Comece a transformar sua empresa de contabilidade hoje e entenda o conceito de contabilidade digital vai além do uso de apenas uma ferramenta.

FERRAMENTAS PARA CONTABILIDADE DIGITAL

Muita gente quer transformar a empresa contábil em uma contabilidade digital e tem uma visão equivocada de qual é o elemento que transforma a contabilidade em digital, de fato.

Neste conteúdo vamos falar um pouco sobre isso.

Afinal, você sabe qual o equívoco que existe, dentro do mercado, quando falamos sobre contabilidade digital?

O equívoco principal é de que uma contabilidade digital ela não é feita simplesmente com a adoção de uma única ferramenta.

É importante entender que uma contabilidade digital é um conceito de negócios, ou seja, um modelo de negócio contábil.

imagem que represente adoção de diversas ferramentas para contabilidade digital
Esse modelo de negócio contábil não é feito apenas com a adoção de uma ferramenta

Sim, as ferramentas são essenciais para transformar a sua empresa numa contabilidade digital. Mas, ferramentas  sozinhas não transformam uma empresa do modelo tradicional para o digital.

Único elemento não transforma a sua contabilidade digital

Você consegue entender a diferença?

Ferramenta é essencial, mas a ferramenta por si só não transforma a sua contabilidade digital.

Primeiro porque uma única ferramenta não resolve o seu problema.

Para que tenha uma ideia, na Tactus Contabilidade Digital, desde o marketing até a operação, dentro da nossa jornada do cliente são várias etapas diferentes, utilizamos mais de 50 ferramentas.

E não estou falando que você precisa adotar todas as 50 ferramentas, a sua empresa contábil terá a quantidade de ferramentas necessária para sua pegada e sua estratégia, que é diferente do caso da Tactus Contabilidade Digital.

imagem que represente equipe Tactus Contabilidade
No nível que a Tactus está o nosso leque de ferramentas é muito amplo para que possamos ter alta produtividade

Para ter uma noção do nível de produtividade que chegamos a atingir, no atendimento dentro do fiscal, uma funcionária do nosso time atende a 500 empresas e isso só é possível com todas as automações e ferramentas que utilizamos.

Mas, sozinhas as ferramentas não resolvem e não dão essa produtividade e é aí entram os outros elementos.

Os pilares essenciais da contabilidade digital

Os outros elementos que eu ensino dentro da minha metodologia de contabilidade digital são:  pessoas, processos, ferramentas e sistemas.

Para ter um negócio contábil digital você precisa entender como funciona e para ter esse entendimento, vai muito além de estudar uma única ferramenta.

É importante que entenda que, ainda que as ferramentas sejam fundamentais, elas precisam ser conjugadas com outras ferramentas, processos internos alinhados e gestão de pessoas, para que tenha resultados.

Clientes contábeis: pense como eles

Assim consegue alinhar o seu negócio internamente e vai para outra etapa que é pensar como o seu cliente.

Nisso eu vejo que as empresas contábeis falham porque muitas vezes elas se ajustam internamente, mas se esquecem que para as coisas funcionarem é preciso ter na outra ponta, o cliente certo.

Como escolher as ferramentas certas?

O primeiro passo é entender o que faz sentido para você e ainda sim, o que faz sentido para mim pode não fazer sentido para você, porque estamos de repente em etapas diferentes do nosso crescimento, e isso é uma coisa que tem que ser levada em consideração.

Da mesma forma que empresas que estão além do avanço da Tactus Contabilidade Digital, que utilizam outros tipos de ferramentas, que nós não temos.

Para entender o que faz sentido, é preciso ter clareza do que o mercado está oferecendo, ter a capacidade de entender quais são os entregáveis de cada ferramenta.

Precisa ter a capacidade de entender qual a sua necessidade operacional, para ter o casamento de uma ferramenta que atenda a necessidade operacional e por aí vai.

O meu sistema contábil não é o melhor para contabilidade digital, ele é melhor neste momento para minha contabilidade, entende a diferença?

Com a experiência que nós temos na Tactus Contabilidade Digital, testamos muitas coisas que não deram certo,  sabemos características de entregas de cada uma das principais ferramentas do mercado para ter um alinhamento.

Algumas ferramentas, ainda que tenham o objetivo de ajudar essa questão do avanço na contabilidade digital, estão atrasadas em relação a outras ferramentas sob o ponto de vista de entregáveis.

Qual o fator que tem que levar em consideração?

As features que estão sendo entregues e o que você precisa.

Assim tem que avaliar o custo-benefício, dependendo do custo de implantação de uma ferramenta pode valer mais a pena não aplicá-la.

Pode valer mais a pena utilizar a mão de obra para executar aquilo, ou usar outra ferramenta mas simplificada.

Você pode fazer por exemplo através de um gestor de tarefas ou através de uma planilha do excel.

Quando vai fazer sentido para um e para outro?

Se você tem uma carteira com 10 clientes, na minha opinião, não faz sentido ter um gestor e neste caso você pode ter um controle mais simples que atenda suas necessidades.

Como controlar quando tem centenas de clientes?

Controlar uma carteira maior através do trello ou de excel já fica muito mais complexo, e uma ferramenta trará um ganho de produtividade muito maior.

Isso tudo você precisa entender.

Pela nossa experiência, as ferramentas foram fazendo parte do nosso negócio à medida que avançamos. Atualmente temos uma realidade bastante diferente do que era considerado há cerca de cinco anos atrás, que talvez seja a sua realidade hoje.

Não coloque todas as expectativas de um negócio contábil digital em cima de uma ferramenta ou de um único sistema.

Uma ferramenta na verdade é um processo auxiliar de um negócio contábil que faz parte de um tripé de um negócio contábil que nós temos.

Unindo ferramentas e sistemas, com pessoas alinhadas para realmente ter um negócio digital e com processos alinhados, com certeza estamos chegando ao certo dentro da contabilidade digital.

imagem que represente aperto de mãos
Só assim faremos realmente aquilo que tem que ser feito para esse processo de transformação

É importante entender que a contabilidade digital vai muito além das ferramentas!

A busca pelo seu conhecimento não para por aqui, confira outros conteúdos do blog.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores