A importância do Roi no marketing contábil digital

Como ter Roi no Marketing Contábil Digital

Um assunto que gera dúvida recorrente na mente dos empreendedores é qual o ROI (Retorno Sobre o Investimento) ideal para trabalhar de maneira lucrativa no marketing digital.

Esse assunto também gera dúvidas em você?

Na Tactus investimos muito em marketing contábil digital e por ter longa experiência neste tipo de operação temos muito clara a questão do retorno de investimento.

Investir no marketing digital 

Quem não investe em marketing digital ou está começando a investir, muitas vezes tem uma visão um pouco equivocada desse assunto.

Hoje, quando tomamos a decisão de partir para uma estratégia de internet, deve ser claro ao empreendedor o quanto ele vai pagar por este retorno de investimento.

O que isso quer dizer?

O empreendedor deve entender que para captar clientes ele terá que investir e quando investir deve ter capacidade de avaliar quanto de retorno na recorrência vai obter com o investimento em marketing

Todo negócio exige investimento em marketing
Para captação de clientes é necessário investimento.

E o que hoje é um ROI aceitável sob o ponto de vista do marketing digital?

Calculando o retorno de investimento

Imaginando que seja investido numa campanha o valor de R$900,00 para atrair um número X de leads, vamos considerar que você atraia 10  leads qualificados com esse valor e no mínimo abra um cliente com o ticket de médio de R$300,00.

Esse cliente com o ticket médio de R$300,00 tem um perfil mais descomplicado, operando pelo regime do Simples Nacional, faturando até 30 mil reais e emitindo poucas notas fiscais mensalmente.

Esse é um tipo de cliente muito simples e sem muita demanda e nesse preço você vai entregar somente a conformidade legal.

Ao fazer um investimento de R$900,00 para captar um cliente de R$ 300,00 você tem um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) de três por um (3×1).

E o que pode diferenciar também no seu cálculo de CAC  é o quanto você cobra para fazer a abertura dessa empresa. O preço da abertura nas cidades do Brasil é muito variável ficando entre R$ 300,00 a R$ 900,00 reais.

E isso influencia muito no ROI, pois se o empreendedor conseguir investir R$900,00 abrir um cliente e receber a receita de abertura de honorários de R$900,00 o seu CAC é zero o empreendedor na abertura já paga o seu investimento.

E em cidades onde o custo de abertura não ultrapassa os R$300,00 o CAC sobe e a abertura pagará somente os custos operacionais.

Se o empreendedor investe R$ 900,00 e abre um cliente de R$300,00, cobrando uma parcela de honorário adicional, no final do período, receberá 13 parcelas, o que somará o valor de R$ 3900,00, esse é considerado um bom retorno.

Sendo que o LTV (Lifetime Value) desse tipo de cliente gira em torno de 2 anos e meio, então em 30 meses estamos falando do recebimento de aproximadamente R$ 9.900,00 de honorários sem contar nenhuma correção, o que é um cenário excelente.

É importante lembrar, quando falamos de marketing digital, que nem todos os leads interessam para a sua base. Os R$900,00 reais investidos vão gerar cerca de 10 leads qualificados.

Ao fazer um anúncio o empreendedor receberá todo o tipo de lead: vendedores, estudantes, pesquisadores e o lead qualificado é o que sobra quando se excluiu essas outras categorias e mantém somente aquele que tem interesse em abrir uma empresa ou mesmo em trocar de contador.

Existe uma “peneira” que deve ser feita para qualificar os leads realizada pelo departamento comercial no nosso caso na Tactus.

Abertura Simples

E para quem não tem esse departamento pode optar pela terceirização dos serviços, que é o que faz a Abertura Simples: a empresa conecta novos empreendedores a contadores em todo o país.

No caso da Abertura Simples quem faz essa triagem é uma área de qualificação que envia os leads qualificados para o contador. São enviados somente os leads que interessam para o perfil de contador determinado.

O que se espera é que depois do filtro o contador converta 10% dos leads recebidos, mas esse é um número bastante variável.

Para garantir que a conversão aconteça a Abertura Simples fornece um treinamento comercial inicial, para que os contadores entendam a abordagem comercial para o público de internet que é completamente diferente da feita por indicação, para que ele melhore a conversão dele.

Para converter o cliente é necessário um treinamento
Um treinamento adequado garante a conversão do cliente

A taxa ideal de conversão é de 20%.

Mas mesmo abrindo um único cliente ao longo de 30 meses o empreendedor tem cerca de 800% de retorno sobre o seu investimento.

E isso funciona através de um funil.

Processo de conversão e os resultados

No topo desse funil acabam entrando muitos tipos de lead, que são chamados de “leads sujos”. São pessoas que serão impactadas pelo conteúdo mas não vão converter, pois, não faz sentido para eles, assim como estudantes e vendedores.

A segunda etapa é a qualificação que é quando o lead “levanta a mão” e pede uma proposta, ele tem interesse real no seu produto.

O processo de negociação deve ser ágil e rápido para fechamento do pedido
Mantenha um processo de negociação dinâmico e efetue a venda

O terceiro passo é o processo de negociação, pois, mesmo sendo qualificado, como os 10 leads citados acima, a conversão acaba sendo pequena, o que é natural de um processo de fechamento.

E o fim desse funil é no momento em que esse lead vira cliente.

Um processo de ROI envolve basicamente isso: atração, qualificação, negociação e venda.

O que o empreendedor deve saber é o quanto custa trazer os leads no topo do funil e quanto ele vai investir para isso e quanto terá de resultado.

O marketing digital traz muitos resultados em todas as áreas principalmente no campo contábil.

Não perca mais tempo! Procure orientação e comece a investir de forma certa nesse processo e tracione a sua empresa cada dia mais.

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