O profissional da contabilidade de 2018

Um dos fatores mais importantes é contemplar se o planejamento que foi estabelecido no ano anterior foi cumprido, e se não foi partir daí identificar os motivos, mais significativo do que entender o porquê os planos não foram seguidos é entender os motivos que levaram a isso acontecer.

Este tipo de conhecimento é estratégico para obter sucesso em novas tentativas.

Depois de identificados tais fatores não há motivos para desespero ou para perder as esperanças, é possível evitar problemas na sua empresa de contabilidade para o ano que vem por meio de simples dicas que farão com que seus objetivos sejam reais dentro do seu planejamento.

Profissional da Contabilidade 2018

No ano de 2017 as empresas e colaboradores passaram por grande crise econômica e instabilidade política, diante desse cenário é importante avaliar o que esperar para 2018 e qual o impacto que as mudanças que ocorreram esse ano causaram para o setor de contabilidade.

Estamos encerrando um ano de desafios que forçou ao empreendedor e ao profissional contábil a lidar com a forte recessão econômica que está presente no país.

Esse problema refletiu diretamente no trabalho do profissional contábil, houve uma seleção dentro do mercado que exigiram diferenciais para que as empresas permanecem com esse profissional.

A crise e o mercado de contabilidade

Uma empresa espera que nesses momentos onde a crise é uma certeza, cada profissional mostre a sua capacidade de eficiência, de tomar decisões acertadas, evidenciando a capacidade de redução de gastos e potencializando os lucros.

Esperando contar com profissionais assim o empreendedor poderá enfrentar de uma maneira melhor os obstáculos que a situação do país impõe a ele.

O ano de 2018 traz muitas promessas e realmente gera expectativas reais de que será um ano economicamente incrível.

Muitos estudos mostram que a tendência é a volta do crescimento econômico do país, amenizando o cenário de crise e as dificuldades enfrentadas atualmente pelos empresários e colaboradores.

abri-meu-escritório-contabil

Porém para que seja possível aproveitar essa nova fase é necessário considerar um pequeno plano, colocando em prática algumas dicas relativamente simples que serão fator crucial para que o seu sucesso se torne real e exequível.

Eu estou no mercado contábil como empreendedor há mais de vinte anos, e como tal, já sobrevivi a inúmeros cenários e crises.

Levando em consideração essa experiência posso analisar e avalizar a melhor abordagem a ser tomada no ano que vem para que obtenha sucesso.

Fiquem atentos as três dicas que vão compor o conteúdo abaixo, elas podem facilitar significativamente o seu caminho.

Mais competitividade profissional

A seleção que um profissional enfrenta atualmente é muito mais criteriosa e infinitamente mais concorrida.

Para que esse profissional que precisa de um emprego alcance o seu lugar no mercado de trabalho deve se preparar melhor para concorrer no meio de toda essa oferta.

Essa preparação se torna ainda mais importante caso esteja procurando uma recolocação dentro do mercado de trabalho, para que isso seja possível é necessário saber como destacar diferenciais.

DICA NÚMERO 1

SE PREPARE PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE PROFISSIONAL

É preciso saber como construir uma apresentação adequada do seu trabalho para as necessidades da empresa, para que tenha a possibilidade de se recolocar em um mercado de trabalho que conta com profissionais que podem oferecer o mesmo serviço que você em troca de uma remuneração bem menor.

Um profissional que usa o fato de estar em uma empresa trabalhando há muito tempo para se encaixar em uma zona de conforto está completamente errado e correm sérios riscos.

Assista o vídeo sobre Zona de Conforto:

Essa é a hora de se perguntar onde pode melhorar.

O profissional deve considerar que esse é o momento certo para investir na sua carreira e aperfeiçoar o seus conhecimentos, agregar valor profissionalmente.

Todo desafio trás consigo oportunidades profissionais!

Preocupando-se com isso é possível construir um desempenho adequado e pode garantir de certa forma a continuidade da sua prestação de serviços para a empresa, garantindo o recebimento dos seus proventos e a continuação de atuação com sucesso no mercado que está inserido.

Junto a isso é essencial que consiga demonstrar os seus potenciais, sabendo trabalhar o seu marketing pessoal de maneira adequada.

Invista mais no Marketing Contábil

O marketing tanto o seu como da sua empresa é fundamental, se até hoje você não teve uma atenção especial, deve reconsiderar esse conceito.

A mudança da situação do país é o momento certo para que comece a pensar em tudo o que pode fazer para se destacar nessa questão.  

No mundo dos negócios contábeis, quem não investe no seu marketing contábil acaba ficando para trás.

Não existe mais a cultura onde o empreendedor espera que o mercado dê preferência a sua empresa e forma de negócio pelo simples fato de ter muito tempo de estrada ou uma empresa com tradição.

INVISTA FORTEMENTE NO MARKETING CONTÁBIL PARA AUMENTAR SEUS RESULTADOS

O mercado hoje busca inovações, marketing, diferenciais significativos que surgem quando uma empresa mostrar e convencer o cliente que ela é a melhor opção.

Vendas na Contabilidade

A concorrência como eu disse é muito grande, e ela traz uma grande quantidade de empresas de diferentes formatos e o consumidor provavelmente optará por aquela que trouxer maior facilidade ou benefício.

Esse diferencial que o cliente procura o marketing na contabilidade pode apresentar, pode fazer o processo de atração bem como o de fidelização de um cliente.

O mercado conta com profissionais e empresas excelentes e que tem feito um marketing significativo e satisfatório, destacando-se entre outras empresas, e com certeza esse tipo de ação agrega clientes para a empresa, com esse tipo de movimentação a sua empresa pode estar ameaçada dentro do aspecto concorrência.  

É necessário um trabalho de otimização para que colha bons frutos no futuro.

Mais exigência técnica dos profissionais contábeis

O segundo ponto a ser considerado contempla a exigência técnica.

Técnicos da área tributária junto a autoridades procuram oferecer às empresas meios de reduzir a burocracia e facilitar o relacionamento com o Fisco, essa é a chamada simplificação tributária, que é muito comentada hoje por empresários.

Essa simplificação conta com medidas administrativas que cortam custos das empresas proporcionando maior produtividade, tudo parece muito fácil, mas na verdade está longe dessa realidade na prática, pois enfrentamos uma realidade burocrática bem adversa a isso.

O que podemos perceber hoje é um movimento governamental contrário a todo esse processo de simplificação.

rotinas fiscais

Podemos usar como exemplo as mudanças que ocorreram no Simples Nacional, mesmo com a possibilidade que muitas empresas venham a aderir ao Simples Nacional em 2018, todo o processo que envolve os cálculos para chegar ao simples nacional não é nada simples.  

Como escritório de contabilidade deve estar sempre informado e atento a cada mudança que ocorre você deve se preparar para atender mesmo as pequenas empresas.

Com a internet tão difundida em todos os meios, isso permite um fluxo incalculável e intenso de informações, essa inovação permite que os clientes tenham mais conhecimento sobre os serviços que a sua empresa presta e bem como sobre possibilidades econômicas e serviços executáveis.  

O seu cliente com isso se torna mais exigente, ele tem mais conhecimento hoje e formas de se informar infinitamente maiores que tinha antigamente.

Se você não der uma informação correta hoje para o seu cliente ele vai buscar essa informação diretamente no Google ou em outra ferramenta de busca, e conseguindo essa informação vai tomar as suas decisões e perder a confiança em você e no seu trabalho.

Vídeo sobre tendências da contabilidade:

Empresas pertencentes ao regime do simples nacional vêm sendo bloqueadas no seu acesso simplesmente porque incorrem em situações que o governo criou o processo de bloqueio, e ai surge à necessidade de você que é empresário contábil mesmo que atendendo pequenas empresas se prepare melhor para essas exigências técnicas.

Cito essas mudanças sem incluir as especificidades pertencentes ao lucro real e outras atividades do lucro presumidas mais elaboradas, que exigirão um conhecimento ainda maior para que possa atender o mercado.

Você realmente se sente preparado para atender as exigências de mercado?

Se ainda não se sente seguro em relação a essa preparação técnica é o momento certo para que se prepare, se quer ter um ano de 2018 melhor é necessário que se prepare tecnicamente para isso.

Olhando de uma maneira geral, será um ano repleto de coisas novas, de atualizações, de conhecimento e de adaptações.

Será um ano em que os desafios agregarão cada vez mais valor a contabilidade e ao profissional contábil. 

As novas normas contábeis prometem significativas alterações para 2018, o ambiente contábil financeiro brasileiro pode ser considerado complexo resultado de um grande número de legislações e etc.

Uma das últimas mudanças significativas desse ambiente ocorreu há dez anos com a promulgação da Lei 11.638/2007, essa lei alterou profundamente a contabilidade brasileira, possibilitando o processo de convergência e adoção das normas internacionais de contabilidade. 

Porém, ela não afetou a grande maioria das empresas de contabilidade que atendem pequenas empresas.

Dentre todas essas mudanças, sob o ponto de vista de organizações teremos também um novo E-social.

O E-social se trata de um sistema com instrumento unificado de informações que se referem às obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias bem como distribuição de dados.

banner-rotinas-fiscais

Esse projeto é uma ação da Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Ministério do Planejamento e Receita Federal do Brasil (RFB), com desenvolvimento tecnológico do Serpro.

O E-social foi instituído pelo Decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014.

O ano de 2018 trará muitas mudanças inclusive nas pequenas empresas, esse é outro assunto que você deverá se preocupar em ter todas as informações possíveis para atualizar e orientar o seu cliente.

Usando de exemplo o Simples Nacional que é um regime facultativo de tributação que engloba micro e pequenas empresas, reunindo numa única guia de recolhimento o pagamento de tributos de uma forma única.

Ele foi instituído pela Lei Complementar n° 123/06 e sofreu profundas e diversas mudanças desde então.

Dentre essas mudanças teremos também o aumento da fiscalização em cima das pequenas empresas.

Isso estima que as investidas dos agentes fiscais aconteçam de forma mais intensiva, mesmo que não coloque o contribuinte na situação de fiscalização.

Relacionamento do profissional contábil

O terceiro aspecto ou dica envolve relacionamento.

É sabido pela maioria das pessoas que ninguém consegue ir longe sozinho, é preciso que criar relacionamentos estratégicos é conexões práticas para ajudar ter melhores resultados.

Dentro desse processo de relacionamento é importante que saiba que não é uma via de mão única, mas sim de mão dupla.

É importante ter sempre em mente que na mesma proporção em que vai receber é preciso que dê algo para essa pessoa ou grupo de pessoas que esta disponibilizando informações.

Eu vejo, por exemplo, que os empresários que estão investindo em relacionamento e também os profissionais que estão se relacionando melhor nesse processo, possuem hoje diferenciais competitivos, pois aprendem e trocam conhecimento aprendendo cada dia mais, conseguem dar e receber informações práticas.

Como motivar sua equipe:

Isso é muito valioso para as empresas da área contábil, pois a contabilidade é um setor que vive mudanças constantes, e essas mudanças envolvem desde a legislação até as tecnologias que são utilizadas para a apuração das demonstrações contábeis.

E sobre o ponto de vista empresarial essa troca de informações, faz com que possamos conhecer um pouco mais o que outras empresas contábeis fazem de diferente e como aplicar isso em cada caso.

Esse é o benchmarking!

De forma geral o benchmarking contábil consiste num processo de comparação e aprendizado.

Aprenda:

Dentro desse processo são verificadas quais as práticas adotadas pelo mercado, isso permite que avaliando outras estratégias possamos mudar as estratégias e convicções que usamos na empresa.

É um instrumento de gestão importantíssimo para qualquer organização, e é comum hoje encontrar empresas de grande porte que se valem diariamente dessa estratégia.

A combinação de todos os fatores positivos que essa estratégia pode trazer e o constante movimento que envolve os conselhos internacionais de contabilidade, que tem a intenção de unificar e até uniformizar a área contábil no mundo inteiro, uma alternativa assim como o benchmarking é uma das maneiras que podem ser mais bem empregadas para adaptações e melhorias.

Grandes partes das empresas de contabilidade costumam fazer o benchmarking através de congressos e outros eventos ligados a área, é uma ação cada dia mais comum.

Dessa forma é possível descobrir o que outras organizações fazem para superar os inúmeros problemas fiscais existentes no Brasil. Isso pode ser a linha de partida para a mudança de paradigmas de atendimento.

Tactus Contabilidade Online

Toda essa contribui para que alcance os seus resultados, por isso deve se conscientizar que sozinho não vai muito longe você precisa realmente investir em relacionamento.

Então é importante que avalie como está o seu networking para 2018.

Será que está construindo relações que vão fazer a diferença para você?

Ou você acha que terá sucesso sozinho?

Não é hora de rever seus conceitos?

Sem dúvida alguma todos esses aspectos farão grande diferença para você em 2018

Resumindo os três pontos que gostaria de destacar como dicas para um 2018 de sucesso são:

Tenha atenção na concorrência, ela vem aumentando e você como profissional ou como empreendedor deve ficar atento na forma com que vai lidar com a situação e como vai se recolocar no mercado, você ou sua empresa.

É de suma importância que olhe com atenção para as novas exigências que foram impostas do ponto de vista técnico, procure estar sempre atualizado para demonstrar conhecimento e oferecer segurança ao seu cliente e também ser um profissional técnico bem preparado, mas ao mesmo tempo poder mostrar os seus diferenciais técnicos para o mercado.

Não se esqueça da importância de investir num relacionamento, criando construção de networking para ter melhores resultados.

Esse relacionamento colabora para que as empresas se destaquem e saiam à frente, com dicas de outros empreendedores é possível sabem onde Investir realizando também boas entregas e um bom posicionamento da sua marca.

Você profissional em 2018:

Junto a todos esses fatores é preciso considerar a inovação como aliada, use o relacionamento que construir para identificar quais as melhores tecnologias que podem incorporar para simplificar os fluxos.

E preze para que a sua empresa demonstrem organização e capacidade de evolução do escritório contábil.

Um dos fatores mais importantes é não ficar parado e estar sempre em busca de melhorias como profissional e para a sua empresa, é essencial buscar maneiras de se diferencia dentro do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.