Contadora de Sucesso

Estive em Brasília e fui gentilmente recebido pela Lilian, proprietária da Eficaz Contabilidade, que é um escritório de contabilidade que já atua há doze anos nesse mercado.

Ela tem uma história muito interessante como contadora, pois não tem sócio e dá andamento ao seu escritório de sozinha, contando com o suporte de uma equipe operacional. Vou falar um pouquinho da história dela para vocês.

contadora-de-sucesso

Ela me disse que sonhava em ser contadora desde muito pequena, e assim que se formou montou uma empresa em Sobradinho – DF que é onde ela reside.

Ela tinha algumas dificuldades para tomar conta da empresa, porque na sua mente aquele era um escritório onde ela tinha que executar todos os serviços, ou pelo menos saber de cada detalhe que envolvesse qualquer departamento e seus clientes, ficando muito tempo presa a parte operacional.

Desafios na Contabilidade

Segundo ela o maior desafio que enfrentou foi quando resolveu montar o seu modelo próprio de negócio. Quando ela decidiu alavancar a sua empresa de contabilidade.

Para isso ela começou a frequentar seminários onde encontrou pessoas que já tinham obtido sucesso com os seus negócios e pode trocar experiências. Nós nos encontramos nessa época, e dei algumas dicas a ela de como proceder para sair da parte operacional e entrar na parte de gestão do negócio.

A partir daí ela foi se reconhecendo no mundo dos empresários de contabilidade. Hoje não tem muito contato direto com a área operacional, valida e assina seus balanços e toma conta de coisas que exigem mais responsabilidade técnica por conta da sua experiência e formação.

Esse movimento de passar para essa área de gestão ela vê como uma fase difícil que passou, mas que não foi um martírio, pois teve um avanço bem rápido. Ela me disse que em 2015 tomou uma decisão que marcou um novo capítulo em sua vida e principalmente em sua carreira.

Mudanças na Empresa de Contabilidade

Ela decidiu reunir a sua equipe e conversou com eles, mostrando que precisavam crescer e mudar, mas para que isso fosse possível ela precisava que eles desenvolvessem o operacional de maneira que ela confiasse no trabalho deles, podendo assim focar na parte estratégica, e eles toparam e vestiram de fato a camisa da empresa.

Então ela passou esse ano todo viajando e buscando conteúdo voltado para gestão empresarial.

Nos encontramos no Conescap em Recife:

conescap-recife

E ela reconhece que se hoje ela consegue administrar e gerir bem a sua empresa consegue também ajudar os seus clientes. Acredita que o papel do empresário contábil é esse, fazer a gestão dos clientes e ajuda-los com isso.

Quando entendemos o negócio do nosso cliente além dos números conseguimos dar uma ajuda eficaz, ficando atrás de uma mesa o tempo todo no operacional não conseguimos ter uma visão completa.

Hoje pra quem está iniciando como contador é importante também essa parte operacional, pois sem ela não terá experiência para resolver problemas. Muitas vezes quem começa não tem nem clientes suficientes para montar uma equipe.

Mas passada essa fase inicial é importante busca de aprendizados ensinando como cuidar da gestão do seu negócio. Com o tempo a sua própria empresa exige mudanças nesse sentido, senão você sempre vai ficar congelado como um prestador de serviços.

Hoje a Eficaz Contabilidade vem vivendo um excelente capítulo…

A Lilian é diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do DF – SESCON o que toma boa parte do seu tempo e também traz aprendizado a ela, dando a oportunidade de participarem de muitos eventos.

Lilian

Hoje ela tem uma equipe muito comprometida e capacitada em termos técnicos e tem confiança nas informações que elas passam aos seus clientes. Trata-se de uma equipe que veste a camisa da Eficaz Contabilidade eles acreditam que o sucesso da empresa os leva ao sucesso também.

Depois de compartilhar com vocês mais essa história de sucesso podemos perceber que com muitas técnicas de gestão, força de vontade e visão estratégica pode-se ir longe no mercado. Devemos nos descongelar como profissionais altamente técnicos e nos tornar profissionais mais estratégicos e voltados para a gestão.

E como ela mesma disse a vida é feita de capítulos e temos que construí-los ao longo da vida, observou também que sucesso para ela é vencer as dificuldades que tem no dia a dia. A cada manhã ela renova essa força e diz pra si mesma que vencerá, e tem dado muito certo.

A Lilian acredita que o empresário contábil pode ser um sucesso para seus clientes e um sucesso para o nosso país! Com força para mudar a história econômica, basta ter vontade e acreditar nesse sonho de ser diferente e proporcionar algo a mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.