Formação em coach e outras áreas de gestão

Contador ou Coach?

Você empreendedor contábil enxerga outras possibilidades profissionais dentro do seu mercado?

Uma dessas possibilidades é a formação em coach ou outras formações na área de gestão.

Você deve estar se perguntando : Como optar por uma carreira de coach sem perder o foco da contabilidade?

Neste conteúdo vou apresentar a vocês um pouquinho da minha visão em relação a isso.

Como um estudioso e influenciador dentro do mercado contábil obviamente eu analiso o tempo todo o que está acontecendo a minha volta.

Ultimamente vejo muitos dos meus colegas buscando formações complementares, e a que vejo com muita frequência é a formação de coach.

O que é um Coach?

Coach é um termo em inglês que se refere a treinador, ele é basicamente um profissional que ajuda e incentiva pessoas a terem mais sucesso em seus respectivos objetivos e carreiras. É uma forma de agregar valor ao desenvolvimento profissional e pessoal.


E quais as possibilidades que podem trazer essa formação de coach?

O que ela vai agregar para a sua empresa contábil?

Será que ter uma formação complementar pode te ajudar?

Na minha opinião a formação complementar pode sim ajudar.

Uma formação que foge das ciências exatas e aborda o lado humano pode ajudar muito na

sua carreira, pois desenvolverá novas habilidades.

Em uma formação de coach, por exemplo, você pode ajudar os seus colaboradores, a sua formação adicional vai contribuir para que gerencie melhor os seus profissionais.

Coach financeiro uma oportunidade

Uma formação adicional em coach permite que crie novas possibilidades de produto para seus clientes.

Dentro dessas novas possibilidades uma área ainda pouco explorada é a coach financeiro.

É possível usar a habilidade relacionada a números que um contador tem, a visão estratégica que a contabilidade permite com uma metodologia de coach.

Essa junção pode fazer com que se torne coach financeiro ou um coach com uma visão voltada ao empreendedorismo.

A formação adicional pode ser útil para muitas coisas.

Mas, ao tomar a decisão de estudar, consequentemente investindo o seu tempo nisso, requer inicialmente que tenha um objetivo definido.

É possível escolher entre objetivar uma carreira paralela e utilizar essa carreira como agregada dentro da sua carreira profissional.

Esse é um objetivo que tem que ser bem claro, você não pode simplesmente fazer um novo curso ou optar por uma nova formação simplesmente por fazer.

Sem objetivos literalmente vai jogar tempo e dinheiro fora.

Outro aspecto que deve ser observado é: conduzir duas carreiras não é tão simples assim.

E eu posso dizer isso baseado na minha experiência pessoal em relação a isso.

Eu Anderson Hernandes, tenho a minha empresa contábil a Tactus e ao mesmo tempo administro a minha carreira como profissional dentro do mercado contábil.

Nessa carreira paralela meu objetivo é ajudar as pessoas através do meu canal no Youtube, cursos e palestras que ministro por todo o país.


Isso tudo demanda muito tempo, muito mesmo.

E como conciliar as duas carreiras?

O trabalho que eu tenho hoje não é algo que eu comecei da noite para o dia, eu não abandonei a minha empresa e simplesmente me dediquei a minha carreira profissional complementar.

O que tenho hoje é resultado de um processo onde aos poucos fui me dedicando mais, preparando a minha empresa e a pessoas para me ajudar.

O que me permite viajar é ter pessoas qualificadas na minha empresa para seguir minhas orientações e diretrizes que temos em relação ao nosso negócio durante a minha ausência.


E mesmo não estando presente fisicamente estou o tempo todo ajustando o que está acontecendo na Tactus, analisando vendo e conversando com o meu time, ou seja, em momento algum abandono a minha empresa para me dedicar somente a minha carreira.

Pois se eu abandonar a minha empresa eu vou perdê-la.

E eu vejo que muitos profissionais contábeis que poderiam crescer a sua empresa estão deixando-a de lado.

Anderson Hernandes concilia as duas carreiras com uma estratégia clara e um time qualificado.

Isso porque, não preparam ninguém para dar suporte, não tem uma estratégia clara para as coisas fluírem, uma análise do que está acontecendo e administram a empresa sem analisar números, sem ter indicativos do que está acontecendo e estão se dedicando exclusivamente a outras carreiras.

Chegará um momento em que esses profissionais terão que tomar uma decisão entre abandonar a carreira adjacente e fazer outra coisa ou abandonar a sua empresa.
Com uma administração displicente da carreira correrá o risco de nenhuma das duas coisas darem certo.

É muito difícil conciliar duas carreiras, e não é fácil pra mim por mais que pareça. Eu trabalho muito para poder conciliar as duas coisas.

Pois quando eu estou trabalhando na minha carreira de influenciador o tempo todo estou em contato com o meu time e quando volto para a empresa tenho uma enormidade de coisas para resolver.

Portanto, não é fácil administrar as duas coisas, porém com uma estratégia clara e com um pensamento claro você efetivamente consegue administrar as duas coisas.

Você quer fazer uma formação complementar? Faça!

A formação complementar é muito positiva e pode colaborar para o sucesso da sua empresa contábil, desde que tenha uma estratégia clara do que quer do mercado.

É importante definir antes de tudo se quer melhorar os resultados da sua empresa ou criar uma carreira complementar.

Caso crie uma carreira complementar tenha uma estratégia separada para as duas coisas e não permita que essa carreira faça que você abandone a sua empresa.
Sem foco e administração você pode perder a sua empresa e ter muitos problemas.

Essa é a minha visão diante da experiência que adquiri em todos os anos da minha carreira e com todos os erros que já cometi nela, que não foram poucos.

Espero que a minha experiência com esses erros possa colaborar com você e com sua carreira de todos os aspectos.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de