O empreendedor deve acompanhar as mudanças do mercado e fazer as adaptações necessárias para manter o seu negócio .

3 COMPETÊNCIAS para ter Sucesso em 2019

De um tempo pra cá o empreendedor, tanto na área contábil quanto em outras, para continuar com o seu negócio ativo no mercado, teve que se adaptar a inúmeras mudanças.

A maioria destas mudanças aconteceu com a ampliação do uso da internet, automação de serviços, ferramentas digitais e etc.

E a cada dia nos deparamos com novas necessidades dentro do mercado e as questões que se apresentam são:

  • Você está preparado para atender as novas necessidades do mercado contábil?
  • Quais as competências que o empreendedor precisa desenvolver em 2019 para obter sucesso no mercado contábil?

Você está informado sobre essas novas necessidades? Não?!

Acompanhe o conteúdo a seguir…

Existem três principais competências que se farão necessárias no ano de 2019 para que o seu negócio tenha sucesso.

A primeira competência está ligada à: gestão de pessoas.

A gestão de pessoas envolve muito trabalho e demanda tempo do empreendedor, isso porque a gestão de pessoas vai muito além do momento da contratação. Para gerir um time, fazê-lo se comprometer e para que atuem em benefício do sucesso será preciso pensar em inúmeros aspectos.

E a gestão se torna mais importante porque no ano de 2019 enfrentamos um desafio maior: começar a preparar o nosso time para as novas competências que serão exigidas para os próximos anos.

As novas habilidades do mercado envolvem um time que tenha aspecto muito mais consultivo do que operacional. Isso porque o trabalho repetitivo, chamado de operacional, tende a cada dia mais ser substituído por ferramentas de automação.

Quando as ferramentas suprirem a demanda de trabalho de um profissional operacional ele perderá a sua função?

É justamente para isso que os profissionais devem ser preparados, para desenvolver habilidades que atendam o novo mercado: eles devem entender que a tecnologia é um benefício e não uma concorrente.

Considerando o novo cenário, responda:

Com a ajuda da tecnologia os profissionais estarão aptos para atender as mudanças dos mercado
Use a tecnologia para desenvolver novas habilidades
  • Você sabe do que se trata este processo?
  • Você tem um plano de desenvolvimento para a sua equipe?
  • Você entende que isso é fundamental para a continuidade da sua empresa contábil?

Se respondeu as questões acima com negativas e de algum modo, sente que tudo isso está muito além de tudo o que está acostumado a fazer na sua empresa contábil é hora de refletir sobre o seu negócio e sua permanência no mercado.

Você precisa, como gestor, entender as mudanças de mercado e como elas influenciam na gestão de pessoas, independente do tamanho da sua equipe.

Não importa o tamanho do seu time, a gestão é fundamental!

Na Tactus por exemplo, temos aproximadamente 30 pessoas envolvidas no nosso processo e mesmo não se tratando de um time grande contamos com um plano de desenvolvimento e preparação profissional para os próximos anos. E isso demanda muito tempo e trabalho.

Mas se não nos preocuparmos com esse aspecto o nosso time não estará preparado.

As skills necessárias para os próximos anos ainda não estão sendo trabalhadas por universidades e não são muito presentes no mercado.

Preparar o seu time para essas mudanças deixa você um passo à frente das outras empresas.

É essencial ter uma boa gestão de pessoas e proporcionar formações para que seus colaboradores desenvolvam novas competências, principalmente ao que está relacionado a tecnologia.

Segundo Fator: crescimento.

Um empresa não vai longe no mercado contábil se não tiver boas estratégias para o crescimento do seu negócio, e isso também é chamado de Growth.

Ao falarmos sobre negócios desenvolvidos e estratégias de crescimento para uma empresa, obrigatoriamente envolveremos assuntos como: a tecnologia, a internet, SaaS (Software as a Service) e serviços de recorrência como o serviço contábil, gestão financeira, entre outros.

Existe hoje o que chamamos de Growth Hacking, que são estratégias para acelerar o crescimento de uma empresa.

Growth hacking é um processo de experimentação rápida em funil de marketing, desenvolvimento de produtos, segmentos de vendas e outras áreas do negócio para identificar as formas mais eficientes de desenvolver um negócio. (Wikipedia)

Este é um termo bastante utilizado dentro do nosso mercado e que tem profunda importância no crescimento da sua empresa.

Eu por exemplo, estudo o Growth Hacking há mais de 02 anos e depois que começamos a aplicar essas técnicas na nossa empresa contábil e tivemos ótimos resultados.  

Para que consiga acompanhar o mercado neste ano, que “promete” tantas mudanças, você deve pesquisar, se especializar e pensar em estratégias de crescimento, pois, sem isso acabará ficando para trás no mercado.

E lembre-se, as estratégias de crescimento de um negócio vão muito além do que fazer em termos de estratégias de marketing.

Terceiro aspecto: gestão de processos.

A gestão de processos é essencial para uma empresa.

Uma empresa que tenha sua gestão de processos bem desenhada pode fazer uma boa entrega ao seu cliente.

E quando falo sobre este tema, eu me refiro a gestão de processo de forma que você nunca viu antes.

Nunca foi tão exigida a gestão de processos dentro de uma empresa contábil.

A gestão permite que você tenha processos:

  • Melhores ajustados;
  • Mais rápidos;
  • Mais eficientes;
  • Melhor controlados;
  • Com mais tecnologia.

Esses são apenas alguns pontos, existe muita coisa envolvida quando nos referimos a gestão de processos.

E para algumas empresas isso parece não fazer ainda parte do dia a dia.

Muitos empreendedores contábeis não têm a gestão de processos como parte do seu vocabulário, e isso é um erro muito grande, sem isso o negócio não terá futuro.

Elaborare uma gestão de processos que acompanhe todas as atividades da sua empresa
Gestão de processos é essencial

Pode parecer fácil, mas o mesmo trabalho que a sua empresa tem para se ajustar a todas estas novas skills a nossa empresa também tem.

Nós também passamos por muitas mudanças e realizamos constantes adaptações para atender as novas necessidades do mercado.

Nos últimos anos investimos muito no ajuste de processos, capacitação de equipe, ajuste de controles e etc.

Não se esqueça da importância da sua gestão de processos, somente com ela sua empresa identificará os problemas e as necessidades do seu cliente, e assim vai poder entregar o melhor para o seu cliente.

Você não pode perder o foco do seu negócio: nunca!

Não deixe de lado o desenvolvimento dessas novas habilidades, elas serão necessárias para que sua empresa contábil obtenha sucesso em 2019.

2
Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
André

Olá boa tarde curti bastante esse artigo, parabéns