Time completo no Tactus Day

Como Mudamos Nossa Gestão de Pessoas

A nossa gestão de pessoas em toda a Tactus Contabilidade Digital mudou muito de um tempo pra cá e quem coordena tudo isso é a Fernanda nossa head de operações e de pessoas. Na prática ela coordena o time operacional e a gestão dos nossos RH.

Nos últimos anos mudamos a nossa gestão de pessoas e é sobre isso que vamos falar.

A Fernanda conheceu a Tactus quando ingressou na empresa, ela exercia uma função completamente diferente da que desempenha hoje.

Integração 

Para que possamos contextualizar a história no geral: quando a Fernanda entrou na Tactus ela era casada e tinha uma filha pequena, e precisava de uma oportunidade para começar a sua carreira.

Ela precisava começar do zero e aproveitou a oportunidade .

Naquela época a equipe que trabalhava diretamente com a Fernanda era composta por mim e oito pessoas, fazíamos parte do que chamávamos de “Departamento de Inteligência”. Eu tinha algumas atribuições operacionais além das de gestão e esse departamento era uma dessas.

Basicamente esse departamento era uma área onde era reunida toda a parte que envolvia a entrada do cliente na empresa como área fiscal, contábil, departamento pessoal para apontar tudo que precisava ser regularizado para o ingresso do cliente na empresa.

Oportunidade e carreira profissional transformada com foco e dedicação
A Fernanda conquistou a oportunidade e transformou sua carreira profissional com aprendizado e foco

E foi aí que ela aprendeu muito, acabou aprendendo um pouco de cada departamento pois fazia parte de um departamento com várias áreas interligadas, mesmo sendo mais focada na parte fiscal.

E desde então nós passamos por uma revolução e mudamos completamente a empresa, o nosso perfil de cliente e o departamento de inteligência não fez mais sentido no novo cenário.

Liderança

E a partir daí a Fernanda foi encaminhando o seu trabalho para o departamento fiscal, pois eu precisava de alguém de confiança para aquela área naquele momento.

Quando ela começou a gerir o departamento fiscal ele era composto por ela mais dois colaboradores, e hoje ela gerencia um time com mais de 30 pessoas.

A Fernanda se viu diante de um processo de gestão de pessoas, teve que se preparar para isso, e não foi fácil.

Primeiramente para ela aprender a rotina do departamento fiscal já foi um passo difícil, e mais complexo ainda foi conseguir entender as pessoas.

Hoje ela diz que para isso ela sempre tenta se colocar nas duas posições: de gestora e de colaboradora.

Avaliações constantes com o time são necessárias para manter a produtividade
Para uma gestão eficaz é essencial preparar o time continuamente e entender como chegaremos ao resultado que esperamos

Somente assim ela consegue entender o que o time espera da empresa e quais passos ela deve tomar para levá-los ao resultado que esperamos.

Uma das suas atribuições é ajustar o time para que compreendam a cultura da empresa.

Aos poucos ela foi assumindo a coordenação de outras áreas como o departamento contábil, onboarding, legalização e o departamento pessoal.

E assim ela ficou responsável por toda a área operacional da empresa.

Nova gestão

O processo de transformação foi não somente assumir essas áreas, mas também fazer com que todas elas começassem a performar.

Como o crescimento da empresa e do time é contínuo é preciso que a avaliação dela como gestora também seja.

Ela precisa, a todo tempo, entender se o time está performando junto, se há problemas, necessidades de contratações ou mesmo de desligar pessoas que estão fugindo da cultura da empresa.

E com tudo isso foi construída uma nova gestão de pessoas, completamente diferente do que tínhamos no passado.

A Fernanda passou por todo o processo de transformação e também tem muito orgulho de tudo o que conseguimos construir.

A gestão de pessoas da sua contabilidade pode ser transformada
Transformar o processo de gestão de pessoas no mercado contábil é possível

Na gestão anterior tudo era visto de forma diferente, era inadmissível para nós que um colaborador passasse tempo no celular “perdendo” produtividade em redes sociais, chegamos até mesmo a bloquear IPs de máquinas para evitar isso.

E com o tempo, com muita conversa e análise, fomos percebendo que era possível dar liberdade ao nosso time e fomos mudando.

E por mais incrível que possa parecer, a nossa produtividade hoje é muito superior à que tínhamos no outro esquema de gestão.

Além disso o nosso profissional hoje tem uma qualidade de vida muito superior à que ele tinha antes dentro da nossa empresa.

Nós disponibilizamos alimentação aos nossos funcionários “constante” na empresa, fazemos periodicamente compras e abastecemos a nossa cozinha para que eles se sintam em casa.

O colaborador coloca a sugestão de compra, nós compramos e eles têm à mão o que quiserem comer durante o dia de trabalho.

Esses são apenas alguns pontos que foram modificados na nossa gestão.

E uma coisa muito legal que conseguimos enxergar hoje é que criamos para a Tactus um processo de atração, as pessoas querem trabalhar na Tactus.

E a visão da Fernanda é que essas pessoas, tanto as que já vieram de outras empresas quanto as que estão no seu primeiro emprego, é que eles se dedicam muito, pois eles gostam de trabalhar aqui.

E os que vieram de outras empresas comparam bastante como era na empresa anterior com os amigos e dão muito valor a tratativa que damos ao nosso time.

A dedicação e força de vontade do nosso time é muito grande, e há cinco anos atrás vivíamos isso de maneira inversa.

Nós não conseguíamos reter pessoas e hoje as pessoas que saíram naquela época nos enviam currículo para voltar a base da empresa.

Benefícios 

E olhando para tudo isso podemos chegar a alguns aprendizados.

Primeiro que é possível fazer a transformação da gestão de uma empresa contábil.

Nós não tiramos tudo da nossa cabeça, fomos fora buscar cases de sucesso para implantarmos ao nosso modo na Tactus, mergulhando num mundo de startups que era completamente diferente do que existia no mercado contábil.

Implantamos na nossa empresa coisas simples que trouxeram resultados fantásticos.

E da mesma forma que pegamos ideias fora do nosso mercado hoje o mercado contábil pega nossas ideias e aplica no negócio deles, assim como o Tactus Day que era um evento anual e agora se tornou semestral está sendo implantado em outras empresas.

E quem não está se alinhando com essa nova forma de gestão acaba ficando um passo atrás.

As empresas que não mudam estão perdendo os seus profissionais para a Tactus e para tantas outras empresas existentes no mercado hoje que dão esses diferenciais para o time.

Poder trabalhar em um lugar onde você pode ser você mesmo faz toda a diferença!

Nosso time é cheio de comprometimento e dedicação, mas acima de tudo se sentem em casa.

Portanto, é possível sim transformar a gestão da sua empresa, pesquise, e aprenda com empresas que já fizeram essa transformação e tem alcançado sucesso.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by