Abrir Escritório Contábil do Zero

Você sabe quais as principais dificuldades que vai enfrentar quando decidir abrir seu escritório contábil do zero?

Se pensar em começar do zero já não está a par de todas elas. Esse “começar do zero” é somente uma expressão, não é possível começar totalmente do zero, você precisa ter um conhecimento mínimo.

Esse conhecimento inclui no mínimo uma formação acadêmica, para que obtenha o seu CRC (Conselho Regional de Contabilidade), e possa operar de maneira legal.

Carteira do CRC

Conhecimento técnico necessário

O primeiro requisito é o conhecimento da parte técnica, na minha empresa a Tactus temos quatro áreas diferentes, cada uma é composta por um grupo de pessoas.

Temos a área contábil e fiscal, no nosso modelo essas duas áreas trabalham juntas, a área de Departamento Pessoal e a área de legalização de empresas.

Assim que pegamos um cliente que deseja fazer a abertura da empresa iniciamos o processo interno dele, isso inclui o dia a dia do fechamento desse cliente, a entrega do Livro diário, do Livro Razão, o balanço desse cliente e os impostos que ele tem que pagar tudo isso é processado dentro dessa área.

As pessoas que trabalham nessa área são profissionais que se especializaram ou já vieram preparados do mercado, conhecem as áreas onde atuam e as necessidades existentes dentro do mercado contábil.

Assista o vídeo:

Dentro de uma empresa de contabilidade essas áreas são muito específicas e bem delimitadas, então para que você tenha o seu escritório de contabilidade precisa ter o mínimo de domínio dessas quatro áreas.

Um dos erros mais comuns e recorrentes acontece quando uma empresa contábil que acabou de abrir quer começar atendendo um comércio de grande porte ou começar a uma atividade muito específica que provavelmente tem uma legislação individual aplicada a ela na qual o empresário contábil não tem domínio.

Essas pessoas não entendem porque não tem sucesso, e a resposta é simples, eles não foram preparados pra isso!

E assim não tem sucesso, por quê? Porque ela não foi preparada pra isso!

O primeiro conceito de que deve se apropriar é que a sua formação acadêmica não dará requisitos mínimos para que monte seu escritório, vai precisar buscar essa informação de modo complementar, uma formação prática.

Escritório contábil

Para encontrar essa formação prática existem algumas alternativas no mercado, uma delas seria trabalhar numa empresa de contabilidade que já está estabilizada.

Pode entrar como um funcionário, onde vai passar por um processo seletivo que vai procurar saber se vai contribuir com algo para o crescimento dessa empresa, não há como trabalhar num grande escritório apenas com o intuito de aprender.

Há muita reclamação sobre oportunidades para quem não tem experiência, oportunidades existem sim, é que hoje nós temos uma entrada anual expressiva de profissionais recém-formados, um processo de seleção rigoroso é necessário para contratação.

Adquirindo experiência em escritório de contabilidade

Mesmo que você trabalhasse em uma empresa contábil como acima citado, não teria todo conhecimento necessário, pois trabalharia especificamente em uma área.

Não haveria como trabalhar, por exemplo, na área fiscal, na legalização e na área contábil.

Você como funcionário, não pode passar alguns meses em cada uma das áreas para que possa adquirir a experiência necessária em cada uma.

rotina_na_pratica

No mercado atual se quiser buscar essa oportunidade vai encontrar uma grande dificuldade, isso tem que ficar bem claro pra você.

Existem profissionais que já são oriundos de algumas áreas, por exemplo, o profissional que trabalha na área fiscal e resolve montar um escritório, ele tem um conhecimento na área fiscal, mas não tem o conhecimento nas demais áreas.

Nesse caso ele vai ter que buscar esse conhecimento complementar em cursos ou fazer uma aliança com profissionais que têm o conhecimento nessas áreas.

Quando começa um escritório e tem uma pessoa junto a você, ou seja, um sócio, fica mais fácil essa divisão de tarefas.

Preparar tecnicamente é um dos grandes desafios para começar o escritório de contabilidade do zero

Imagine que uma das partes dessa sociedade faça o trabalho de abertura de empresas e tudo mais na área de legalização, o outro profissional vai cuidar da área fiscal e contábil e esse mesmo profissional da legalização vai atender as atividades do Departamento Pessoal, como o pró-labore dos sócios.

Se aprender a desenvolver as atividades dentro dessas áreas numa empresa contábil você pode montar o seu escritório de contabilidade. Mas deve reconhecer o seu tipo de conhecimento para trabalhar, se acredita não ter especificações suficientes deve fazer cursos específicos pra melhorar.

Nós oferecemos cursos de capacitação onde os profissionais que trabalham aqui na Tactus Contabilidade Online são especializados nas áreas que atuam ensinam tudo na prática.

 

Rotinas Fiscais Empresas do Simples Nacional

Não oferecemos cursos para atendimento de empresas do Lucro Real porque pela nossa experiência de mais de vinte anos no mercado uma pessoa que está iniciando no mercado contábil não tem condições e nem deve se arriscar atendendo uma empresa desse porte. 

Exceto se ela já tiver expertise nesse tipo de tributação.

Deve sempre começar atendendo empresas que têm operações simples, assim como o MEI, o Simples Nacional e empresas prestadoras de serviços.

Depois de prestar um serviço satisfatório a esse tipo de empresa deve começar a galgar outros conhecimentos específicos, como operações muito complexas, operações de atividades que envolvem muito mais conhecimento, esse não é o tipo de operação pra quem está começando.

Protegendo dos Riscos do Profissional Contábil

É importante a consciência de que o mercado contábil exige muita responsabilidade, se cometer um erro no controle da empresa do seu cliente terá uma situação que vai colocar em risco o seu registro, a sua atividade, também o seu financeiro, pode inclusive ter que responder judicialmente por esse erro e perante o próprio conselho de classe, então precisa ter cuidado em relação a isso.

Só que o fato de ter aprendido a parte técnica não é suficiente pra ter sucesso como um empreendedor contábil.

Não é somente a parte técnica que vai determinar seu sucesso como empreendedor, você precisa dominar a gestão da sua empresa, deve saber como captar os seus clientes, e como atender os seus primeiros clientes.

Treinamento para Empresário Contábil

Quando um cliente te procura para contratar os seus serviços, por exemplo, precisa saber como vai negociar com esse cliente, como é que vai lidar com as perguntas e as dúvidas dele, como vai fechar o preço e daí por diante.

Se você olhar pra todo o universo de atividades que envolvem um empreendedor contábil vai enxergar vários fatores que precisa aprender, não é uma tarefa fácil, mas é possível que monte o seu escritório de contabilidade e tenha sucesso, para isso precisa estar disposto a buscar o seu objetivo.

Você vai levar vários meses pra estudar e ter o conhecimento mínimo necessário, isso além da sua graduação.

Profissionais que abriram o escritório de contabilidade

Não faltam exemplos de sucesso no mercado de contabilidade.

O Paulo Oliveira por exemplo abriu seu escritório há 1 ano e já tem montou uma carteira de clientes.

Conheça mais sobre a história do Paulo [AQUI]

anderson-hernandes-paulo-oliveira

Assim que iniciar o seu escritório os primeiros cliente começarão a te procurar e tem uma chance enorme de errar nas primeiras negociações e propostas que fará aos clientes.

Isso aconteceu com o Paulo e também comigo, há muitos anos atrás.

Ser empresário contábil de sucesso envolve um aprendizado contínuo.

Dado esse fato revise sempre o conteúdo que aprendeu, assim consegue entender onde precisa melhorar e vai se ajustando.

A parte técnica segue a mesma linha, quando surgir um cliente fazendo alguma pergunta que você não sabe responder, não se desespere e busque a orientação de profissionais especializados.

Por exemplo, dentro dos nossos cursos online caso você contratou você contará com uma orientação específica, e assim possa orientar o seu cliente.

No seu caminho surgirão empresas que não estará preparado para atender, e não deve atender.

Não pode pegar segmentos de mercado para atender que não tem domínio, não conhece a parte técnica, como o Lucro Real.

Leia a história da Lilian da Eficaz Contabilidade [AQUI]

contadora-de-sucesso

Para começar a atender o mercado precisa ter um conhecimento mínimo, e para chegar a empresas desse porte se é que vai chegar, não porque não tem capacidade e sim por outras empresas serem mais rentáveis.

Existe mercado para todos esses segmentos e você precisa se preparar para tudo isso, o esforço que fizer e a determinação que vão vai influenciar realmente onde pode chegar.

Eu e a minha equipe temos uma estrutura para te ajudar!

Temos experiência de mais de 20 anos como empresa contábil, dificilmente encontraremos nos nossos alunos uma situação que a Tactus já não tenha passado antes, de um modo geral pra quem está começando tudo que precisa de bagagem de conhecimento temos disponível.

Comecei meu escritório assim:

abri-meu-escritório-contabil

Você deve saber como usar esse conhecimento, estudar e se empenhar em aprender como se empenhou para que pudesse se formar e se qualificar perante o CRC, obtendo o seu registro como profissional.

Depois desse processo surge outro desafio que é o de ser um empreendedor contábil.

Quer realmente se tornar um empreendedor contábil?

Tactus Contabilidade Online

Não se sente preparado ainda pra isso?

Procure por nossos cursos, vamos te dar o suporte necessário pra montar a sua empresa de contabilidade, confie no nosso trabalho.

Utilize o serviço que terá disponível sendo nosso aluno que com certeza, aos poucos, vai aprender os passos necessários e ter um negócio contábil de sucesso.

Como começar seu escritório de contabilidade do zero

Você pode sim começar seu escritório de contabilidade do zero e para isso nós temos programas que permite se preparar para esse objetivo.

Basicamente, para começar você vai precisar de uma série de cursos online nos aspectos técnicos do seu escritório e de um encontro presencial em nossa sede para tirar suas dúvidas.

Primeiro acesse esse link:

escritório-de-contabilidade
Nele você encontra 3 diferentes programas, baseado no seu investimento e interesse.
Indicamos pelo menos o Combo de Cursos VIP que tem um excelente custo benefício.

Esse será apenas o começo, mas vai aprender os aspectos principais da parte Fiscal, Contábil, Trabalhista e Departamento de Pessoal aplicáveis a MEI, Simples Nacional e Lucro Presumido.

Mesmo com esse conteúdo talvez ainda tenha dúvidas complementares e faltará segurança para começar.
Por exemplo, ver o funcionamento na prática de uma empresa contábil.

Por isso temos mais para te ajudar!

O Programa de Imersão para Novos Empreendedores é perfeito para você!

workshop-contabilidade-online
Serão dois dias incríveis comigo e com minha equipe para tirar todas suas dúvidas diretamente na nossa sede.

Veja [AQUI]

No Combo de Cursos Diamante você já ganha a participação nesse programa.

Com todo esse conteúdo e apoio você terá o essencial para começar. 
É claro que vai precisar aprender mais, porém isso fará parte da sua vida empreendedora no mercado contábil.
Novos Empreendedores Contábeis
Aprender sempre faz parte do nosso jogo!

Vem fazer parte do nosso grupo de novos empreendedores contábeis e aprender com quem tem o maior programa para profissionais contábeis que querem ter sucesso.

Qualquer dúvida pode fazer pelo WhatsApp (11) 9.5286-6769 no horário comercial.
Você está preparado para evolução contábil? Assista o vídeo:

Vem fazer parte do nosso time de novos empreendedores contábeis.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.