3 Erros ao Abrir um Escritório de Contabilidade

Quais os principais erros cometidos na abertura do escritório de contabilidade? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Eles estão principalmente relacionados com o fato do empreendedor decidir montar seu escritório começando do zero sem experiência necessária.

Montar escritório contábil sem conhecer as rotinas fiscal e contábil

O primeiro erro ocorre quando há a decisão de iniciar uma empresa contábil sem nenhum conhecimento técnico, prático em relação as rotinas fiscal e contábil de um escritório de contabilidade.

Não há como iniciar uma empresa sem o conhecimento prévio, você precisa ser no mínimo formado em contabilidade, isso engloba os seus estudos e o exame do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

crc_montar_escritorio_frente

Esse conhecimento plenamente acadêmico não é suficiente, ele é a base, mas o que você adquire na prática aplicado a empresa contábil é diferente.

Você não consegue aplicar o que aprendeu na faculdade integralmente, pois existem nuances e aspectos diferentes que encontra no âmbito contábil e fiscal que você aprende pouco na faculdade, como a abertura de empresa e legalização, você não tem praticamente nenhuma vivência, precisa entender que não da pra começar a sua empresa contábil sem conhecimento prático.

Esse aprendizado é totalmente possível, o que quero deixar claro é que não vai obter sucesso se começar uma empresa sem o mínimo de prática.

Para construir uma empresa com base sólida não basta apenas entrar com a cara e a coragem se não tem conhecimento pra empreender.

Você precisa de um investimento mínimo, precisa comprar equipamentos, montar o seu escritório.

Para esse início pode usar como local de trabalho a sua casa ou também pode trabalhar com coworking, você encontra ambientes voltados para o trabalhador autônomo, onde poderá realizar o seu networking com pessoas de diversas áreas, e terá a disposição uma estrutura para receber seus clientes com menor custo comparado ao aluguel de salas comerciais.

Poderá também abrir seu escritório de contabilidade no bairro, assunto já tratado em outro artigo.

Um dos pontos que precisa definir é qual o seu investimento inicial e quanto tempo levará a conquista dos primeiros clientes.

Eles não vão aparecer de forma mágica pra você, vai ser necessário que defina um ponto de equilíbrio, por exemplo, dez clientes para chegar a esse ponto e manter as despesas.

Para isso deve existir uma estratégia e ter calculado o tempo que isso vai levar, pois muitas vezes leva um bastante tempo.

Quando Abri meu Escritório de Contabilidade

Falando um pouco sobre a minha trajetória, para que conheçam um pequeno empresário, que começou com pouco e que deu certo.

Quando comecei na área contábil trabalhei primeiro no escritório de um colega e quando abri o meu passei seis meses com dois clientes, que trouxe do escritório que eu trabalhava.

abri-meu-escritório-contabil

Abri meu escritório na garagem da casa do meu pai, tinha menos de 15m² aproximadamente, e lá que eu comecei. Na época usávamos formulários, comprei a quantidade suficiente pra me atender, uma mesa usada, uma cadeira usada, depois eu comprei uma máquina de escrever e uma calculadora.

Foi aí que eu comecei, antes disso eu tinha uma avícola próxima a minha casa onde trabalhava com meu pai e foi quando nós vendemos essa avícola que pude dar início ao meu negócio.

Fotos_0035

Ele me deu metade do valor da venda, que não era muito expressivo, eu planejei e gastei aproximadamente 60% investindo em estrutura para escritório, material e etc. e os 40% restantes foram meu respaldo para enfrentar os três primeiros meses.

Com seis meses de escritório eu contratei um funcionário, com isso eu podia sair de porta em porta oferecendo os meus serviços contábeis. E com o tempo fui conquistando clientes, estudando, me aprimorando e tive sucesso.

Esse breve relato não quer dizer que deva fazer como eu fiz na época, o cenário era bem diferente do atual. Quero que compreenda que precisa de uma estrutura mínima pra começar.

Você precisa de uma estrutura mínima

Hoje precisa contratar um software, por exemplo, ter um equipamento, vai precisar montar um site, ter material de apoio como folders, cartões de visita. Além disso, precisa unir esses recursos numa estratégia para conquistar os primeiros clientes.

Tudo isso vai ter um custo pra você. Com um capital de investimento de dez mil reais consegue começar, basta que aplique o investimento de forma correta, mesmo que tenha só metade desse valor e já tenha equipamentos como notebook e opte por trabalhar em casa também é possível.

Só não consegue se for começar sem nada, todo negócio na sua fase de implantação tem custos e você deve ter respaldo pra isso.

Não aceite todo tipo de cliente

Outro erro bastante cometido envolve pegar todo tipo de cliente que surge.

Eu tenho alunos e participo de diversos grupos onde as pessoas me mandam ou publicam perguntas que demonstram claramente, até de maneira gritante que não conhecimento.

Algumas pessoas que estão iniciando pegam clientes e não conseguem nem classificar a qual tributação ele pertence, muito menos fazer a substituição tributária.

Outros ainda vão além, aceitam como cliente uma empresa do lucro real e não tem ideia de como começar.

O risco que corre pegando algo totalmente desconhecido é muito grande.

IMG_0342

(há mais de 20 anos como diretor da Tactus Contabilidade)

Em um curso não há como expor todas as possibilidades de empreendimento que uma empresa contábil poderia trabalhar, seriam centenas de itens e ninguém consegue absorver tudo isso.

Digo isso com propriedade, pois ministro cursos para esse público que está iniciando e oferecemos dentro dele, para que seja possível a compreensão, o mínimo que alguém precisa pra começar as coisas.

Por isso deve começar dentro daquele conhecimento que recebeu, vai começar com comércios de bairro, coisas mais simples, que não mandam mercadoria pra fora do estado, e que vendem direto consumidor final, ou com um prestador de serviços.

Sem experiência nenhuma não há possibilidade de atender uma empresa do Lucro Real, não cometa esse erro, você não vai conseguir nem fazer o cálculo de quanto cobrar de um cliente desses, é muito arriscado.

Ter uma empresa contábil é uma das coisas mais importantes que pode fazer na sua vida profissional se não for a mais importante.

É uma maneira de construir carreira, as empresas sempre precisam contratar empresas contábeis. – Anderson Hernandes

Por mais que existam contadores sempre haverá oportunidades para novas empresas, desde que seja usada estratégia certa. Essa estratégia inclui o conhecimento específico para o segmento de mercado, e conseguir de fato entender como se faz um processo de conquista de clientes.

imersao-novos-empreendedores

(Programa de Imersão Escritório Contábil na Prática)

Não se arrisque enfrentando um assunto que não domina você contrataria um cirurgião que nunca tivesse pegado em um bisturi? Você ficaria tranquilo para ser operado por uma pessoa que tem apenas formação teórica?

Se coloque no lugar do mercado, as pessoas não querem um profissional sem nenhuma experiência, se quiser alcançar sucesso precisa aprender e começar do zero.

Você pode aprender muita coisa com as empresas menores de uma forma fácil, sem comprometer o seu profissionalismo e prestando serviços de qualidade, para que com o tempo avance seu conhecimento chegando mais longe.

formula-negócio-contabil

Invista o seu capital inicial de maneira certa, sem gastar dinheiro desnecessariamente.

Muitas vezes pessoas que acabaram de abrir um escritório de contabilidade me perguntam qual tipo de sistema vão contratar pra controlar processos, isso não é nem questionável no início você não precisa disso, deve fazer você mesmo um script manualmente ou no Excel, por exemplo, do que deve fazer.

Você não tem necessidade de contratar um serviço web pra controlar processos.

Se quiser fazer tudo de maneira correta precisa pensar de acordo com o tamanho do seu negócio precisa desenvolver uma estratégia de acordo com o tamanho do sem empreendimento.

Quando entrar para o mercado contábil tenha uma visão moderna desse empreendimento, não crie um ambiente tenso ou carrancudo na sua empresa. Encare as coisas com responsabilidade, mas de forma leve.

A atividade contábil é estressante, mas ela não precisa te tornar infeliz. Se amar o que faz e encarar com competência e leveza vai ter muito sucesso!

Como posso te ajudar a abrir seu escritório de contabilidade

Temos uma série de cursos online e presenciais voltados a diferentes necessidades e objetivos. Você pode mandar um e-mail diretamente para minha assistente a Rebeca que ela vai colher as informações que precisamos para indicar a melhor opção de treinamentos para você buscar seu sonho.

Contato: rebeca@andersonhernandes.com.br 

Você só não abre seu escritório de contabilidade se não desejar, pois temos um programa completo de apoio para a sua jornada empreendedora.

Sucesso!

Anderson Hernandes

 

5 Comentários


  1. Tenho um escritório a 16 anos mas não sei o que acontece que é difícil de arrumar mais clientes tenho atualmente uns 25 clientes mas pagam pouco. Já fiz site, já distribui cartões
    Oi que tô fazendo de errado.


  2. Vou me formar no ano que vem e pretendo abrir meu escritório, não atuo na área porque não arrisquei abrir mão do salário e bom emprego na administração de uma pequena empresa. Estou ciente que preciso me preparar para abrir meu escritório e sei que isso demanda tempo para se ter um retorno considerável, gostaria de saber mais a respeito do curso e de ter ideias de como planejar meu futuro profissional como autônoma.


  3. Boa noite, então me formei a 3 anos qndo sai da faculdade, já possuo CRC mais
    Nunca consegui entrar no mercado de trabalho por falta de oportunidade, sou mãe de família, tenho 2 filhos e não posso dispor de tempo integral e ainda sim se o fosse precisaria de uma baba e alguém que ajude com as tarefas de casa por meio período e colocando na balança percebi não valer a pena o valor que oferecem de salário base. Para mim não dá! Sendo assim não consegui pegar pratica alguma da rotina de um escritório. Tenho muita vontade de começar de algum jeito, “Não qro jogar meu diploma no lixo”. Até comecei abrindo e dando manutenção em MEI mais como o sebrae faz esse papel fica difícil as pessoas se interessarem pelos meus serviços. Mais me senti tão bem de conhecer algo na pratica, de ir na prefeitura da entrada em um alvará, me senti de fato cumprindo minha profissão, apesar de ser algo tão pequeno!Gostaria de trabalhar até meio período até de graça “período que as crianças estão na escola” só pela experiência em aprender, mais nem assim consegui nada, já pensei até montar algo do tipo que evolvesse alunos a partir do 6•período e tbm conseguisse contadores que ajudasse; fosse uma escola pratica ou tipo que prestasse serviços gratuitos para população, como fazer uma declaração de imposto de renda( que não sei fazer, não aprendi isso n faculdade) até orientação e abertura e fechamento de empresas de pequeno porte. Pq acho que deve ser absurdamente comum essa pouco experiência; Ou ainda começar com empresas de bairro como vc citou em uma publicação mais como começar? E a Rotina de requerimentos, Prefeitura? E obrigações? Isso tudo me assusta muito!


  4. Se profissionalizar cada vez mais virou o meu objetivo.

    tenho um pequeno escritorio e quero cada dia mais crescer em qualidade e eficiencia .


  5. Boa tarde,

    Meu nome é Wilson, tenho 53 anos de idade, sou bacharel em Ciências Contábeis desde 1993, possuo o CRC desde o ano de 2000, porém, não atuei na área até a presente data, mas tenho um sonho de ter o meu escritório. Tenho feito alguns cursos de reciclagem tais como, Escrituração Fiscal Básica, Contabilidade Básica, etc. Preciso de uma orientação, por onde eu devo começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.