Relação pessoal e profissional a chave do sucesso

Como é Trabalhar em Casal na Contabilidade

Não é incomum na contabilidade, também em outras áreas, casais que resolvem crescer juntos.

Conversei recentemente com um casal de alunos, Priscila e Rogério, quando participavam de um de nossos programas de imersão.

Relação amorosa e profissional

Eles são casados há 10 anos e são parceiros de trabalho há 08 anos, e falaram um pouquinho sobre como é essa parceria para eles e o que fazem para que tudo dê certo.

A Priscila decidiu trabalhar com o Rogério após 02 anos de casamento e quando chegou na empresa ela tinha uma outra formatação, tratava-se de outro modelo de negócios. 

Era uma empresa relativamente pequena na época, tinha cerca 60 clientes e 11 colaboradores.

Quando ela chegou na empresa percebeu que precisava fazer algumas mudanças e começou a pensar num modo operacional mais moderno. Para isso fizeram mudanças na empresa e na equipe.

Depois dessas mudanças, que fizeram toda a diferença, eles começaram a crescer e se destacar no mercado digital e, de acordo com as mudanças que aconteceram na empresa, o perfil dos clientes também mudou e para atendê-los acabaram se mudando para uma sede maior, pois possuíam também uma equipe maior.

O Rogério disse que a ida da Priscila foi fundamental para esta mudança. Ele sempre foi mais focado na parte técnica e comercial e ele sentia falta de alguém que pudesse cuidar do seu operacional.

A Priscila ajudou tirando uma série de atribuições do Rogério e ajudou na implantação de processos, como o de digitalização. A empresa deles não trabalha com papéis há mais de 5 anos, inclusive obtiveram a certificação ISO que foi um passo importante.

Com a Priscila a frente de muitos processos Rodrigo ficou mais “solto” para pensar em estratégias comerciais e tocar seus projetos.

Maturidade no relacionamento

Sabemos que é um desafio trabalhar entre marido e mulher. As coisas acabam de certo modo se misturando e é muito difícil não misturar as relações pessoais e de trabalho.

O casal disse que ainda é um pouco difícil, mas no início era muito mais, tudo isso por falta de experiência e maturidade.

Mas, à medida que a empresa foi crescendo e se consolidando foi implantada governança, que foi um divisor de águas. 

Para essa implantação contaram com ajuda de uma empresa, a qual fez uma imersão na sede e somente depois disso conseguiram identificar pontos importantes.

Pontos como: quem eram as pessoas chaves do escritório e o que essas pessoas poderiam fazer para tirar um pouco de atribuição do casal, para que eles pudessem ter uma “vida” fora da empresa como um casal.

A Priscila disse que hoje eles conseguiram estabelecer uma rotina mais clara. Podem viajar e se desligar da empresa pois, tem uma equipe para atender o seu cliente com confiança.

Eles conseguiram, com o trabalho de governança, estabelecer o papel bem definido de cada um dos colaboradores da empresa, e isso trouxe a eles mais liberdade e mais tempo para que pensem estrategicamente.

No trabalho de governança também foram delimitados alguns papéis pertinentes a própria diretoria, e isso foi importante para que cada um se responsabilizasse por uma área evitando uma série de conflitos.

E naturalmente quando você atribui responsabilidades e tem um organograma os serviços fluem naturalmente e o empreendedor tem mais liberdade de pensar estrategicamente.

Empresa e casamento

O segredo para trabalhar como casal e ter sucesso na empresa é definir previamente o papel de cada um e construindo um processo, e delineando o processo.

O empreendedor e o casal precisam saber como atribuir responsabilidades para as pessoas que estão ao seu lado e fazer com que os processos aconteçam de forma natural.

E depois de ter estado em nossa empresa, a Tactus, eu perguntei ao casal o que eles levarão dessa nossa imersão de 03 dias.

Rogério disse que sempre foi muito ligado ao marketing e sempre gostou muito do tema. Ele acredita que é pela comunicação que é possível se estabilizar e disse que foram 03 dias de muito aprendizado.

Eles já tinham iniciado um processo de mídias sociais e agora com o conteúdo que absorveram na nossa imersão pensam em remodelar este processo.

O casal já pensava em montar o departamento comercial na empresa, pois muita coisa ainda fica sobre a responsabilidade do Rogério, e estes três dias serviram exatamente para entenderem como fazer isso.

Disseram que foi um curso muito prático e muito objetivo, onde foi possível conhecer várias ferramentas, sistemas e tecnologias de processos.

O casal entendeu que não adianta ter apenas tecnologia, é preciso ter a tecnologia aliada a processos e a pessoas.

A grande vantagem de participar de uma imersão num ambiente como o da Tactus é estar vivendo o dia a dia junto com uma empresa que está passando o seu conhecimento através de uma exposição verdadeira e não somente teórica.

E eles querem levar o conhecimento que adquiriram na imersão para começar a montar o departamento comercial e remodelar os processo de mídias sociais, eles querem fazer uma coisa mais profissional e chegar na empresa e implantar o que aprenderam.

E a mensagem que fica para outros casais que enfrentam também o desafio de trabalhar juntos e que também buscam ter sucesso é que é preciso ter persistência e é muito importante que cada um delimite e entenda a sua área de atuação e responsabilidades.

Priscila disse que antes da governança na empresa os dois acabavam fazendo um pouco de tudo, e isso não era definido.

Havia constantes choques envolvendo os deveres de cada um. Somente depois ficou muito claro até onde cada um pode ir.

Trabalhar com seu parceiro é um exercício diário de superação que envolve, além da questão profissional, a questão sentimental.

Por isso é necessário mapear o caminho para alcançar o objetivo: que é manter a empresa viva, o seu casamento vivo, tudo num ambiente bom para ambas as partes.

Ao trabalhar com seu cônjuge é preciso estar sempre atento, pois para que o relacionamento e empresa dê certo os dois precisam estar felizes, na empresa e no casamento.

 

2
Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
SIDNEY PIMENTA

QUAL FOI A EMPRESA CONTRATADA POR ELES PARA MELHORAR A GESTAO DA EMPRESA

Noemi A Lara Pereira Bortone

Qual foi a empresa contratada por eles para a melhoria de gestão de processos de gestão?

1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by