AUTOMAÇÃO ROBOTIZAÇÃO É A NOVA REALIDADE NA CONTABILIDADE

Estive recentemente com o Gabriel Capano da HubCount e falamos muito sobre tecnologias e automações dentro do mercado contábil.

Acompanhe o conteúdo e veja a opinião de um especialista sobre a situação atual.

O contexto contemporâneo

Nós estamos vivendo um processo de transformação contínua onde a questão da automação é recente, mas ela está avançando de forma muito rápida.

Perguntei ao Gabriel como ele vê hoje as empresas contábeis que ainda não buscaram processos de automação em todas as esferas.

Ele afirmou que essas empresas estão bem atrasadas perante ao mercado que cresce diariamente e cada vez mais rápido. Existem inúmeras novas ferramentas e concorrentes utilizando a automação e tudo está vindo cada vez mais rápido para o mercado contábil.

O mercado contábil antes era esquecido pela tecnologia, não tinham grandes startups interessadas para este mercado como hoje.

Atualmente temos muitas empresas focadas no mercado contábil.

Transformação automatizada

Uma tendência que foi identificada é que os processos, dos mais simples aos mais complicados, estão sendo automatizados.

Pensando especificamente dentro das segmentações de mercado, atuar com as empresas de prestação de serviço, sem automação ou no Simples Nacional não é mais possível.

Existem diversas ferramentas que entregam tudo de forma automática e isso será regra de mercado em breve.  Não será facultativa essa implantação e só vão sobreviver as empresas que implantarem automações.

A razão disso é que as automações além de reduzir os custos, aumentam a qualidade e permitem que o contador foque em outras coisas e não somente no operacional.

Com a automação, é possível se desprender da emissão de guias e focar mais na consultoria. O contador consegue mostrar o seu real papel que vai muito além de um emissor de guias.

pessoa em ambiente de trabalho realizada profissionalmente.
A automação do processo resulta em confiança e autonomia

A automação é um processo que os escritórios devem olhar com muita atenção e entender que é algo que não vai parar e é preciso se adequar.

O Gabriel ainda deu um exemplo na questão da qualidade: os clientes que usam as automações da empresa HubCount tem as notas fiscais monitoradas em tempo real, portanto qualquer intervenção como cancelamento de notas ou emissão de forma errada pode ser feita de maneira imediata através da ferramenta.

A rotina do profissional

O contador não fica mais refém do cliente para avisá-lo de qualquer transação ou necessidade de correção.

O processo de qualidade e checagem do trabalho diariamente é automático.

Eu costumo defender que as empresas que adotam somente o software contábil para tudo o que elas precisam como:

  • Transferência de documentos com clientes;
  • Fechamento;
  • Processamento de obrigações acessórias;
  • Validação e emissão de certidões;
  • CRM de atendimento ao cliente;
  • Entre outras coisas.

Quando você tem uma empresa de ERP (Enterprise Resource Planning) contábil que entrega todas essas soluções, ela não consegue entregar uma solução que realmente atenda muito bem em todas essas áreas.

Porque se a especialização é o de ERP contábil, o CRM de vendas dela não vai chegar no padrão de um CRM especializado bem como as outras funcionalidades.

É muito difícil na área de tecnologia um sistema que englobe e atenda tudo, por isso é preciso escolher o que o sistema fará muito bem.

Quando um sistema se propõe a fazer tudo, ele não fará melhor do que um concorrente que está focado num nicho único de sistema.

Essa possibilidade podemos comparar com o mercado contábil: quanto mais nichada a empresa contábil é, o grau de sucesso é maior, pois ela se torna especialista.

ambiente de trabalho com mesa e computador
liberdade para rotina de trabalho

Nos EUA é muito comum a conexão de sistemas e aplicativos em razão disso que citamos, e isso se torna uma tendência para o Brasil.

Essas parcerias já acontecem e têm dado muito certo.

Nesse ponto , o mercado contábil ainda não tem soluções tão bem alinhadas nas nuvens no ponto de vista de ERP’s contábeis, as empresas como a HubCount já nasceu ativa nas nuvens.

É muito difícil uma empresa domínio migrar para a nuvem, pois existe uma base gigantesca e você tem que dar suporte a tudo o que você já tinha numa plataforma completamente nova para você e sua equipe. Trata-se de uma quebra de paradigma muito grande e é um processo que demora muito.

 

Agilidade nos processos contábeis

A HubCount hoje oferta ao mercado soluções em duas vias. 

Uma parte muito forte de automação de processos automatizando processos simples como emissão de notas, guias e etc.

demostrativo do mural de acesso HubCount
Gerenciamento de atividades que automatizam os processos contábeis

E outra que é uma parte de report com o balancete das empresas gerando arquivos que o contador entrega além do básico. Ao fornecerem um arquivo com mais de 40 gráficos e indicadores, onde ele pode mostrar sua contabilidade para o cliente. As duas frentes que trabalham são: a automação e a entrega de valor.

Dica infalível para o sucesso

Falando sobre tecnologia, deixando bem claro este ponto: qual o futuro das empresas contábeis que não evoluírem?

Gabriel observou que costumam dizer na sua empresa que: “se não estão crescendo estão morrendo”, ele acredita que quem não seguir essa tendência tecnológica, invariavelmente perderá a sua carteira de clientes, pois o custo dos outros escritórios será muito menor e ele vai começar a se perder. 

Com essa situação, em dado momento não será mais possível competir com uma empresa que tem de custo 1/10 dos seus, portanto, não é uma questão de ticket e sim de custo de operação.

Perde-se a competitividade de mercado e também a qualidade, pois, uma vez que temos processos que validam as operações, sem elas os erros são mais comuns.

Os softwares nas nuvens costumam ser muito intuitivos e fáceis de usar. 

Não tenha medo de abraçar a tecnologia e garantir a permanência da sua empresa no mercado.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
Open chat
1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by