Pessoal, casei e em grande estilo. Antes de ler esse artigo e compartilhar alguns aprendizados com o meu casamento, assista o vídeo:

Vamos lá…

Primeiro aprendizado:

As coisas são mais simples do que parecem

Resolvemos casar em Nova York cinco meses antes da nossa viagem. Sempre dissemos um para o outro que não casaríamos aqui no Brasil, caso um dia casássemos.

Quando a idéia de NY surgiu a primeiramente começamos a nos informar sobre os procedimentos. Em blogs descobrimos que não era complicado como parecia e basicamente você precisa preencher um formulário pela internet dias antes, com o protocolo gerado ir ao City Clerk´s Office munido do passaporte, preparar todo o documento pré-casamento na presença de um oficial pagando uma taxa de 35 dólares e 24 horas depois você está apto para se casar.

casamento-em-new-york

No dia seguinte voltamos, pagamos uma nova taxa de 35 dólares, esperamos a nossa vez e pronto, nos casamos legalmente nos EUA obtendo o Marriage License.

casamento-em-nova-iorque-1

Mas e a validade do casamento realizado nos EUA aqui no Brasil?

Bem, para isso o dia seguinte ao do casamento foi dedicado a providenciar os papéis necessários. Primeiro voltamos ao City Clerk´s Office e retiramos um documento chamado Long Form for International Use e que depois de autenticado em outros dois lugares indicados pelo próprio City Clerk´s Office ele passa a ser reconhecido como Apostille que é a transcrição completa do casamento realizado com validade internacional. Mais alguns dólares, novos carimbos e assinaturas e pronto tudo documentado.

Com a Convenção da Apostila de Haia os documentos internacionais passam a ter validade nacional num processo simples, bastando registrar em um Cartório Brasileiro.

Como você pode observar, as coisas são muito menos difíceis do que podem parecer. Os seus desejos não são diferentes, pense nisso!

Segundo aprendizado:

Fazer o diferente

Bem, tanto eu quanto a Fe já fomos casados antes, por isso casar não era novidade. Nós queríamos algo diferente e bem diferente. Não fomos nada convencionais em nosso casamento.

casamento-em-nova-iorque-3

Primeiro porque casamos fora do Brasil, segundo que desde o início fizemos tudo juntos, desde a escolha do vestido de noiva ao meu terno meses antes. No dia do casamento ao invés de uma limousine para nos levar fomos de metrô ao City Clerk´s Office, ao som de congratulations de dezenas de pessoas. Depois do casamento comemos cachorro quente na rua à vista da Bridge Brooklyn (estávamos com muitaaaa fome) para quebrar todos os protocolos.

Finalizamos a nossa festa com um jantar particular no One If by Land que é apontado como o Restaurante mais Romântico de Nova York e um dos cinco do mundo. Enfim tudo muito diferente.

No Brasil mantivemos segredo e nem os amigos mais próximos sabiam que iríamos casar. Era um momento nosso. Sinceramente tudo isso foi a minha cara, amo o inusitado, algo que foge totalmente do convencional, enfim eu a Fe amamos cada minuto 🙂

E você, gosta de viver o diferente? Então fuja das “regras” e seja diferente!

Terceiro aprendizado:

Contrate as pessoas certas

Nos meses que antecederam nós pesquisamos quais seriam os profissionais que seriam contratados e necessários para nosso casamento em Nova York. Fazer isso a distância exige alguns cuidados. Depois de várias entrevistas contratamos as três profissionais necessárias: A Maquiadora Débora Mendonça, a Fotógrafa Martha Sachser e a Video Maker Ana Carolina Bradille.

A maquiagem ficou show, ela foi extremamente pontual e amamos o resultado. A Fe ficou linda 🙂

A fotógrafa Martha tinha ampla experiência em casamentos em NY e sabia os lugares, os segredinhos e as imagens ficaram maravilhosas. O tempo de entrega então… bem já no dia seguinte as fotos estavam todas prontas para serem baixadas. Uau que eficiência!

gravando-casamento-em-new-york

A video maker foi a responsável por esse espetáculo de vídeo, e viveu cada segundo do nosso dia. Parecia que era ela que estava casando de tão emocionada que estava. As gravações foram feitas com duas cameras e a minha experiência com vídeos ajudou na indicação do roteiro desejado.

Tivemos um vasto material gravado, sendo que ao todo 466 takes foram capturados. Em uma semana o vídeo principal de quatro minutos foi entregue. O que posso falar de uma profissional dessa senão elogiar o trabalho dela.

casamento-em-nova-iorque-2

Você precisa estar cercado das pessoas certas para conquistar seus sonhos

O seu sonho pode ir por água abaixo se você não contratar as pessoas certas, por isso esse foi um dos pontos que mais tomamos cuidado. Enfim, acertamos em tudo!

Quarto aprendizado:

Pense em tudo

Tudo foi roteirizado e programado nos detalhes. Não é que tudo deu certo conforme o planejado! Desde os horários de saída e chegada, o roteiro das fotos e vídeo, o dia de pouco movimento para casar, o jantar reservado, a logística para levar o vestido e o terno, tudo pensado.

Imagine se chegássemos nos EUA e a nossa mala com a roupa fosse extraviada? Como viemos de um voo Orlando-New York, a mala que estavam as roupas do casamento foi aberta pela Policia Americana depois de despachada. Normalmente, eles deixam tudo bagunçado depois, mas eu acredito que abriram, viram o vestido de noiva e deixaram como estava, porque se não fosse pelo fato de deixarem um aviso dentro da mala eu nem teria notado que ela havia sido aberta.

inspeção-de-bagagem-eua

Tudo que você for fazer de relevante na sua vida precisa ser muito bem programado e roteirizado. Você precisa pensar em todos os detalhes. Apesar de ler orientações em blogs, nós ligamos para os locais confirmando as orientações previamente obtidas.

Como planejamento tudo vai dar certo!

Quinto e último aprendizado:

Não desista dos seus sonhos

Sendo um pouco romântico nesse momento, o fato de eu e a Fe estarmos juntos é porque sempre acreditamos no nosso amor e relação. Viemos de dois casamentos anteriores e respectivos divórcios, algo nada fácil e quem já passou por isso sabe o que estou dizendo. Eu tenho dois filhos e ela uma filha, o que obviamente gerou desconfortos inciais na relação. Em resumo isso foi apenas uma fração de uma relação que poucos acreditavam que daria certo, mas nós sempre acreditamos e sempre fizemos questão de ficar sempre juntos.

Nós sempre acreditamos no nosso amor!

Meses depois de iniciar um relacionamento já morávamos juntos e nunca mais nos largamos. Simplesmente amamos passar o tempo juntos.

casamento-ponte-do-brooklyn-new-york

Quando decidimos nos casar nós sabíamos que era um momento nosso, somente nosso, por isso ninguém além da minha mãe, dos pais dela e um amigo que nos ajudou sabiam desse momento antes. A maioria teve um susto quando viu nossa postagem e achou que se tratava de uma brincadeira. Mal sabiam que tudo havia sido detalhadamente programado e orquestrado.

Nem sempre o seu sonho precisa ser amplamente divulgado, muitas vezes o melhor que você pode fazer é compartilhar apenas com poucos, especialmente aqueles que podem ajudar você.

A vida é feita de momentos e alcançar esses momentos tem um significado especial.

O sonho de cada pessoa é diferente, você não precisa se casar em Nova Iorque para ser feliz, isso é apenas uma simbologia individual. Mas, eu sei que você tem o seus sonhos, objetivos e metas e eles podem ser muito mais próximos de serem alcançados do que possa parecer.

casamento-em-nova-iorque-4

Quantas vezes na vida você foi até o fim para conquistar seus objetivos? Até que ponto você está disposto a lutar pelo seu sonho? É possível que você tenha de reavaliar sua atitudes para ir mais longe.

Bem, essa é a mensagem final que eu quero desejar nesse meu relato pessoal para você que chegou até aqui:

Não importa quais sejam os seus sonhos, não desista deles!

Tenha certeza que eu estou torcendo por você 🙂


Anderson Hernandes

Anderson Hernandes é palestrante especializado em empreendedorismo e marketing contábil com mais de 800 eventos realizados em todo o Brasil, escritor de 10 livros, formado em Contabilidade, Marketing e MBA em Gestão de Negócios. Possui mais de 2000 vídeos gravados em seus cursos online e também para o YouTube