Contabilidade Online aliada ao ContaAzul

Recentemente participei da SESCON, que é um evento dedicado ao setor contábil.

Lá eu tive o prazer de assistir a uma palestra feita por Sholto Macpherson ele é jornalista de tecnologia aplicada a negócios, especialista em plataformas de contabilidade em nuvem.

Ele falou sobre a questão dos serviços online e como o mercado vê isso.

Foi uma palestra internacional que trouxe uma visão de mercado que agrega muito ao mercado nacional.

Conversando nessa oportunidade com o Vinicius Roveda CEO do Conta Azul ®, ele observou que a palestra do Sholto foi excelente, e que acha importante esse tipo de conteúdo estar disponível aos contadores no Brasil.

Os contadores atuais estão habituados aos antigos moldes e precisam mudar, inserido-se no meio digital de forma mais efetiva e fazendo parte de toda inovação.

Um dos pontos citados na referida palestra foi a questão dos procedimentos de forma online, como aderir a eles e manter a proximidade com o cliente.

Segundo o Vinicius Rodeva ele enxerga isso dentro do nosso universo contábil como um paradoxo, pois as vezes a maneira de pensar não é tão lógica , uma empresa pela internet passa a impressão de não se relacionar com o cliente.

sholto-macpherson-gescon

Ele afirmou que isso é um mito, pois usa de base o próprio Conta Azul®, ele tem observado a cada dia que isso não acontece.

Contabilidade Online com o ContaAzul

É possível executar um serviço de forma completamente digital e online e mesmo assim ter uma presença forte com o seu cliente, você pode humanizar esse atendimento, pode mostrar que as pessoas por trás desse sistema estão disponíveis para ajudar e muitas vezes até mais do que num atendimento presencial.

A relação digital estabelecida traz maior lucratividade do negócio, o empreendedor pode investir mais em pessoas e disponibilizar um atendimento totalmente pela internet.

Esse mito que foi citado na palestra como exemplo do que acontece em países mais desenvolvidos que o nosso, existem escritórios contábeis que falam uma língua mais divertida também.

Na prática eles entendem que nova geração de empreendedores existente hoje no mercado de certa forma busca uma relação diferente, inclusive com o seu contador.

Sholto Macpherson

A experiência de uma relação digital com o cliente vem se demonstrando em outros países, que estão mais a frente que o nosso, ser o futuro, onde você consegue manter a qualidade e prestar bom atendimento na contabilidade on-line.

Hoje o Brasil começa a se movimentar de forma efetiva em relação a isso.

Houve também uma comparação que visou demonstrar a aderência ao papel dessa geração que está passando comparada com a nova geração.

Ficou bem claro que essa nova geração não faz questão nenhuma do uso de papel, o Conta Azul® tem contribuído dentro desse contexto contábil não gerando mais papel, e de fugir dessa questão burocrática onde ainda existe um paradigma dentro da contabilidade sobre o uso do papel.

Esse tipo de adequação é importante, pois a geração atual não tem paciência para certos tipos de burocracia, que o empreendedor tradicional está habituado.

Deve-se considerar a mudança desse comportamento e entender que o papel é algo que não entra mais no script dessa relação.

O Vinicius disse que o que escutou na palestra é bem parecido com o que tentam implantar, e que vem dando certo há alguns anos, abolindo a necessidade do envio de papel.

Usam a tecnologia para integrar o serviço do cliente com o do contador, e também está integrado com o sistema do governo, assim todas a notas emitidas contra a sua empresa caem automaticamente no Conta Azul.

Sholto Macpherson

Lá estão cadastrados o fornecedor, o contas a pagar, isso acaba com a necessidade de digitação as informações ficam disponíveis para o contador de forma automática e o fluxo de papel a cada dia perde a sua necessidade, esse tipo de envio físico vai acabar em breve.

Um exemplo claro disso é a emissão do extrato bancário, onde você pode plugar o seu conta azul com a sua internet banking e automaticamente todos os dados do extrato bancário caem no seu conta azul, assim o extrato pode ser conciliado automaticamente com a contabilidade, o que é um exemplo claro que não há mais a necessidade de tráfego de papel.

O ContaAzul tem um plano de parceria para contadores:

parceria-contaazul

As tecnologias em mercados como o da Austrália o da Nova Zelândia e Reino Unido estão muito a frente das existentes no nosso país, porém existe tecnologia de qualidade disponível no Brasil, permitindo que os contadores tenham uma relação mais digital eliminando o papel.

Isso não é bom somente para conseguir atender a necessidade da nova geração de hoje, mas também é bom para a lucratividade do escritório contábil que no mercado é pressionado com preços.

Com essa otimização sobra mais tempo podendo ser aproveitado para pensar num nível de serviço que realmente gere muito valor pra essa geração que quer e precisa ter mais insights sobre o seu negócio.

Assim a relação com o contador se torna mais construtiva ajuda de verdade com os desafios de negocio que ele enfrenta, ele passa a olhar o empresário contábil como um consultor, uma pessoa pronta a ajudar nos desafios, assim ele terá prazer em aprender dicas que podem mudar o rumo do negocio desse empreendedor.

Depende de cada um acompanhar essa evolução, participar de eventos se aproximarem de empresas como o Conta Azul que está voltada para essa questão tecnológica e pode ajudar e acompanhar conteúdos agregando conhecimento e informação de qualidade.

Essas são dicas e maneiras de alcançar o sucesso no novo mercado contábil hoje disponível. Depende de cada um criar um mercado novo de contabilidade no país.

O Conta Azul está disponível para dar acesso pra quem está disposto a entrar nessa mudança de forma eficaz, se unindo com pessoas que tenham experiência, a fim de garantir um futuro eficaz ao mercado contábil.

Anderson Hernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.