Existem motivos que limitam o desenvolvimento de estratégias em escritórios de contabilidade, e que estão ligados diretamente as condutas dos empreendedores.
Por esse motivo precisamos ter uma conversa séria sobre o que você não pode fazer.
Lidando todos os dias com empreendedores contábeis aprendi que três erros comprometem os resultados estratégicos.
Acompanhe que vou te contar agora sobre eles…
Não seja cópia dos outros
O primeiro motivo é quando o empreendedor se “dedica” a cópias.
Fazer uma coisa inspirado em algo é completamente diferente de copiar algo.
Eu posso me inspirar, por exemplo, no que o Rui Cadete faz em Natal no negócio que ele construiu e na estrutura que estabeleceu, aplicando a base das ideias no meu negócio, mas com a identidade principal da minha empresa, não dele.
Eu não posso querer copiar o que ele faz, não vai dar certo, ele tem o contexto dele, a estratégia dele.
Assim como eu posso olhar um site contábil e encontrar coisas legais, usando essas ideias para fazer adaptações ao meu site.
Mas eu não posso copiar as palavras contidas no site, não posso copiar frases inteiras, já vi isso acontecendo muitas vezes.
Algumas pessoas não conseguem formular estratégias e copiam pessoas que obtém sucesso, acreditando que com isso terão os mesmos resultados.
Nichos de mercado
Acontece também com pessoas que querem entrar em nichos de mercado específicos.
Um exemplo seria atender as startups por exemplo, por enxergarem o retorno rápido que alguns empreendedores têm, acreditando que copiando os passos também chegarão ao mesmo lugar com a mesma velocidade.
Assim desconsiderando que a pessoa que obteve sucesso tem uma especialização para aquele nicho.
Que grande engano…
As pessoas simplesmente acham que podem cortar caminho que envolvem anos de estudo e dedicação, e não podem.
Você deve entender que se inspirar é diferente de copiar, copiando demonstra que não tem estratégia, é apenas uma empresa cópia de outras empresas que tem sucesso no mercado.
Ao decidir copiar algo ele deve ser adaptado ao seu negócio, enquadrado aos seus moldes e ter a sua cara.
Você pode usar o exemplo de outra pessoa, e ele pode vir de fora do mercado contábil, uma ideia pode ser transformada e adaptada de acordo com o que o seu negócio precisa, sendo assim não estará fazendo uma cópia integral.
Falta de objetivo estratégico
O segundo ponto é a falta de um objetivo.
Quando o empreendedor não tem um objetivo claro ao realizar as coisas não consegue chegar ao sucesso.
Muitos empreendedores contábeis, por exemplo, começaram a gravar vídeos, e estão fazendo isso por fazer, sem um objetivo.
Isso não agrega nada…
Gravando vídeos
Por exemplo, toda gravação de vídeo deve ter uma estratégia pré-estabelecida.
Eles devem entender antes mesmo de pensar em ligar uma câmera onde querem chegar e quem querem atingir com o vídeo.
Não há como atingir um bom resultado indo para a frente de uma câmera sem pensar antes no que fazer, gravar sem estratégia nenhuma é perda de tempo.
Existem diferentes maneiras de utilizar vídeos.
Dentro do meu programa de imersão de marketing contábil mostro com clareza quais as estratégias que temos em relação a utilização de vídeos, eu explico com exemplos práticos a direção de cada vídeo que gravei.
Mostrando o que precisa e quais estratégias usar para atingir as pessoas com o seu conteúdo.
Seja consistente
O terceiro ponto, é a inconstância.
Mudar com frequência aquilo que faz não é o caminho certo.
Se o empreendedor está indo por um caminho e de repente muda, duas ou mais vezes, não cria consistência e muito menos passa credibilidade para o mercado.
Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
Com isso as mudanças vão levando o empreendedor a situações adversas.
Passam o tempo criando segmentações no escritório, modificando a forma de atender os seus clientes.
Adotam ferramentas e abandonando logo em seguida e por aí vai.
Ou seja, não são consistentes…
Essa é uma conduta típica de quem não tem estratégia.
O empreendedor precisa rever a estratégia, com o tempo rever o que objetivou para o ano, traçar estratégias e revê-las ao longo do caminho.
Agora mudar e mudar e não chegar a lugar algum não é uma boa estratégia
Se quiser aprender realmente a como ter estratégia acompanhe o conteúdo que disponibilizo.
Venha também passar dois dias comigo na imersão de marketing contábil que está transformando empreendedores contábeis.
Eu garanto que vou te ajudar abrir os olhos para a imensidão de oportunidades para quem leva a sério a estratégia no mercado contábil!