Sholto Macpherson concede entrevista a Anderson Hernandes

A inovação diária do mercado é iminente, são apresentadas novas ideias a cada hora. A área contábil não foge dessa realidade.

Há alguns anos o conceito de contabilidade online surgiu, com a ideia principal de tornar a contabilidade mais prática e acessível para as empresas.

A tecnologia contábil traz uma revolução para os modelos atuais de negócio, traz a proposta que tudo pode ser gerenciado de qualquer lugar e também pode ser integrado, facilitando a vida dos contadores e dos clientes.

Tive a oportunidade de conhecer o australiano Sholto Macpherson, que esteve no Brasil para palestrar no Gescon em SP.

Sholto é especialista em tecnologia contábil e uma das maiores autoridades do mundo relacionada à contabilidade em nuvem.

sholto-macpherson-gescon

Ele entende que o uso da nuvem é uma tendência inevitável para a contabilidade online, pois reduz custos e o tempo dos contadores com o processamento e classificação de dados.

Com isso a conversa com os clientes passa ser proveitosa, a burocracia que os documentos em papel muitas vezes trazem é deixada de lado, e o contador tem acesso às informações de maneira online e rápida.

O uso dessas plataformas muda a relação entre cliente e contador!

Sholto palestra na sede do ContaAzul

No último dia 11 de Agosto o ContaAzul reuniu em sua sede em Joinville SC, centenas de pessoas incluindo seu time de profissionais e empreendedores contábeis parceiros.

Sholto fez uma palestra exclusiva para esses profissionais.

sholto-contaazul

Após o evento eu e o Gabriel Manes tivemos a oportunidade de realizar uma entrevista exclusiva com Sholto que proporcionou excelentes aprendizados para os empreendedores contábeis do Brasil.

Perguntei ao Sholto como serviços de contabilidade estão mudando com a tecnologia na nuvem, e ele respondeu o seguinte:

A forma que os contadores preparam os impostos está mudando, essa é primeira grande mudança baseada na automatização desse processo, nesse momento muitos escritórios de contabilidade têm processos manuais e a razão disso é a forma que os clientes lidam com isso.

Clientes não pensam muito sistematicamente sobre os dados que eles têm, e isso gera mais trabalho para os contadores. Essa nova geração de tecnologia ajuda os empresários a organizar seus dados os seus recibos de despesas, faturas e assim por diante e enviar todas essas informações para os contadores de uma forma mais fácil, facilita para inserir a informação dentro do programa de contabilidade e processá-la mais rápido, para que o contador com isso faça serviços mais úteis.

Como falar com o empresário sobre o porquê o seu negócio funciona de tal maneira e como fazê-lo funcionar melhor. Eu posso ver as tendências no Brasil, e claramente a mudança na contabilidade para a nuvem corresponde ao que está acontecendo no resto do mundo, onde ao invés dessa separação de empresário de um lado e contador do outro eles compartilham arquivos contábeis um com o outro, agora estão compartilhando um programa de contabilidade e eles podem olhar isso simultaneamente, e isso é fantástico tanto para o contador como para o empresário.

Isso significa que eles não precisarão perguntar onde estão os arquivos da contabilidade, se o cliente mandou, eles estão trabalhando e atualizados em tempo real até o último up-to-date do que está acontecendo no negócio, e isso diminui as perguntas. O cliente não tem que pensar o que está acontecendo com a empresa, qualquer um pode olhar para dentro e ver como está à outra parte.

Isso também reduz os problemas administrativos, pois não tem que ficar copiando de um lugar para o outro. E evita que tenha duas cópias, onde geralmente é a cópia que está com o contador será usada, isso vai para o departamento fiscal, mas o empresário também quer saber o que está acontecendo, e se o contador está fazendo mudanças nos arquivos. Assim ficamos mais perto da contabilidade em tempo real.”

Assista a entrevista traduzida:

Usar a contabilidade tecnológica automatiza tudo, diminuindo os problemas administrativos significativamente e atingindo o objetivo que é a praticidade e rapidez.

O Brasil enfrenta uma realidade onde essa inovação tem um espaço pequeno no dia a dia dos empresários. Mais de 90% dos empresários ainda controlam as suas próprias finanças sem um sistema de gestão.

Por mais que hoje o governo tenha utilizado a tecnologia digital, o empresariado ainda tem muito para avançar nessa mudança.

O empresário contábil precisa se adequar

Gabriel Manes perguntou para Sholto como o empresário contábil que está disposto a encarar a mudança pode agir para iniciar isso. E ele disse:

“O primeiro passo seria criar uma lista de todas as etapas principais em seu negócio. Teriam primeiro de recolher todas as informações para os clientes, quantos passos estão nesse processo, quantas chamadas para fazer e escrever tudo. Para que olhar e dizer o que poderia ser modificado, se existem muitos passos porque eventualmente existem aplicativos que podem ser usados e já existem em outras partes do mundo, que visam eliminar muitos desses passos.

Pensando bem, eu estou trabalhando nesse processo e eles precisam trabalhar para torná-lo mais rápido, então primeiro eles coletam os dados e em seguida a lista dos passos para o tratamento dos dados e a lista dos passos para os relatórios sobre os dados. Aí você começa pensando no caminho certo, porque muito disso envolve preparação para pensar fora do que você faz todos os dias. Há muito material novo lá fora, novas ideias, novas tecnologias, novos conceitos o maior problema é saber se você está aberto para elas.”

Nessa visita de Sholto no Conta Azul, ele apresentou um exemplo muito interessante para a equipe do e os contadores parceiros. Disse que uma empresa de contabilidade na Austrália tem um diretor que visa sempre melhorias para empresa.

MONTAR UM SERVIÇO DE CONTABILIDADE ONLINE [CLIQUE]

Para que isso aconteça de forma completa ele tem uma regra, todos os seus funcionários, contadores, recepcionistas e etc. devem anotar em uma lousa uma tarefa que desejam eliminar ou automatizar.

Por exemplo, a recepcionista: como controlar o alarme de segurança se esquecer de desligar ou se esquecer de ligá-lo. Esse tipo de visão é essencial. Sholto disse:

“O que é mais importante é que eles tentam automatizar isso. E essa é a ideia de melhoria contínua, e é uma coisa fantástica porque se você pensar sobre o que significa para o seu negócio cada melhoria deve reduzir o tempo para fazer as coisas e aumentar o impacto das coisas e se traduz em ganhar mais dinheiro para o mesmo esforço.”

A tecnologia com o uso de um sistema de gestão financeira ContaAzul torna os processos amplamente automatizados. As empresas contábeis enfrentarão nos próximos anos uma significativa mudança na forma como atendem o mercado.

Os serviços de contabilidade online estão crescendo significativamente e a procura por uma empresa contábil moderna e prática tem aumentado na mesma proporção.

O empresário contábil precisa contar com o auxílio de sistemas contábeis e serviços SaaS (Software as a Service) que simplifiquem a rotina de imput de dados e permita ter mais tempo livre para usar a informação como diferenciais nos seus serviços para os clientes.

sholto-macpherson-contaazul

É importante que o profissional contábil esteja sempre atualizado, e isso deve acontecer de forma contínua, às pessoas tem que entender a importância de acompanhar as mudanças no mundo digital.  A tecnologia de nuvem traz à empresa a segurança do serviço de contabilidade, pois ele pode acompanhar o que é feito de forma real.

E para o profissional da contabilidade isso traz a facilitação dos serviços, reduz os problemas com os documentos que devem ser apresentados e traz tudo para tempo real.

Contabilidade Online é tema em destaque dos eventos contábeis

A demanda para eu palestrar com temas relacionados a tecnologia, conquista de clientes pela internet e serviços de contabilidade online tem aumentado significativamente.

Isso está relacionado com diferentes fatores tais como:

  1. Empresários contábeis estão buscando entender como ajustar seus negócios a contabilidade online ou contabilidade digital, como alguns preferem chamar;
  2. Empresas de contabilidade online econômica estão avançando na conquista de clientes que buscam principalmente o preço como atrativo na contratação de serviços;
  3. Profissionais contábeis buscam entender como escolher e usar diferentes serviços SaaS nos ganhos de produtividade e melhoria na rentabilidade dos serviços contábeis.

Não resta dúvida que temos um novo cenário na contabilidade em que as tecnologias, necessidades e interesses dos clientes estão mudando rapidamente.

Não dá mais para ter uma empresa contábil com um visão retrógrada e despreparada para atender a nova geração de consumidores, a geração de novos empreendedores focados na tecnologia.

palestra-anderson-hernandes

Até o final de 2017 terei uma série de palestras em diferentes cidades do Brasil mostrando como a tecnologia tem mudado a forma como conquistamos nossos clientes contábeis.

A negociação e compra de serviços de contabilidade, o relacionamento com o cliente, o tramite de documentos e os processos internos das empresas contábeis estão mudando. O que resta saber é de que lado a sua empresa contábil estará.

Pense nisso!

Anderson Hernandes

1 Comentário


  1. Onde posso ver os estados que o Sholto estará palestrando aqui no Brasil, Anderson?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.