COMEÇANDO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EMPRESA CONTÁBIL

O mundo está em constante mudança, e os negócios contábeis também!

Enfrentamos uma grande transformação com a tecnologia, ela mudou o nosso modo de trabalhar, mudou nossas empresas e nossas vidas.

Muitas empresas contábeis acompanharam essa mudança tecnológica logo no início, mas algumas ainda vivem cenários do passado.

Podemos encontrar hoje no mercado algumas contabilidades tradicionais que têm muito tempo de existência.

Geralmente são empresas familiares, onde membros da família acabam gerenciando e dando continuidade ao trabalho de uma vida.

Essas empresas têm como característica o modo “antigo” de trabalho, geralmente os seus fundadores ainda atuam, mesmo que passivamente, e em razão da idade não acompanham as mudanças do mercado, nem a tecnologia.

No nosso programa de imersão de marketing e vendas é comum recebermos alunos que estão vivendo esta realidade. 

Alunos que herdaram o negócio da família e estão procurando uma reestruturação, uma guinada na empresa.

O conceito da contabilidade tradicional

Por geralmente se tratar de empresas familiares, os filhos acabam seguindo o modo de operação dos pais, enquanto eles estão ativos.

Eles aprendem do “modo antigo” e é comum que este tipo de empresa lide de forma tradicional com os clientes, de prospectar por indicação boca a boca, fazer visitas e etc.

Mas, em determinado momento, as pessoas que estão acompanhando o mercado acabam sentindo necessidade desse processo de mudança.

imagem que represente jovem lutando por oportunidades
Os jovens empreendedores buscam outras possibilidades para lidar com o negócio

Um dos fatores que impulsiona esse desejo de mudança é o mercado em crise.

A crise começa a afetar todos os clientes e os faturamentos por consequência, e os novos empreendedores sentem a necessidade de algo diferente e mais moderno.

Além disso, percebem que o mercado contábil em si está mudando, a contabilidade online cada vez mais toma espaço e acaba “levando” os clientes das contabilidades tradicionais.

Esse é um mundo novo e é o futuro, não há muito como fugir, as contabilidades precisam mudar para essa linha digital, se quiserem continuar vivas.

As empresas com a maior brevidade possível precisam perceber que é necessário um processo de mudança imediato, se demorarem muito para dar um start pode ser tarde demais.

Entre os anos de 2016 e 2017 a procura pelo conhecimento do marketing subiu, mas muitos contadores não encontravam, em outros cursos, o conteúdo necessário para aplicar marketing propriamente no seu negócio contábil.

Muita gente, mesmo fazendo diversos cursos de marketing online, acaba ficando sem saber o que fazer.

Por isso, sempre falo sobre a importância de aprender marketing com quem faz na prática.

 imagem do curso imersão de marketing
Alunos buscando oportunidades para transformar o seu negócio

Tenho uma escola de negócios e ofereço aos meus alunos lições de marketing voltadas para a contabilidade.

Nos nossos cursos ensino aos meus alunos o que eu faço na minha empresa, local que tenho resultados com essas práticas.

Ter uma empresa contábil funcionando e em grande expansão me dá base para falar para outros empreendedores e dar dicas de como chegar a resultados de sucesso.

Quando nossos alunos passam por uma imersão são bombardeados com muito conteúdo, e claro que isso é extremamente valioso.

Mas, mais valioso que todo o conhecimento, é que cada um que procura nossos cursos esteja disposto a mudar e colocar em prática o que aprendem aqui conosco.

É importante entender que ao sair da Tactus precisam de disposição para revisar todo o processo da empresa, analisar carteira de clientes, analisar estratégias e muito mais.

Obstáculos no processo de mudança

A principal dificuldade é saber os caminhos corretos para fazer essa mutação.

Muita gente não consegue entender como é feita a integração do site para a contabilidade online com as rotinas no escritório, esse é outro assunto abordado de forma minuciosa no nosso curso.

Mostramos os programas e caminhos para que o empreendedor chegue lá.

O que projetar para esse novo ano?

Muitos escritórios dos meus alunos têm como projeto para 2020 que a produtividade do time aumente exponencialmente.

E nesse tipo de mudança muitos dos profissionais, que já estavam na empresa antes, podem não se encaixar com a inserção da tecnologia, isso é normal.

Mas, muitos profissionais se sentirão mais motivados a trabalhar pois não perderão mais tempo com processos repetitivos, depois de ter os processos automatizados.

A automação tecnológica agrega um valor maior ao serviço.

Como colocar em prática as mudanças

Nessa reestruturação é possível que o empreendedor aproveite pessoas do seu time para auxiliá-lo ou mesmo trazer pessoas de fora.

Mudar contempla muito mais que só contabilidade, existem os outros fatores que precisarão de cuidado, assim como os departamentos.

É preciso pensar nas pessoas que serão necessárias e até mesmo em situações que serão criadas dentro da empresa.

E é muito legal esse processo de transformação dos empreendedores.

Com os nossos alunos podemos observar de perto esse processo de transformação e eu sei que o nosso papel é muito relevante para o mercado.

Por isso acompanho meus alunos de perto para entender o que eles estão conseguindo realizar, bem como suas possíveis dificuldades.

O processo que os empreendedores estão iniciando hoje, eu iniciei há 5 anos, e nós da Tactus ainda consideramos que estamos apenas no início, mesmo tendo mudado absurdamente nos últimos anos, ainda tem muito mais.

E estar próximo das pessoas que podem te ajudar nessa jornada fará grande diferença, pois, nesse momento é importante encurtar os passos: fazer mais com menos trabalho.

Lembrando que existe um processo de maturidade e de mudança que não acontece da noite para o dia.

imagem de pessoa pensativa, fazendo análise estratégica
Faça o planejamento de forma estratégica

Se em um ano o empreendedor tiver uma transformação bem significativa para o digital, você está alinhado com um prazo que eu considero factível.

Nós levamos na Tactus praticamente 02 anos transformando nossas rotinas e processos, para somente depois iniciar o processo de fato digital.

Hoje com a experiência que passamos para os alunos, é possível conduzir isso de forma mais rápida, o empreendedor tem mais subsídios de ferramentas, que nós não tínhamos há 5 anos.

Portanto, como eu disse acima, não se iluda, pois você não vai transformar a sua empresa da noite para o dia ou em 3 meses, não é assim… seja razoável com o tempo de mudança e nunca perca a garra.

Depois do seu primeiro passo você já vai sentir diferença e vai se sentir mais motivado e animado.

Para começar um processo de transformação digital na empresa contábil é preciso dar o primeiro passo o mais rápido possível.

Você já iniciou sua transformação?

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
WhatsApp chat
Telegram