O processo de transformação no mercado contábil deve ser acompanhado.

Como a CPA Online conquista clientes

Recentemente estive com o Ricardo Marqua da empresa CPA online e conversamos um pouco sobre a mudança que está enfrentando na sua empresa e processos.

A CPA online é uma empresa contábil que, como o próprio nome já sugere, atende o cliente à distância. Todavia, o seu modelo de atuação anterior, de atendimento ao cliente era de forma tradicional.

Ricardo deu dicas interessantes sobre como age na sua empresa, e falou também sobre o que impulsionou a sua mudança e até sobre aquisição de clientes.

Anderson Hernandes e Ricardo Marqua em Tactus Contabilidade
Anderson Hernandes e Ricardo Marqua

As dicas a seguir serão importantes para quem está iniciando neste mercado ou mesmo em processo de transição de empresa tradicional para online. Você, seguramente, poderá entender mais sobre este universo.

Conquistando seus clientes

Apesar da mudança, a origem de alguns clientes na CPA online sempre havia sido através do marketing de indicação, boca a boca, por se tratar de um escritório bem tradicional.

Só recentemente fizeram uma parceria com a Abertura Simples para impulsionar o marketing digital da empresa.

A CPA online tem uma área comercial, que é responsável por cuidar deste processo de conversa e fechamento de contrato com o cliente e os colaboradores estão focados nesta área.

Em 2018 o Ricardo fez uma de nossas imersões e entendeu mais sobre a importância do marketing digital contábil.

Depois dessa experiência ele e a equipe perceberam a importância de um bom site, com conteúdo relevante e que seja responsivo.

Imersão de Marketing Digital Contábil
Curso Imersão de Marketing Contábil realizado na sede Tactus

Mas como eles não tem expertise na área de marketing contábil ou habilidade para atuar nisso optaram por fazer uma parceria com a Abertura Simples em busca de resultados de clientes.

Quanto eles investem

Em dezembro Ricardo investiu R$ 5000,00 e teve um retorno de 5 clientes, o que para eles foi fantástico: cada cliente com um ticket médio de R$ 300,00.

O custo de aquisição e clientes fica em torno de 03 honorários neste caso.

Ricardo disse que no modo tradicional, para alavancar a carteira, era feito através de compra de carteira que custa em média de 7 a 12×1. A última aquisição de carteira deles custou a 9×1.

Comparando a captação de leads com a compra de carteira e o processo que oferece o Abertura Simples a segunda opção é muito mais satisfatória.

É importante que o empreendedor entenda a realidade das estratégias de marketing. O que o Ricardo está conseguindo é bem próximo ao que fazemos na Tactus com investimento de marketing.

O marketing digital deve ser entendido e utilizado
Saiba Mais sobre a Abertura Simples

Hoje com a ajuda do Abertura Simples, investimos em Google, campanhas e produção de conteúdos sendo que o cliente tem um custo de aquisição. Somando todo este investimento dividimos pelo número de clientes que fecharam o valor para chegar ao custo de aquisição.

Se você hoje investe R$ 1000,00 para fechar um cliente com um ticket médio de R$ 300,00 os custo dele é de três honorários, e o processo de recuperação de custo deste cliente acontece depois do terceiro mês.

O que é muito melhor do que fazer a compra de carteira, pois, dentro da compra de carteira os empreendedores recebem alguns clientes “sujos” que acabam não convertendo.

E ainda no caso de uma carteira maior o empreendedor pode até trazer os profissionais e se envolver nos aspectos trabalhistas passíveis de indenização. A compra de carteira é uma operação muito complexa.

E ainda, por melhor que seja o seu serviço, o cliente da carteira pode não se adaptar a ele. Alguns clientes vem com “vícios” e costumes o que pode atrapalhar muito a questão do retorno na compra da carteira da empresa.

Por descomplicar e trazer uma nova opção para o mercado contábil, a parceria com a Abertura Simples é extremamente valiosa para as empresas.

Ricardo também tem feito alguns ajustes na empresa para prepará-la para uma operação mais moderna. Depois de ter feito nossa imersão de marketing contábil, Ricardo diz ter gostado muito da estrutura interna da Tactus.

E ele diz estar reproduzindo na empresa alguns itens como área de descanso por exemplo. O objetivo é fazer com que os colaboradores estejam mais felizes e confortáveis.

Transformação na empresa contábil

Essa preocupação com a tecnologia e melhora do ambiente tem haver com o processo de modernização das empresas contábeis. As empresas contábeis sempre foram vistas como muito burocráticas e sisudas e hoje estamos passando por uma transformação que modifica completamente esta visão.

Empresas como a Tactus, mesmo sendo do segmento contábil, estão se assemelhando mais a empresas de tecnologia do que a escritórios contábeis do passado.

Ricardo salienta que também que devemos estar sempre atento às mudanças. Segundo ele, o mercado futuro vai exigir investimento em home office e entre outras tecnologias para que sua empresa esteja ligada à modernidade.

Perguntei ao Ricardo sobre o que leva a uma empresa contábil a vender a sua carteira, quais os motivos que levam uma pessoa a desistir da contabilidade?

Segundo ele o que leva as pessoas a desistirem são as novas obrigações.

Os escritórios que não se modernizaram, não investiram em tecnologia e sistemas tem sofrido muito chegando a situações onde o negócio fica insustentável, pois não acompanham mais o mercado.

Eles entregam ou vendem a sua carteira uma vez que não tem mais possibilidade de atender os seus clientes.

Entendem a importância de mudar? A virada de chave do Ricardo foi fator determinante para a empresa.

O que o Ricardo tem feito com a parceria da Abertura Simples é muito interessante.

A Abertura Simples é uma plataforma que gera possibilidade real de captação. No Abertura Simples é preciso que o empreendedor tenha claro que será preciso investir em campanha e eles vão administrar a sua campanha dentro do painel e gerar leads, para que os clientes cheguem ao processo de negociação até você.

O processo de indicação de clientes que eles têm é interessante, isso porque os clientes indicados vem com o “negócio fechado”, praticamente, quando se trata de uma indicação. Mas apenas a indicação boca a boca não é suficiente para tracionar o escritório.

É preciso buscar outras opções para tracionar a sua carteira.

Sobre a compra da carteira de clientes o que acontece realmente no mercado contábil é que várias empresas contábeis têm feito a compra de carteira e investindo muito atrás de clientes, o que pode não ser a melhor opção.

E por fim quero deixar claro, como ficou claro para o Ricardo, a questão da mudança de perfil de escritório e modernização.

Depois que ele esteve em nossa imersão e viu nossa mudança e ele decidiu aplicar na empresa e entendeu que são mudanças necessárias e sem as quais a sua empresa não tem futuro.

Só há um destino para empresas que não acompanham a evolução do mercado: fecharão as suas portas ou serão vendidas.

Você quer que a sua empresa esteja em qual posição em alguns anos?

Está investindo em conhecimento para possibilitar resultados reais?

Não perca mais tempo! Venha para uma de nossas imersões e se alinhe ao futuro.

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