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Ele transformou a sua Empresa

O mercado contábil não para de mudar. Muitas empresas estão entendendo este novo cenário e apostando em mudanças e inovação tecnológica.

Recentemente estive com Rodrigo Martins que transformou a sua empresa contábil.

Vou contar para vocês como foi esse depoimento.

Empresa Tradicional

Ele disse que, assim como para a maioria dos contadores, os processos da empresa dele dependiam muito de papel e eles tinham uma dificuldade muito grande de ter acesso ágil à informação.

Ele percebeu, através dos processos da sua empresa, que a maior dificuldade para o empreendedor que quer fazer o trabalho contábil, hoje, acaba sendo o cliente trazer a ele o que ele precisa.

E não é somente o trazer, mas o modo como os documentos são entregues: geralmente é feito através de papéis e isso dificulta muito o processamento, o trabalho do contador é dificultado.

Não somente o modo, mas o tempo de entrega de dados como os de extratos bancários e notas fiscais impressas.

Modo e tempo inadequados acabam atrasando os processos.

“Hoje entendemos que o retrabalho que é feito na contabilidade não pode mais existir.”

O Rodrigo indica que chegou ao ponto que identificou que aquilo era um problema para ele por várias razões.

Primeiro ele não conseguia entregar o seu trabalho da forma que deveria, com qualidade, e ele tinha o dever de fazer a entrega do serviço da melhor maneira para o cliente.

Quando identificou esta dificuldade ele partiu para a ação e começou a procurar ferramentas e formas que agilizassem o processamento dos dados e a buscar ferramentas que facilitassem isso.

Ele começou a procurar sistemas que faziam o processamento de dados bancários extrato, extraindo as informações necessárias do extrato, o que era algo novo.

Empenhou-se em implantar ferramentas no cliente para que ele pudesse fazer o envio da documentação de forma digital, o que também não era usado.Tudo para eliminar o papel e otimizar o serviço.

Os processos demoravam devido o grande volume de papel para acessar as informações
Dificuldade no processo de informações

E nessa busca ele acabou chegando ao ContaAzul, que é uma forma para organizar o cliente e ao mesmo tempo evitar a necessidade de que ele envie a documentação para o contador.

Ele conseguiu unir o útil ao agradável e implantou um sistema, organizou o cliente e, sem a necessidade de intermediação do cliente, tinha acesso a documentação.

O Começo da Transformação

O Rodrigo disse que a transformação foi um processo necessário.

Tornou-se indispensável porque havia um alto volume de documentos para serem processados e com a dificuldade do cliente de enviar documentação para o escritório essa era a maior dor da empresa e não estavam conseguindo resolvê-la.

Se quisessem processar todos os dados enviados eles não tinham mão de obra suficiente e o serviço ficava caro.

Eles precisavam de uma solução para resolver o problema do cliente enviar os dados e de processar facilmente as informações recebidas.

E ele foi então buscar o que tinha disponível no mercado.

Rodrigo ainda disse que sempre foi ligado à tecnologia, mas a tecnologia, em si, não fazia parte dos processos da sua empresa.

Eles usavam alguns sistemas contábeis normais e o pacote office: era o máximo que eles tinham disponível.

Naquele momento, essas poucas ferramentas já representavam grande avanço, comparada tecnologia utilizada há dez anos, mas era preciso mais.

E a partir desta necessidade no mercado começaram a descobrir ferramentas para agregar ao trabalho que facilitassem os processos.

As primeiras ferramentas que encontrou eram programas que faziam processamento de extratos que era importados do banco para a conta contábil.

E hoje eles já trabalham com o sistema do ContaAzul que agrega ao cliente uma ferramenta de gestão que organiza o nosso cliente, traz uma satisfação porque o contador consegue ajudá-lo na organização e ao mesmo tempo possibilita o contador a coleta de dados sem a intervenção do cliente, o que era o grande problema.

A empresa do Rodrigo adotou tudo o que diz respeito as importações de base, como extrair os dados da notas e extratos.

Tecnologia na Gestão dos Processos

Adotaram também o uso de ferramentas digitais internas como o Google Drive, e acabaram com o problema da perda de dados e de documentos, com o bônus de poder trabalhar documentos de forma simultânea, o que revolucionou o negócio.

Acessar dados, documentos, editá-los simultaneamente qualificou todo o processo sendo uma transformação profunda em relação ao que se fez no passado.

Implantou-se também ferramentas de gerenciamento de processos.

Este tipo de ferramenta organiza e tira a necessidade de um controle inteiro através de planilhas, pois interage com os sistemas contábeis e permite que na simples execução da tarefa seja feita uma leitura e a baixa da tarefa, o que antes dependia de trabalho manual.

Ferramentas digitais foram essenciais para agilidade nos processos
Agilidade nos processos através de ferramentas digitais

Ao fazer, por exemplo, a transmissão de uma obrigação acessória como a DCTF o programa gerenciador, depois de habilitado o certificado digital, vai até a base de dados do E-cac e faz a baixa automática.

Pensando no Futuro

Rodrigo disse que tem acompanhado o que a sua empresa tem feito e como agem as empresas dos seus colegas.

A tendência de escritórios contábeis que não acompanham a evolução tecnológica, segundo Rodrigo, é de que parem e encerrem suas atividades.

Primeiramente porque o empreendedor não vai conseguir entregar o trabalho que o seu cliente precisa e com a rapidez necessária. Isso porque essas empresas estão presas no formato tradicional e não terão agilidade ao fazer a contabilidade.

E também porque a empresa não consegue acompanhar a questão de custos. O preço que o mercado que trabalha com modelo digital pratica é muito menor do que o tradicional, isso porque o custo acaba sendo muito reduzido.

O contador digital gasta menos e tem mais lucratividade e atende ao seu cliente com muito mais agilidade e satisfação.

O empreendedor que parou no tempo não tem isso a favor dele.

Quando o cliente começar a comparar os formatos de trabalho verá essa diferença e a tendência é que as empresas tradicionais, a cada dia mais, percam clientes para as digitais.

Quando este empreendedor se der conta do problema já pode ser tarde demais, o mercado inteiro terá avançado e ele ficará para trás.

Encontrando o caminho

Como eles são uma contabilidade com tempo de mercado, quando pensavam em capacitação profissional associavam a cursinhos de SESCON e CRC.

Num dado momento eles perceberam que isso não atendia mais as necessidades. Era necessário outro tipo de formação.

O Rodrigo começou a fazer buscas para entender como se aprimorar, pois, sabia que precisava mudar, mas não sabia em que ou como.

Durante muito tempo não encontrou disponível, na internet por exemplo, conteúdos para o contador melhorar a gestão da sua contabilidade, a imagem e o marketing dele.

E um uma das suas pesquisas acabou encontrando Anderson Hernandes, que segundo Rodrigo, foi um despertar.

“Ele nos fez abrir os olhos para coisas que a gente nunca imaginou”.

O Anderson abriu a “caixa preta” da contabilidade e mostrou de forma prática como ele faz o marketing, a gestão do negócio, como economizar, coisas que sempre foram um grande segredo, pois os contadores têm uns aos outros como concorrentes.

“O Anderson Hernandes parou de tratar o contador como concorrente e começou a oferecer aos contadores a experiência que pra ele funcionou”.

Depois disso ele começou a assistir os conteúdos em vídeo disponíveis no canal e adquiriu também cursos para ele e sua equipe.

A empresa tinha um problema muito grande com inadimplência e depois de fazer o curso, com os insights que existem nele, mudou o seu negócio.

Quando ele descobriu que havia também um conteúdo exclusivo de marketing contábil ficou ainda mais animado, uma vez que, esse tipo de curso não existia até então.

O contador sempre pensou, e grande parte ainda pensa assim, que marketing se faz apenas através de indicação.

A indicação existe e funciona, mas a maioria dos contadores desconhece um lastro muito grande de oportunidades para potencializar a captação de clientes da sua empresa que é o marketing digital.

O Rodrigo conseguiu encontrar o caminho para ter mais sucesso através dos cursos do Anderson que começaram online, até que ele participou de uma imersão presencial e ainda fez a mentoria que mudou a forma com que ele fazia e vendia contabilidade.

“Hoje eu me valorizo muito mais, hoje eu sei como valorizar o meu trabalho para que o cliente olhe e veja o valor que eu quero passar.”

O crescimento do escritório foi exponencial, a mudança foi drástica o que o Rodrigo classifica como antes e depois de ter acesso aos cursos do Anderson Hernandes.

O Rodrigo conseguiu impulsionar a sua empresa e fazer uma mudança significativa, e você também quer elevar a sua empresa a um outro nível?

Ou vai ficar parado esperando que a sua empresa não atenda mais o mercado?

Procure hoje mesmo um dos nossos cursos e acompanhe a evolução.

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