Economia de recorrência aplicada no negócio Contábil

Como se aplica na Contabilidade a Economia de Recorrência

Como o entendimento da economia de recorrência pode mudar a visão que você tem do seu negócio contábil e como ganhar com isso?

Ao olhar para o seu negócio contábil como um negócio de recorrência fica muito mais claro ao empreendedor o quanto custa um cliente e quanto este cliente representa no seu negócio como um todo.

Ao adotar ferramentas para um negócio de recorrência o empresário contábil começa a olhar métricas como o custo de aquisição de clientes.

O custo de aquisição de clientes, o CAC, representa todo o investimento que foi aplicado para fazer as ações de marketing e custos de vendas.

A partir do seu custo de aquisição de clientes é possível entender o quanto custou o seu cliente.

Para chegar a esses dados são analisados:

  • Quais foram os clientes conquistados;
  • Qual o Ticket médio desses clientes.

Isso pode ser controlado de maneira muito simples, assim como fazemos na Tactus.

Na Tactus nós temos um dashboard (que em sua tradução literal significa “painel de controles”), fornece visões completas e instantâneas dos índices e métricas de uma empresa e criamos o nosso através de uma planilha.

Dentro desta planilha online alimentamos as informações mensalmente.

Para alimentar a planilha apuramos todo o valor que foi investido no marketing e quais os clientes que foram convertidos, por exemplo.

E através de fórmulas pré-definidas obtemos:

  • O custo médio de aquisição por cliente;
  • O quanto isso representou em valor de honorários com base no honorário médio do cliente aplicado ao negócio contábil;
  • O tempo que o nosso cliente ficou dentro da nossa base, calculando o LTV (lifetime value ou “valor do tempo de vida do cliente”) deste cliente na nossa empresa.

Dentro das nossas análises obtemos informações de quando perdemos um cliente. A saída de um cliente dentro da economia de recorrência é chamada de churning.

Analisamos quando o cliente deixou a nossa base e se tiver, por exemplo, um LTV médio de 18 meses ou 24 meses isso fará uma grande diferença.

Isso porque para definir o quanto está disposto a pagar por um cliente, o custo de aquisição, com uma métrica que demonstra quanto tempo seu cliente fica na base, essa decisão será mais clara e mais fácil, ao definir as suas estratégias de marketing.

Analise as perspectivas que enveolverão os resultados do seu negócio de maneira operacional
O seu negócio deve ser analisado do ponto de vista operacional

Caso tiver um custo de aquisição de três honorários fará muito sentido para você o investimento.

Olhando quanto tempo o cliente fica em média na sua organização tomará melhores decisões em relação ao seu negócio.

Mas, a economia de recorrência vai além desses fatores.

Resultados Operacionais

Com ela é possível pensar em aspectos que envolverão os resultados do seu negócio sob o ponto de vista operacional.

Ela envolve a operação no seu dia a dia onde você já começa a utilizar ferramentas e automações para olhar por exemplo:

  • Dentro do seu time é possível analisar quantos clientes cada colaborador consegue atender em média;
  • O custo da sua folha total X e o valor de recorrência gerado por mês;
  • É possível separar todo o custo operacional do não operacional, e quanto representa cada um.

Olhando todo esse panorama, cruzando com as informações relativas a sua carteira de clientes, analisando o quanto a sua carteira aumenta periodicamente chegará às métricas.

A tomada de decisão será mais eficaz com o cruzamento das informações
Cruzando as informações o tipo de ação a ser tomada será mais fácil

As métricas são de extrema importância para o seu negócio ter sucesso.

As empresas contábeis que estão performando hoje em aquisição de clientes, sobretudo as empresas que estão trabalhando com estratégias digitais e online, olham de perto sua operação e sabem claramente como funciona esse processo dentro de uma economia de recorrência.

Mas para realmente ter melhores resultados é preciso utilizar algumas ferramentas não operacionais que trarão ganhos não somente em relação a produtividade, mas também em relação aos resultados que pode envolver a cobrança do seu cliente e controle de inadimplência.

Quer saber quais as ferramentas e como pode aplicar dentro da área financeira da sua empresa?

No próximo conteúdo falarei sobre como ter melhores ganhos no seu financeiro utilizando ferramentas aplicadas ao mercado de recorrência.

Não fique de fora e acesse agora mesmo o nosso conteúdo exclusivo que vai te ajudar muito neste sentido.

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