Conheça a Fiscontech e saiba porque faz tanto sentido o uso dessa tecnologia na operação da Tactus Contabilidade Digital.

FISCONTECH AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

Buscamos sempre trazer através dos nossos conteúdos empresas profissionais e empreendedores que possam agregar para o público um conhecimento muito prático de negócio. Além disso, uma visão no mercado contábil que isso pode ser um grande diferencial.

Dentro dessa linha de empresa de tecnologia, temos a Fiscontech, é uma empresa que está muito conectada com o mercado Contábil.

Através do nosso blog compartilhamos com o nosso público aquilo que conhecemos e o que realmente faz sentido para nós.

Como surgiu a Fiscontech

A Start-up de software nasceu da necessidade de uma dor real, eles foram empresários da contabilidade há alguns e na época ele não aceitava – vindo da área de tecnologia – o formato que a equipe dele trabalhava.

imagem que represente modelo de contabilidade antigo
Há alguns anos atrás tudo era muito manual, burocrático e repetitivo

Na época, o Alex Geovane (CEO da Fiscontech) procurou soluções que sanasse essas dores, como ele não encontrou essa solução em um software específico acabou solucionando essa dor desenvolvendo internamente,

Mas já com a visão de mercado, pensando em colocar essa solução no mercado de modo geral.

Ele não parou mais com a tecnologia na concepção de um negócio.

Tudo gira em torno da raiz de um problema a ser resolvido: o fundador que tem a ideia central geralmente não consegue construir isso sozinho. Achar uma pessoa boa de tecnologia é um dos elementos para desenvolver uma solução para o mercado e nesta etapa sempre conta com a experiência do Diego da Fonseca (CTO na Fiscontech) .

“Ter uma ideia não é suficiente, essa ideia de produto tem que ser muito bem alinhada com o cenário de acordo com a necessidade do cliente, aliado ao uso da tecnologia”

Alex Geovane

Hoje um dos profissionais que mais está em falta no mercado é o desenvolvedor, isso abriu a possibilidade de empresas prospectarem talentos em outra cidade.

Foco da empresa está no digital

A empresa, por exemplo, está em Rondônia e dizem que o fato de estarem lá não prejudica em ganharem capilaridade.

A quebra das barreiras geográficas já havia acontecido antes e com a pandemia todo esse processo foi acelerado muito mais!

inserir participação da Fiscontech no Marketing Contábil Summit 2021
Participação da Fiscontech no Marketing Contábil Summit 2021

O forte da empresa para ganhar capilaridade está no digital 85%, eles também estão investindo em eventos, como o Summit que participaram em 2020.

Solução para o mercado contábil

O foco e a missão da Fiscontech é ajudar escritórios contábeis a serem mais produtivos e eficientes com o uso da tecnologia, para isso, automatizam tarefas e processos fiscais tributários.

Hoje em dia tempo é dinheiro, e eles resolvem esse problema. Uma das coisas que ainda nos deparamos muito é com gente falando que o uso de uma única ferramenta transforma uma empresa contábil em digital, e isso não existe!

A ferramenta é um meio extremamente fundamental mas não é o fim, ou seja, não resolve por si só o problema.

Destaque da concorrência

A tecnologia vem para apoiar o processo e conectar. Se estiver muito bem plantada e alinhada fará você crescer.

Nas soluções que eles oferecem para o mercado contábil, qual tem mais demanda?

Ele disse que acha que a plataforma se diferencia pelo “conjunto da obra”, ou seja, 

o conjunto que eles oferecem é um diferencial de mercado.

Transformação digital com ferramentas

 A Tactus Contabilidade Digital foi para o modelo de contabilidade digital em 2015 pelo fato de observar empresas de contabilidade online que estavam começando no mercado e criando um processo de “barateamento de serviço contábil”.

De 2015 para cá, houve uma evolução muito grande no cenário todo e o nível de aceleração foi ainda maior nos últimos anos.

imagem que represente equipe atual da Tactus Contabilidade
Quadro de colaboradores da Tactus Contabilidade atualmente em 2021 em campanha para o Novembro Azul

Acabamos acreditando que a necessidade de um desenvolvedor específico não existe, isto porque é um trabalho muito caro quando se pode contratar tecnologia pronta.

O uso de tecnologia externa traz muito mais velocidade e força do que a tecnologia interna.

É mais simples para crescer pois você se concentra no seu negócio e evita ficar perdendo tempo buscando desenvolver algo.

Assim, empresas como a Tactus Contabilidade Digital conseguem focar no que fazem melhor. Quando você tem recursos limitados, tem que priorizar seus objetivos nesse processo e entender o que faz mais sentido.

Hoje a Tactus é uma empresa contábil altamente competitiva, que não investiu em tecnologia como aquelas empresas de contabilidade investem, ou seja, investido somente no acesso à tecnologia.

Melhorias contínuas de ferramentas

Afinal, como definir o que priorizar para desenvolvimento de um software?

Nesse bate-papo com o  Diego nos fez compreender que eles sempre pensam no impacto que aquilo pode trazer como um todo.

Às vezes o grau de complexidade para desenvolver nem é tão grande, mas entender a dor do contador é o problema.

Para serem cada vez mais assertivos, acreditam e apostam muito na conversa com o cliente para entender o que ele está passando e precisando.

Processo acelerado de acontecimentos

Eles nasceram um pouco antes da pandemia, antes de abrir um processo de aquecimento e a pandemia somente acelerou.

Apesar de no começo da pandemia o cenário ter sido assustador, tudo começou a mudar rápido e no final do mês de abril as coisas voltaram para o ritmo normal.

Evolução digital dentro da contabilidade

Tanto o contador quanto a contabilidade ainda são muito tradicionalistas, há uma década estamos transformando um padrão.

A tecnologia ainda é embrionária e muita gente tem que crescer e aprender a trabalhar nessa dinâmica nova.

Para os novos empresários contábeis abrir uma empresa de tecnologia para uma nova visão de mercados pode demorar um pouco na concepção dele.

Há muitos fatores que entram como barreiras.

Neste caso, a formação é fundamental.

imagem que represente pessoa buscando conhecimento
No processo de evolução o empresário tem que buscar o conhecimento

Não há como não falar da importância das pessoas nesse processo.

Cultura da inovação

Perguntamos para o Alex o que é mais difícil: mudar a cabeça do gestor ou do time? Continue lendo e acompanhe a resposta dele!

“Quando o gestor está convencido é muito mais fácil mudar a cabeça do time. É importante abrir a cabeça para evoluir junto.” – afirma Alex.

Ele afirma que ter uma Startup é acertar e errar, testar e continuar testando em busca de melhorias, mas sempre pensando rápido!

Para a Tactus Contabilidade Digital foi fundamental conviver com as empresas de tecnologia.

Mesmo não tendo conhecimento em tecnologia, tinha conhecimento na área de gestão e nosso CEO Anderson Hernandes foi buscar experiência fora do mercado e hoje é possível buscar dentro dele.

imagem que represente pessoa pensando fora da caixa
É fundamental sair da sua caixa e começar a enxergar outros mundos

Temos uma concepção errada de que às vezes achamos que somente o nosso mundo é o certo.

É preciso ver como as empresas específicas estão se destacando, como chegam em destaque e o que você pode usar do case delas na sua empresa.

O mercado contábil constantemente muda, ainda existem muitas dores para resolver.

Constantemente trocamos de governos e acabamos tendo pequenas mudanças que influenciam, ou seja, muitas coisas mudam no meio do caminho, não há nada estabilizado.

A evolução da contabilidade

Uma das coisas muito presentes no mercado é o conceito de ecossistema.

Para quem está na contabilidade sabe que não distante criamos uma concepção de que o sistema contábil tinha que oferecer tudo.

Na prática, tivemos um monte de sistemas contábeis que perderam o foco na essência e começaram a criar uma série de funcionalidades.

Empresas contábeis que querem um alto nível de negócio começam a descobrir que essas entregas são fracas.

Empresas como a Fiscontech criaram soluções para situações específicas, de modo muito mais abrangente dentro daquele foco de problema.

Antes era notável que essas empresas estavam isoladas, agora vemos que as próprias empresas que criaram as soluções deficitárias começaram a criar essa conexão com as ferramentas.

imagem que represente tempo
A função da start-up Fiscontech é fazer com que os contadores consigam reduzir custos e tempo na operação contábil

Entenda que a contabilidade não vai acabar, o que vai acabar é o contador com o único papel de “emissor de guias”, é preciso agregar novas habilidades para sobreviver nesse mercado, inclusive considerar o papel da contabilidade consultiva, para agregar valor ao serviço prestado.

Se olhar somente para o mercado local vai ficar estagnado. Portanto, a entrega da informação é fundamental e essa relação com cliente tem que ser revista.

A ferramenta da Fiscontech tem um custo acessível, é prática, tem facilidade na implantação e traz uma entrega muito mais rápida.

Invista em tecnologia e melhorias para a sua empresa, com certeza fará toda a diferença.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores