Anderson Hernandes

CRM: FERRAMENTA MODERNA PARA CONTADORES

Saiba quais são as vantagens de utilizar a ferramenta de CRM na sua empresa contábil e quais benefícios podem dar resultados para o atendimento dos seus clientes.

Pensar em CRM para contadores é surpreendente até mesmo para os profissionais da área. Com o passar dos anos, essa ferramenta permaneceu associada aos setores de marketing e vendas. Por outro lado, hoje, ela já faz parte do dia a dia de muitos especialistas em contabilidade.

Outro fator para o sucesso do CRM entre os contadores é a facilidade que ele proporciona para a captação de novos clientes.

A ferramenta é vital para promover o melhor relacionamento com o cliente


Isso ocorre porque, ao conhecer melhor o cliente, é mais simples a missão de oferecer a ele serviços sob medida.

Com o CRM é possível ainda organizar informações relevantes sobre os clientes por meio de apenas um sistema, e sem a necessidade de pular de um software para outro.

A importância do CRM para contadores

Para os contadores que desconhecem o que é um CRM e para que serve, é necessário destacar alguns pontos positivos dessa ferramenta. Em resumo, ela concentra todas as relações entre uma empresa e os clientes dela em um único software. Muito utilizada pelos profissionais de marketing, atualmente ela pode ser encontrada na rotina de companhias que atuam em diversos ramos.

Benefícios da ferramenta

Abaixo, em destaque, estão alguns desses benefícios:

Um escritório de contabilidade também tem a chance de utilizar os atributos que o CRM proporciona para criar campanhas de marketing contábil e, nesse sentido, interagir melhor com os clientes.

Vantagens do CRM para contadores

Confira a seguir quais são as principais vantagens ao optar por utilizar essa ferramenta no seu negócio contábil. Continue acompanhando!

Integração com sistemas de contabilidade

Esta pode ser considerada uma das principais vantagens do CRM para contadores. Afinal, por meio dele, é possível realizar a integração com outros sistemas.

O colaborador conta com maior facilidade para execução do seu trabalho

Dessa forma, sem a necessidade de migrar para outros softwares, os contadores e contadoras podem sincronizar dados contábeis e o histórico do cliente por meio de ferramentas.

Dessa forma, é muito mais simples ter um panorama sobre tudo relacionado ao cliente. Sem perder tempo, ganhando produtividade e com total segurança na manutenção das informações dele.

Melhor comunicação com os clientes

A internet possibilitou que empresas e clientes pudessem se comunicar com muito mais eficiência e rapidez. Por outro lado, com tamanho volume de dados gerados por meio dessas interações, se tornou bem mais difícil organizar e gerenciar essa comunicação.

Com a ajuda de um CRM, os contadores podem utilizar apenas um sistema para conversar com os clientes por meio dos principais aplicativos de mensagens. 

Basta que eles realizem a integração com ferramentas como o Facebook Messenger, WhatsApp, Skype, Instagram (Direct), entre outros.

Dessa forma, com todos eles conectados por apenas uma caixa de entrada, é necessário apenas que o cliente envie uma mensagem por meio do aplicativo favorito dele. 

O contador pode respondê-lo imediatamente, não importa a plataforma escolhida

O histórico dessas conversas também é gravado no perfil de cada cliente, e pode ser acessado pela equipe sempre que for útil. O que permite ao profissional de contabilidade oferecer um serviço de melhor qualidade e ainda promover a melhor experiência do cliente por meio de um CRM.

Processamento de faturas e pagamentos

O contador, além de cuidar dos balancetes e números dos clientes, precisa ter o máximo cuidado ao emitir suas notas, cobranças e boletos. Nesse sentido, o CRM é uma ferramenta muito eficiente para o serviço de contabilidade. Por meio dele, é possível fazer integrações com plataformas de cartão de crédito ou de processadoras de pagamento para pequenas empresas, como o Stripe.

Essas integrações, além de oferecerem diferentes formas de pagamentos aos clientes, permite que os contadores tenham mais controle financeiro sobre cada transação. Afinal, caso um cliente esqueça de efetuar algum pagamento, por exemplo, o CRM emite um alerta para ambas as partes sobre o atraso.

Dessa forma, tanto o contador quanto o cliente saberão que aquela fatura está em aberto. Essa notificação, além de ser uma forma branda de cobrança, ajuda o contador a organizar as próprias finanças dele, seja ele um profissional autônomo, seja ele contratado por algum escritório.

Para conferir outros artigos do blog, clique aqui.

Sair da versão mobile