Saiba o que considerar antes de escolher qual a melhor fonte de financiamento e alcance novos resultados no seu negócio contábil.

CONTABILIDADE DIGITAL: COMO FINANCIAR O CRESCIMENTO

Como uma empresa contábil digital pode encontrar fontes de financiamento para o seu negócio crescer?

Neste conteúdo vamos contar como fizemos isso na Tactus Contabilidade Digital, de forma bem prática, para que tenha insights e consiga vislumbrar fonte de financiamento para crescimento da sua empresa.

Como nós fizemos para a Tactus crescer?

Voltando um pouco no tempo, em 2015 começamos um processo de transformação de uma empresa contábil tradicional para uma empresa contábil digital.

Em 2015 havia um time de 10 pessoas e em 2021 já somos mais de 80 pessoas.

Levando o tamanho do crescimento em consideração, não é preciso dizer que para crescer utilizamos uma grande quantia de dinheiro, ou seja, tivemos que desembolsar muito recurso financeiro.

Temos uma estrutura física gigante e isso demanda investimento, além do aspecto de aquisição de clientes, estratégia de marketing que você faz e vendas que também demanda investimento.

Então, se quer escalar a sua empresa contábil, precisa entender que em algum momento vai precisar investir muito para que isso aconteça.

Voltando um pouco no tempo, em 2015 começamos um processo de transformação de uma empresa contábil tradicional para uma empresa contábil digital.

Em 2015 havia um time de 10 pessoas e em 2021 já somos mais de 80 pessoas.

Levando o tamanho do crescimento em consideração, não é preciso dizer que para crescer utilizamos uma grande quantia de dinheiro, ou seja, tivemos que desembolsar muito recurso financeiro.

Temos uma estrutura física gigante e isso demanda investimento, além do aspecto de aquisição de clientes, estratégia de marketing que você faz e vendas que também demanda investimento.

Então, se quer escalar a sua empresa contábil, precisa entender que em algum momento vai precisar investir muito para que isso aconteça.

Fontes de investimentos

Mas, pode ser que você tenha o mesmo problema que eu tinha há tempos atrás.

Eu não tinha um investidor para colocar dinheiro na empresa e não tinha um sócio que comprasse parte do negócio para investir o dinheiro na empresa, então eu tive que fazer algumas fontes de investimentos.

Capital próprio (Bootstrapping)

A primeira fonte de investimento que eu tive foi própria.

Em 2015 quando nós pivotamos entendemos que para que ele escalasse era preciso recurso financeiro.

A minha opção foi tirar o mínimo de dinheiro do meu negócio contábil, essa seria a melhor forma de financiar meu próprio negócio.

imagem que represente economia financeira
Não fazer retiradas é uma forma de conseguir financiar o seu negócio

Essa foi uma ação que eu fiz entre 2015 até 2019, foram 5 anos sem fazer retirada na Tactus Contabilidade Digital.

Em 2020 nós fizemos um novo planejamento e a aquisição da ACCE Contabilidade, com a entrada de um novo sócio decidimos mudar esse aspecto.

Eu fiquei 5 anos sem tirar dinheiro do meu negócio e não me arrependo.

Esse tempo eu considero como um investimento que me possibilitou alcançar os resultados que tenho hoje, permitindo fazer caixa, investir em marketing e evoluir nos aspectos necessários para crescer.

Saímos de uma carteira relativamente pequena de contabilidade digital e temos mais de 2.000 clientes atualmente. Neste ano, temos uma carteira significativa de clientes, além das condições de adquirir essa empresa e fomos aumentando através desse processo de aquisição.

Então a primeira estratégia que eu fiz para fortalecer o meu caixa e conseguir bancar o meu negócio foi justamente não fazer retiradas.

Pense nisso, você não tem obrigação de sangrar a sua empresa.

É preciso coragem e acreditar no próprio negócio, no próprio talento, para não fazer retiradas.

Isso foi uma coisa que eu tive que fazer e foi essencial para ter resultados que temos hoje.

Empréstimo bancário empresarial

Mas apesar de não fazer retiradas, isso não foi suficiente e tivemos que recorrer a uma segunda fonte de financiamento, que foi financiamento bancário.

Para amenizar o custo do dinheiro que foi  implementado na Tactus Contabilidade Digital, decidimos através de um empréstimo bancário nós demos garantia.

Essas garantias foram essenciais, porque ao diminuir o risco do banco eu consigo ter uma taxa muito mais competitiva.

E eu fiz algumas operações pontuais em relação a isso.

Existem outras formas de levantar capital?

Sim, mas você precisa considerar e decidir o que é ideal no seu caso.

No nosso caso aqui na Tactus Contabilidade Digital eu decidi não trazer um investidor, mas por quê?

Porque existe um preço para trazer um investidor para o seu negócio e dar uma parcela a ele.

Se você está lapidando o seu negócio, fazer isso no início não é interessante.

Por exemplo, se fosse hoje fazer uma captação de dois milhões de reais e se eu fizesse esses mesmos R$ 2.000,000 há 3 anos atrás a parcela do sócio seria muito diferente.

Houve um aumento significativo do nosso negócio.

Olhando para o futuro, se daqui há dois anos eu for buscar investimento – que sejam os mesmos dois milhões de reais – vou olhar e ver que a parcela será ainda menor em razão do valuation que provavelmente nós chegaremos.

imagem que represente passagem de tempo
Saber qual é o momento certo de buscar o dinheiro e a forma melhor de financiar o seu negócio contábil é essencial

No nosso caso optei pelo bootstraping (a operação financiada por mim) para evitar repartir minha empresa com uma pessoa de fora.

Você só vai investir o seu dinheiro no seu negócio se tiver um perfil empreendedor de fato e se acreditar no negócio.

Como eu de fato acreditava que nós iríamos escalar o nosso negócio, faz total sentido que fosse feito assim.

Alavanque o seu negócio

Você pode optar por um empréstimo familiar, empréstimo de investidor ou empréstimo bancário.

Se tiver um imóvel pode usar esse imóvel como garantia e captar, existem empresas que conseguem fazer essa captação de recursos.

O mais importante é entender quando faz sentido para buscar uma fonte de investimento,  e entender que o dinheiro é necessário para você alavancar o seu negócio.

Trazer cliente custa, investir em tecnologia custa, investir em estrutura custa e tudo isso depende de investimentos.

Quando você tem uma experiência mínima necessária sobre o seu negócio, sabendo que se colocar mais dinheiro vai alavancar na minha opinião é o momento de crescer através de investimento e ser mais agressivo.

Até mesmo no caso de investidor que você consegue vender qual a projeção do seu negócio para os próximos anos com a utilização daquele investimento que ele eventualmente faria.

Isso faz muito mais sentido do que numa fase muito inicial buscar muita grana e não saber o que fazer com essa grana.

O excesso de dinheiro pode ser muito complicado para o seu negócio contábil, se não souber gastar vai utilizar o dinheiro de forma errada.

Se não entender claramente onde pode ter mais possibilidade de resultados, pode acabar com um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) muito mais alto e perdendo recursos.

Foque sempre na melhor utilização possível dos seus investimentos, e faz parte também da função de um fundador de um de um gestor de uma empresa, conseguir financiar o seu próprio negócio digital.

Quer aprender de forma mais detalhada como você pode ter resultados na sua empresa contábil?

Venha aprender com quem já chegou lá!

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores