Você sabe quais elementos são fundamentais para ter bons resultados ao gravar vídeos? Confira dicas práticas que podem te ajudar a produzir melhorar seus conteúdos.

3 ELEMENTOS PARA GRAVAÇÃO DE VÍDEOS

Você tenta gravar vídeos e nem sempre consegue? Existem três elementos que influenciam diretamente na sua capacidade de gravar vídeos e vamos falar um pouco sobre eles neste conteúdo. Confira!

Inspiração

Sabe aquele dia que você não se sente inspirado(a)? Isso não é um problema exclusivo, aliás, é muito comum.

Muitas vezes simplesmente não vemos motivo para gravar um vídeo, pois não encontramos uma fonte de inspiração. O que nós temos de bom dentro deste elemento é que a inspiração pode ser trabalhada e provocada.

Como provocar a inspiração?

Você provoca a inspiração quando consome conteúdos. Se você já tem o hábito de gravar vídeos, o consumo constante de conteúdo vai trazendo uma base de ideias para que você possa gravar.

Você pode consumir conteúdo específico e aplicá-lo para um segmento, usando para uma trajetória que você já tenha de produção de vídeos.

imagem que represente pessoa buscando conhecimento
Trabalhe a busca por inspiração por meio de conteúdos atrelados com o que você deseja produzir

A ideia é que você trabalhe para que essa inspiração surja, não fique esperando travado que essa inspiração venha naturalmente, pois nem sempre ela acontece.

Ao provocar a inspiração, consequentemente será mais fácil gravar um vídeo.

Desenvoltura

A desenvoltura é a capacidade que você terá de fazer um vídeo com uma qualidade boa, onde veja que desenvolveu o tema proposto e conseguiu gravar o vídeo do jeito que esperava.

Acredite: Isso não vai acontecer em 100% dos seus vídeos.

Por exemplo, nem sempre sinto que eu tenho a desenvoltura que gostaria. E por quê isso acontece?

Bom, isso acontece comigo quando tenho que gravar temas sobre os quais não estou plenamente seguro. Às vezes, o tema foge um pouco do meu dia a dia, isso acontece mais quando eu gravo para a Tactus Contabilidade Digital e eu tenho que abordar temas que envolvem a área operacional.

Como eu não vivencio esse lado operacional no dia a dia, eu acabo tendo que buscar a informação e assimilar primeiro, para depois poder gravar o vídeo.

A desenvoltura acaba acontecendo quando tem apoio nessa questão do conhecimento, tudo depende do quão seguro você se sente falando sobre o assunto.

Escolha de temas

Se você estiver começando o esquema de gravação de vídeos, eu aconselho que se concentre em temas que já tem um domínio, isso com certeza vai te dar mais segurança e desenvoltura.

As vezes aceitamos falar sobre um tema que não temos tanto conhecimento, pura e simplesmente porque acreditamos que temos que aceitar todo tipo de convite de para falar de determinada coisa. Com isso, você acaba falando sobre algo que você não tem desenvoltura, porque não se sente seguro.

Esse é um ponto importante principalmente para quem está começando. Quem já tem uma larga experiência em produção de vídeos, consegue trabalhar melhor a questão da desenvoltura dos temas.

Emocional

O terceiro elemento que é o que eu digo que é mais importante e preponderante é sobre o seu estado emocional.

Naturalmente, alguns fatores no nosso dia a dia acabam alterando o nosso estado emocional, como por exemplo, a ansiedade. Se você se sentir ansioso por qualquer razão, com alguma preocupação ou tristeza, isso vai alterar o seu estado emocional.

imagem que repesente pessoa com estado emocional abalado
As suas emoções podem acabar “sabotando” você

Por isso, é tão importante quando você tem inteligência emocional, porque com ela você tem uma capacidade maior de gerir as suas emoções, podendo identificar melhor como está seu estado emocional e conseguir trabalhar melhor suas emoções.

Inteligência emocional

Isso também se reflete nas pessoas que estão a sua volta!

A pessoa que tem inteligência emocional tem uma qualificação e uma habilidade que faz uma grande diferença. Se o seu estado emocional não estiver bem alinhado, ou se tem algum tipo de situação que mexe fortemente com a sua emoção, a pessoa acaba “saindo do eixo”.

Muitas vezes nos sentimos tão abalados com um problema ou situação específica, que isso nos faz perder o controle.

O cenário atual de pandemia e incertezas, mostra claramente o quão é importante ter controle emocional. E precisamos entender que as vezes não temos condições de produzir em alguns dias, isso não é nenhum pecado.

Tudo tem relação com a inteligência emocional, ela vai te ajudar a identificar e ler suas emoções, para que possa traçar um plano para gerir essas emoções.

Uma pessoa que passa por um problema e se abala emocionalmente sai fora do eixo, mas se tiver inteligência emocional rapidamente vai trabalhar para se realinhar.

E essa questão emocional influencia diretamente a produção de um vídeo.

É importante que você saiba primeiramente que não tem obrigação nenhuma de gravar, se você não estiver bem, respeite isso. A sua desenvoltura será influenciada por uma série de situações, e em alguns dias realmente parece que as coisas não saem.

Além de não ter a obrigação de gravar se não está bem, você não tem obrigação de ter a mesma entrega de qualidade em todos os vídeos. Muitos fatores podem influenciar o seu dia a dia, você não precisa e não deve se cobrar demasiadamente.

Quando você fizer um vídeo, produzir um conteúdo e acabar postando aquele conteúdo, sendo que aquele não era o seu melhor. Você não tem obrigação de ser sempre o melhor.

Temos obrigação sim de procurar a melhorar a cada dia e de trabalhar para dar um conteúdo de qualidade, mas é normal que a gente não consiga sempre entregar o melhor tipo de vídeo, isso às vezes foge do nosso controle.

Mas uma coisa importante é que você nunca pode desistir.

Você terá dias piores e dias melhores. O que faz toda a diferença é sua disciplina e consciência da importância do conteúdo para o seu público.

Procure desenvolver sua inteligência emocional para não permitir que seus problemas tomem conta de você, ao ponto de parar simplesmente de produzir conteúdo. Você pode até dar um tempo, se for necessário, mas nunca desistir daquilo que você faz.

Seja persistente na proposta de produzir conteúdos!

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp chat