trabalha na sua empresa.

Esse tipo de fator engloba coisas como a remuneração, pois se não há uma remuneração adequada para a atividade que o colaborador esta exercendo dentro da sua empresa, será muito difícil construir a motivação desse profissional.

Mas a remuneração não resolve todos os seus problemas. Você pode e deve oferecer uma boa remuneração para o seu funcionário, só que tem que contar com outro fator importante que é o clima organizacional.

Assista esse vídeo no Canal do YouTube da Tactus:

Se a sua empresa contábil não tiver um clima equilibrado e agradável será difícil manter a sua equipe motivada.

Você pode influenciar esse clima com pequenas mudanças na rotina da empresa, dando liberdade a cada funcionário, permitindo que eles sintam-se respeitados e livres. Uma dica de como fazer é liberando, por exemplo, as redes sociais se possível.

Cada um sabe que tem responsabilidade de produzir, e se você proibir ele isso vai se tornar um desafio para que ele faça escondido ou tenha raiva de você por priva-lo de uma coisa tão simples.

Você também deve ter bastante atenção com a orientação prestada aos profissionais, deve sempre procurar formas de melhorá-lo. Tratar o seu funcionário de igual pra igual e respeitosamente também é um fator determinante para a boa relação e bom ambiente.

Como lidar com seus funcionários

No decorrer do meu trabalho ao longo dos anos, já ouvi queixas de profissionais que não conseguiam falar com o seu chefe direto ou com o diretor eram pessoas tidas como blindadas dentro da empresa, por causa do título de chefe e não olhavam pra nada que não estivesse acima deles.

Sei de empresas onde o chefe passava  sempre pela sua equipe sem ao menos dar bom dia a eles.

Quando for tratar alguém se coloque no lugar dele, e entenda que pequenos gestos podem te tornar cada dia mais vencedor, e isso não é uma postura que deve ter somente no mundo corporativo, devemos agir de forma humana com as pessoas que nos cercam.

Homenagem do Claudio Mendes da Tactus Contabilidade Online:

motivação de funcionario

Treinando seus funcionários

Outra coisa que faz muita diferença é o treinamento oferecido ao seu funcionário. É preciso treinar e preparar o seu colaborador para que atenda de maneira satisfatória seus clientes.

Quando você não investe nesse lado, os funcionários acabam se acomodando, não percebem que a empresa investe neles.

Muitos empreendedores tem medo de treinar o funcionário, aperfeiçoá-lo e com o tempo perder ele para outra empresa, não tenha esse tipo de receio. Você pode sim perder o funcionário, mas acontece, são as normas do jogo.

Só que em qualquer circunstância ficar com um funcionário sem treinamento e acomodado vai trazer problemas bem maiores. Com esse treinamento que você vai oferecer o atendimento ao seu cliente vai melhorar consequentemente a qualidade do serviço que você presta também.

Quando uma empresa contábil oferece oportunidades de aprendizado o funcionário se sente mais motivado sempre.

Um fator ambiental que também faz diferença são os benefícios que não estão ligados diretamente à remuneração, mas que trazem satisfação ao funcionário.

Oferecer um ambiente de trabalho diferenciado

Pequenas coisas, como um lanche que é deixado a disposição, um lugar para descanso, um suco à vontade. Coisas simples que melhoram o dia a dia dele e pra você não são onerosas, pelo contrário terá uma equipe muito mais produtiva e feliz.

Um modelo que gosto muito é o dos startups principalmente pra quem trabalha na área administrativa, como é o nosso caso aqui. Nesses modos o ambiente é completamente liberal em aspectos importantes para o funcionário como uso de redes sociais e etc.

ambiente para funcionarios

Esse ambiente tem regras claro, mas ele proporciona aos funcionários benefícios que são difíceis de ser vendidos. São pequenos cuidados para o bem estar diário do seu funcionário que diferem uma empresa de outra, ele se sente bem com um ambiente preparado pra ele, você teve esse cuidado.

ambiente de trabalho

O quanto à empresa se importa com o bem estar do funcionário está ligado à parte humana. Você deve observar que tipo de beneficio pode dar a esse funcionário e então começar a melhorar as condições de trabalho e assim motivar a equipe.

contaazul

O funcionário desmotivado

Porém quando se trata do fator individualizado do funcionário, existem problemas que não estão na empresa, à pessoa carrega com ela, está nela.

Não adianta melhorar a remuneração para uma pessoa que esta mal com ela, que vive de mal com a vida e é desmotivada por natureza. Você acha que vai resolver com alguém benefício à vida de uma pessoa que acorda reclamando e tudo é um sacrifício ou obrigação chata pra ela, assim como o trabalho.

Você não vai resolver a vida dessa pessoa por mais que você procure formas de dar a ela a melhor condição, ela sempre vai arrumar do que reclamar. Mesmo que mostre resultados positivos para ela, ela encontrará um porem. Ela sempre vai achar um defeito. Não perca seu tempo com esse tipo de pessoa.

O problema esta nela e só ela pode resolver!

Cada um de nós possui aspectos particulares e ninguém consegue entrar na mente do ser humano e como se fosse um arquivo mudar esses aspectos e concepções, por mais bem intencionada que a pessoa que o fizer esteja.

Você pode sim orientar, mostrar o caminho que a pessoa deve seguir. Mas esse desejo de mudança e melhora deve partir da pessoa que tem esse problema, caso contrário serão esforços em vão. Nenhum fator motivacional muda isso.

Cuidado com influências negativas na equipe

Como um empreendedor você deve contratar funcionários colaborativos com o meio e com o ambiente, agindo assim vai fazer um favor pra você e para os outros funcionários, afastando gente que arruma problema para tudo da sua empresa. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas, negativas onde nada está bom.

Entenda isso como uma realidade de mercado, mesmo que esse funcionário ranzinza seja o seu melhor funcionário técnico, o custo benefício não vale a pena.

APRENDA COMO GERIR SUA EMPRESA CONTÁBIL

Qualquer um dos funcionários pode ser treinado para que exerça a função dele, mas você não vai conseguir mudar a personalidade dessa pessoa de mal com a vida, e isso vai acabar afetando a todo mundo e te fazendo perder funcionários porque a convivência se torna impossível.

Temos que entender que as pessoas passam por problemas e ninguém estará feliz todos os dias, mas como um líder saiba que as suas caraterísticas comportamentais vão influenciar seu redor.

Tenha como prioridade na sua empresa treinar as pessoas para que sejam melhores tecnicamente, mas escolha pessoas com uma personalidade agradável para trabalhar. Assim terá uma equipe feliz e motivada.

1 Comentário


  1. Muito boa referência de texto parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.