A cada dia mais nos deparamos com o surgimento de escritórios de contabilidade por meio de redes e franquias, essa é uma tendência mundial.
O surgimento de novas unidades e redes melhorou muito os indicadores, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e as franquias estão registrando crescimento e isso impacta positivamente o setor. Além disso, do fator de crescimento, os empregos gerados pelo setor subiram quase 5%.
Neste conteúdo produzido com a participação de Edilson Junior CEO da CF Contabilidade – uma das maiores franqueadoras no mercado contábil e tem ampla experiência em negócios contábeis – você terá acesso a muitas dicas e ainda vai entender um pouco dos desafios de ser um franqueado na contabilidade. Vamos nessa!
Modelo de negócio
Nesta pandemia muitas empresas foram afetadas, algumas de forma positiva outras negativamente, mas a verdade é que olhando para o mercado contábil como um todo, podemos enxergar muitas oportunidades: as franquias são uma delas e vieram para ficar.
A CF Contabilidade atingiu neste ano em Setembro o número de 100 franquias.
O negócio foi lançado no início de 2017 e conta com parceiros super engajados e isso faz toda a diferença no sucesso da marca.
Abaixo você vai encontrar um rico material sobre franquias contábeis, além de uma série de perguntas e respostas que eu fiz para Edilson Junior para trazer este material exclusivo para você
Oportunidades geradas para empresas contábeis
Neste período de pandemia são inúmeras oportunidades, a Tactus Contabilidade por exemplo, cresceu mais em 2020 que em 2019 e podemos notar que as empresas estão se digitalizando e querendo trazer para a sua base profissionais que têm esse perfil mais fluído.
As empresas contábeis que estiverem indo para a transição do digital e da aproximação com o seu cliente para entender soluções viáveis, são empresas que estão buscando oportunidades e podem fazer isso através de uma franquia.
Momento de crise
No início, foi assustador para todos! Ninguém sabia o que seria do mundo, tudo estava um caos.
Neste momento foi tomada uma decisão na CF e foi instituído um trabalho de mentoria na área financeira com todos eles, para que pudessem ajudar os clientes e o próprio negócio.
A mentoria durou quase 3 meses e foi essencial para que todos os franqueados passassem pela crise.
Como é ser um franqueado?
Os franqueados da CF tem um custo fixo de operação muito baixo. O modelo de franquia foi estruturado para fazer uma atração para que o franqueado pudesse ter condições de alavancar e crescer com custos variáveis.
Os franqueados trabalham com um espaço físico mínimo ou podem operar com coworking.
O único custo de software é comum das empresas que abrem e com a franqueadora tudo está na nuvem, não precisando de servidor.
Isso tudo atrelado ao marketing, que eles tem ajuda.
Ou seja, o custo dele fica na parte variável, que é praticamente zero!
Muitas vezes, alguém olha para um negócio de franquia e acha altamente atrativo e criar uma unidade franqueadora, só que ela não imagina como é difícil escalar, como é difícil equalizar o seu negócio para diferentes regiões.
E por ser difícil de escalar a rentabilidade da franqueadora, isso só vai acontecer depois de muitas unidades.
Esse não é um processo fácil.
Franquia de escritório contábil
A franquia funciona como qualquer escritório contábil, o que muda é que você já ganha processos, software, treinamentos: tudo o que um escritório precisa, você passa a ter.
Normalmente um escritório de contabilidade tradicional tem basicamente quatro setores padrão: Legalização, Departamento Pessoal, Departamento Contábil e Departamento Fiscal.
Com a franqueadora passa a ter suporte nessa e em outras muitas áreas, você se torna efetivamente uma empresa.
Ao ganhar marca, site e podendo ter uma operação centralizada você ganha uma empresa contábil pronta e o investimento varia do tipo de franquia que você quer.
Franqueador vs Dificuldades para ter sucesso
Realmente a jornada empreendedora é muito desafiadora.
O franqueador sempre tem dois tipos de clientes: o público-alvo do consumo final do seu produto e o público-alvo do consumo do seu produto que é a franquia e ele tem que se preocupar o tempo todo com esses dois tipos.
Quando a rede franqueadora deixa de viver o seu próprio negócio, ela deixa de entender o público final do produto, esses desafios do negócio ajudam que ela aplique no seu negócio e na sua franquia as soluções.
Os desafios são os mais diversos, há processos que você tem que unificar: tanto as vendas, assim como a cultura empresarial.
Implantar franquias em escritórios com mais de 5 colaboradores acaba sendo penoso para ambos os lados, pois eles já têm uma metodologia de trabalho e uma cultura para trabalhar e quando entra uma empresa “estranha” acaba havendo uma repulsa do time.
O processo de aculturamento e transformação do dia a dia da empresa com alguns profissionais é extremamente desafiador.
Numa empresa com uma pessoa que acabou de começar ela acaba se adequando aos poucos, sem muitos “vícios”.
Outra coisa extremamente difícil é que antes de passar novos processos para a franquia, é preciso validar isso “dentro de casa”.
A franquia tem muito mais relação com conseguir se comunicar e se relacionar com as pessoas você precisa estar próximo, caso contrário, nada vai para frente.
Futuro promissor
No Brasil, todo esse processo de franquias ainda é muito embrionário, considerando o que temos nos EUA e em outros países por exemplo, mas qual o futuro que podemos ver para este processo de franquia?
O mercado está começando um processo de amadurecimento agora. Temos mais de 20 redes de franquias contábeis no Brasil e a tendência é que ultrapasse 100 redes.
Nos EUA existem grandes redes que já tem mais de 5 mil unidades e as redes logo terão esse número também no Brasil.
Uma rede consegue negociar melhor um software, fazer uma ação de marketing e consegue ter soluções mais amplas. A rede cria uma série de conexões que acaba se protegendo.
O mercado futuro da contabilidade será um mercado boutique, de especialistas ou um mercado de grandes redes.
Temos de um lado as empresas de contabilidade online, aquelas que foram investidas e essas empresas têm hoje uma carteira extensa, atingindo mais de 20 mil clientes.
Nós temos numa segunda linha empresas que conseguiram se destacar, que não foram investidas mas conseguiram ter um processo de tração e se destacam, que são empresas como a Tactus Contabilidade.
Essas empresas conseguiram criar uma carteira bem extensiva, continuam em um processo de atração de clientes e tem um processo de ampliação estruturado.
Temos na outra ponta, cerca de 20 unidades franqueadoras dentro do mercado contábil, que são empresas que estão conseguindo ter unidades.
Temos uma série de empresas em categorias diferentes que conseguiram se fortalecer e vão continuar se fortalecendo dentro do mercado.
Crescimento com limitações
Como será o mercado para as empresas que estão isoladas do mercado, com uma carteira pequena, sem networking e sem acesso a ferramentas, negociação com empresa de software e serviços complementares?
Essas empresas terão que formar parcerias – num processo de aquisição por exemplo – ou serão generalistas bairristas, ou seja, sua carteira vai estar reduzida a uma região próxima do cliente e não vão conseguir expandir com muita velocidade.
Essas empresas dificilmente terão empresas de grande porte, porque grandes empresas tendem a crescer e se regionalizar e o pequeno contador em São Paulo, por exemplo, não consegue atender quando o cliente grande “amplia” sua operação.
Uma empresa regionalizada com um volume muito pequeno acaba não tendo força para muitas coisas.
Os pequenos escritórios não conseguem fazer altos investimentos, seja em marketing ou tecnologia e as parcerias com redes de franquias permitem que as empresas que têm uma estrutura maior compartilhem sistemas tecnológico, marca e processos, que auxiliam no crescimento.
Modelo de home office
No modelo home office da CF Contabilidade, o franqueado basicamente precisa de um notebook e da energia profissional para avançar.
É indicado que ele trabalhe da casa dele mas tenha o endereço fiscal, um coworking por exemplo, para que possa agendar as reuniões.
A CF é completamente digital e o franqueado terá um custo fixo muito baixo para operar, e o risco de tracionamento no negócio é bem menor, assim ele pode investir no marketing.
Marketing da franquia de contabilidade
O marketing que a CF Contabilidade faz é bem básico: é feito um trabalho de rede social, um site para o franqueado e são cedidos os layouts para cartão, panfletos e etc.
Se você quiser avançar nessa questão do marketing, a CF indica cursos para isso. Lembrando que a CF não faz AdSense ou campanha, eles dão o básico e o franqueado pode fazer tudo.
Contabilidade Consultiva
Estamos falando muito sobre o contador ser um profissional consultor, qual a visão dessa metodologia?
O nome contador consultor avançou muito e virou uma “moda”, mas é uma das únicas soluções que você tem para aplicar nos próximos anos.
Cada vez mais você vai ter que estar próximo ao seu cliente.
O consultivo é muito importante para resolver o problema do cliente de forma pontual, sabemos que o cliente quer falar com alguém e ter proximidade.
A CF Contabilidade é para quem está começando do zero?
Eles dão uma formação, mas não indicam para quem está começando do zero, o ideal é ter um conhecimento básico.
Eles dão o suporte consultivo, suporte de implantação mas a trilha do zero e chegar numa maturidade é longa e muito particular.
A franquia pode ser uma ótima opção para alavancar o seu negócio, ela pode te ajudar com a questão da tecnologia, garantir uma marca e te ajudar a enfrentar esse mercado tão competitivo que estamos enfrentando.
Empreender é desafiador e para ter forças para continuar a empreender é preciso entender que toda a jornada pode te trazer desconfortos, mas terá muitos ganhos, empreender é isso!
Apesar de ser difícil tem muitos benefícios e você pode promover a melhoria sendo um agente transformador.
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